quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Rumo ao Jamor!

Só me apetece dizer: mas que jogo!!!


Antes de mais, parabéns ao fantástico Leixões. Vencer um adversário como este, dá, de facto, mais gosto! Foi, como alguns disseram anteriormente, uma verdadeira final antecipada! Esta equipa mostrou por que razão é a 4ª classificada do campeonato. Lutou durante os 90 minutos no Dragão, demonstrando grande entre-ajuda e cultura táctica, jogando "taco-a-taco" com o FC Porto, que se apresentou com alguns jogadores menos utilizados.
Este foi sem dúvida um dos jogos com uma taxa de tempo útil de jogo mais elevada da época, sendo de enaltecer também o espírito dos jogadores do FC Porto, que nos minutos finais da partida, preferiram procurar insistentemente o 2º golo ao invés de se retraírem, esperando pacientemente que o árbitro finalizasse o jogo.

Uma palavra de apreço para alguns jogadores que se mostraram a um
nível superior relativamente a jogos anteriores, como Stepanov e Benítez, tal como para Nuno (com um par de defesas difíceis) e para
Mariano (para além do golo, foi um dos motores do ataque).

Entretanto, a imprensa continua preocupadíssima com os 4 amarelos de Lisandro, rezando para que o jogador veja mais um cartão e possam fazer uma manchete do tipo: "Melhor marcador da época passada está suspenso". Enfim, nada a que já não estejamos habituados...

Bem rapaziada, e ultrapassada este dificílima etapa rumo à final da Taça de Portugal Millennium, só falta mais um pouco para irmos a Oeiras e trazermos o troféu para as vitrinas do Dragão. E sublinho: O facto de mais nenhum dos clubes ditos "grandes" já não estar presente nesta competição, não a torna mais fácil, muito pelo contrário.

sábado, 24 de janeiro de 2009

Nem tudo é mau na Carlsberg Cup

Nos últimos dias têm surgido diversas críticas à Taça da Liga, sobretudo em relação ao seu modelo competitivo, "incendiada" também com a polémica do goal-average, ficando no ar a ideia de que tudo é mau nesta competição.

Mas o "Azulinvicto" nunca desiste, e vai sempre à procura de aspectos positivos, por muito poucos que eles sejam. Descobrimos algo interessante na Carlsberg Cup: os sorteios!


Vá lá, a partir de agora pensem duas vezes antes de criticar esta competição. De acordo?

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

O melhor de todos os tempos!

Um dos primeiros posts deste blog dizia respeito ao ex-guarda-redes Vítor Baía, e como puderam verificar, eu disse "E não me vou alongar mais em palavras, mas com certeza que voltaremos a falar do mito das balizas, pois os GRANDES merecem ser recordados!"

Pois, e não tardou muito para que voltássemos a falar do futebolista com mais troféus na história do futebol mundial! Isto porque a Federação de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS) elegeu Vítor Baía como o melhor guarda-redes português de todos os tempos, e 18º melhor da história do futebol. PARABÉNS BAÍA!!

A escolha para o melhor guarda-redes português da história era já evidente, e esta eleição veio apenas confirmar aquilo que é QUASE unânime. E digo "QUASE" porque apenas um determinado sul-americano disfarçado de "Sargentão" nunca conseguiu reconhecer Vítor Baía como aquilo que ele é, ou seja, o MELHOR!

De salientar também o facto de a IFFHS ter considerado José Mourinho como o 6º melhor treinador de todos os tempos a nível mundial, muito graças às conquistas da Taça UEFA e Liga dos Campeões ao serviço do FC PORTO!

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

O que conta é a intenção???

Até hoje, eu pensava que os lance irregulares eram assinalados quando determinado jogador praticava efectivamente um infracção. Mas segundo o ponto de vista de um determinado jornalista da RTP, quando se trata de um jogador do FC Porto, basta que este mostre intenção, mesmo não praticando a infracção, para que o árbitro anule a respectiva jogada.

Vejam o vídeo do resumo do jogo FC Porto-Trofense da mais recente jornada da Liga Sagres, e prestem especial atenção ao 30º segundo.



Diz o jornalista: "Rodríguez não chega a tocar com a mão na bola, mas a intenção do uruguaio é clara".

Então o golo foi correctamente invalidado? Fantástico! O nosso jogador não cometeu nenhuma infracção, mas como teve intenção de tocar na bola com a mão, já é motivo para o jornalista concordar com a decisão da equipa de arbitragem. E andava eu a pensar que para ser assinalada falta, o Rodríguez tinha mesmo de tocar a bola com a mão... ando mesmo desactualizado... agora basta ter intenção de tocar! Lindo!

Para além da grande penalidade sobra Lisandro não assinalada, este foi mais um lance em que infelizmente a decisão do árbitro influenciou o resultado.

Ao tentar justificar a anulação do golo com a intenção (mas não infracção) de Rodríguez, o jornalista demonstra uma bela intenção de tentar ocultar um golo TOTALMENTE válido do FC Porto, mas como diz o outro: "De boas intenções, está o inferno cheio".

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Taça da Liga: será a competição ideal?

Na minha opinião, a Taça da Liga é uma competição interessante sob o ponto de vista de proporcionar mais jogos às equipas, evitando tantas paragens ao longo da época. Mas o seu modelo competitivo, embora esteja diferente da época passada, continua a cumprir mal os seus objectivos: ajudar à competitividade do nosso futebol.

Acho completamente ridículo o calendário de jogos, pois as três jornadas foram jogadas em semana e meia, para além dos desequilíbrios nesta fase entre equipas que jogam duas vezes em casa e aquelas que têm de o fazer duas vezes fora. Além disso, em termos de receitas não se revelou produtiva, a avaliar pela assistência de alguns estádios. O Estádio do Dragão foi ainda assim um daqueles que teve mais assistência.

E mais, a última jornada é jogada em dias diferentes?!?! No campeonato, todos os anos, os jogos da última jornada são realizados no mesmo dia e à mesma hora; alguém explica o porquê de não ter acontecido o mesmo na última jornada desta fase da Taça da Liga?

O horário dos jogos também não ajuda nada, mas isso também já é um problema da nossa Liga Sagres, mas mais uma vez, o interesse da televisão esteve "acima de tudo".

Ainda terá de haver muitas alterações no quadro competitivo da Taça da Liga (ou Carlsberg Cup, para quem gosta de modernices...), e para isso será preciso saber o que pensam os treinadores, dirigentes, jogadores, árbitros, comunicação social, e sobretudo o público… Isto tudo, porque a meu ver, a Taça da Liga segundo o modelo actual, não é aquilo que muitos clubes procuram como uma competição-extra para ter mais uns jogos e para que não haja paragens no nosso futebol.

Bem, e depois de o Jesualdo andar a brincar às reservas e aos júniores durante esta fase de grupos, há que pensar que, agora que estamos nas meias-finais, vamos lá fazer algo para ganhar este troféu, apesar de ser apenas a quarta competição para o nosso clube.

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

A lei do "off-side" foi revogada?

Até ao momento ainda não recebemos nenhum comunicado da FIFA anunciando a anulação da regra do fora-de-jogo, mas pelos vistos, a legislação da capital já implementou essa regra.

No passado domingo, o Benfas venceu 1-0 com um golo irregular, pois foi obtido em posição de fora-de-jogo (já para não falar dos outros erros do senhor de preto...)
Ontem, foi a vez do Sbordem, que, para não ficar com inveja do seu rival da 2ª circular, obteve também uma vitória por 1-0, e também com um golo obtido em posição irregular.

E nestes dois casos nem necessitamos da tecnologia para avaliarmos a regularidade das jogadas... Em ambos os jogos as infracções foram evidentes, pois os autores dos golos estavam claramente adiantados em relação ao penúltimo adversário.


Aliás, este adiantamento dos autores dos golos, faz-me lembrar o "adiantamento" que a capital do nosso país obtém relativamente ao resto do território nacional, muitas vezes sem justificação, sem que lhe seja marcado um "off-side"... Mas isso são outras conversas...

terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Afinal um dos 6 milhões é lúcido!

É verdade...este post serve para elogiar um benfiquista, de seu nome, Bruno Carvalho.
Pois é, descobrimos que afinal, entre os 6 milhões (embora não haja nenhuma prova que confirme este número), há pelo menos um que vê "com olhos de ver".
Este benfiquista escreve num blogue, claro está, dedicado ao seu clube, e num dos seus artigos, contrapõe a "cegueira" de maior parte dos adeptos do seu clube com a sua opinião de benfiquista que VÊ A REALIDADE! Aliás o post tem o título "Ensaio sobre a cegueira".

Visto que o artigo a que nos referimos é demasiado extenso para o publicarmos, deixamos aqui o link, para que possam comprovar que tudo o que estamos aqui a dizer é verídico: novobenfica.blogs.sapo.pt/51177.html

Depois de todos termos lido este artigo, que podemos dizer?
1 - O FC PORTO vence por mérito próprio, pois é o melhor;
2 - Quanto tempo mais irá a maior parte dos adeptos do "clube-mais-grande-maior-do-mundo-da-cor-do-pai-natal" continuar a desculpar os maus resultados do seu clube com argumentos totalmente inválidos, tentando denegrir e ocultar o mérito dos rivais?

quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Hulk, o Incrível!

O Incrível Hulk é uma das personagens mais conhecidos das histórias de banda desenhada. Foi o super-herói da segunda série de histórias criada por Jack Kirby e Stan Lee, em 1962, dando continuidade à revolução da banda desenhada iniciada com o Quarteto Fantástico(Fantastic Four). O seu nome verdadeiro é Dr. Robert Bruce Banner. (fonte: wikipedia)
Há uma celébre frase que diz: “Quanto mais bravo, mais forte o Hulk fica”.

Com certeza que já deram conta de que não vim aqui falar do super-herói da banda desenhada, vim pois, fazer referência ao jogador do FC Porto de seu nome, Givanildo Vieira de Souza.
Quando li a notícia de que este jogador viria a ser reforço do FC Porto pensei para mim: quem será este jogador? e valerá a pena pagar 5,5 milhões de euros por metade do passe?



Pois bem, para me inteirar acerca deste jogador, procurei todos vídeos que existiam no Youtube e fiquei espantado ao ver que estava perante um avançado de grande técnica individual, possante fisicamente e com pinta de craque. Contudo o campeonato onde jogava não era tão bom quanto os campeonatos da Europa, pelo que olhei para esta aquisição com algum cepticismo.



Começou por ser um jogador de banco para agora passar a ser um jogador imprescindível na equipa titular. Do seu excelente pé esquerdo, pode sair um pouco de tudo. Sempre que toca a bola, todo o estádio fica silenciado e maravilhado. “Que sairá daqui?” perguntamos nós. Poderá ser um lance de génio e decidir o jogo, ou poderá ser que o incrível perca a bola e os seus companheiros protestem, por mais um acto de puro individualismo na esperança que resolva tudo sozinho. E aqui é que se vê o problema dos grandes jogadores, são eles que assumem o jogo, jogam constantemente no limite e têm acções que envolvem risco.

Já conquistou o coração de todos os adeptos Portistas, mas haverá sempre alguns aspectos a mudar, tais como: incutir em Hulk alguma cultura táctica e o poder de decidir bem. Tirando isto, e mais alguns pormenores facilmente corrigíveis (como o facto de se deixar cair ao mínimo toque, retirando-lhe, por vezes, credibilidade juntos dos árbitros), o nosso Incrível Hulk tem tudo para ser um jogador de top mundial.

Sintetizando, vaticino um grande futuro para Hulk, pois trata-se de um jogador que consegue condensar poder de choque, velocidade, técnica, facilidade e qualidade de remate, facilidade em ganhar a linha de fundo e também tem alguma facilidade em bater livres de meia distância. Tem a possibilidade de conquistar o mundo e a avaliar pela cláusula de rescisão de 40 milhões de euros, não seria arriscado dizer que um grande do futebol europeu seria tentado a cobri-la.



Aqui fica um vídeo do Incrível HULK!

terça-feira, 6 de janeiro de 2009

"Cebola" é fraco? ok...

Pois é caros amigos, a pior contratação da época, aquele que desiludia a cada jogo que fazia, aquele cujo preço foi um absurdo...fez, apenas e só, aquele que será com 99,99% de certeza, o melhor golo da Liga Sagres!

Há umas semanas atrás, 6 milhões riam às gargalhadas: "Ainda bem que o Rodríguez preferiu jogar na Champions League e não na Taça UEFA, que fiasco do Jorge Nuno";
Há umas horas atrás, esses mesmos 6 milhões dizem: "Querem ver que ele vai voltar ao que era? Mau, assim não pode ser...ele não pode subir de forma!! Se o Aimar, o Carlos Martins, o Yebda, o Quim e o Moreira não sobem de forma, o "Cebola" muito menos!! E ainda por cima marcou um golo daqueles!!!"

Ahh Christian, és um malandro, lembraste-te agora de subir de forma, e pensaste: "Bem, apetece-me marcar na Choupana...agora tenho é de decidir de que forma marcar".

Bem, e que forma!!! Este vídeo é para ver, rever, esfregar os olhos e voltar a ver, e clicar em "Refresh" para ver mais uma vez!

segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Novo ano, velho Líder

E como diz o velho ditado: "vira o disco e toca o mesmo". O nosso FC Porto está de novo (habitual) no primeiro lugar da Liga Sagres. Após as férias natalícias e enquanto o "clube-mais-grande-maior-do-mundo-da-cor-do-pai-natal" se vangloriava na propaganda ao clube do regime, a pedir o título (como se um desejo formulado muitas vezes se tornasse realidade) e depois da polémica da última jornada, eis que vem ao de cima a fraca equipa que têm, o péssimo futebol praticado, onde até o dito "maestro" chorou de vergonha.

Na Choupana adivinhava-se um jogo difícil. Jesualdo apresentou o onze que naturalmente já se esperava, colocando Lisandro no centro do ataque, deslocando Hulk para a direita. No entanto esta mudança não funcionou, com o brasileiro a sentir dificuldades para cruzar com o seu pior pé e revelando-se incapaz de flectir para o meio a fim de usar o seu pé esquerdo. O Nacional teve felicidade no seu primeiro golo ao beneficiar de um desvio acidental do Bruno Alves.

Na segunda parte, Jesualdo trocou Pedro Emanuel por Mariano González e fez Hulk voltar ao centro do ataque libertando Lisandro para o lado direito. Com estas alterações, o FC Porto cresceu e depois de variadíssimas oportunidades o empate aconteceu com naturalidade. Depois, Guarín, recém-entrado, tirou um belo cruzamento e Rodríguez concluiu com o melhor golo do campeonato fazendo chorar de alegria e tristeza (aqueles que pensavam que o FC Porto não passava na Choupana). Depois do Nacional ter chegado ao empate, o FC Porto beneficiou de um penalty claro, e Lucho converteu para o 3-2. E antes do apito final, Incrível Hulk estabeleceu o resultado final.

Gostei de tudo ontem, bonitos golos, uma vitória do pequenino Trofense e último classificado sobre o tal "campeão inverno" com um golo obtido por Hélder Barbosa!!, sem dúvida um dos melhores jogadores em campo e que está emprestado pelo FC Porto. Mas, o que mais gostei, foi a chegada ao primeiro lugar do campeonato, lugar a que já estamos habituados há muito muito tempo. E olhando para as capas dos jornais, vê-se uma falta de total originalidade, mas que sabe tão bem ler e reler: