quinta-feira, 26 de março de 2009

Isto sim, seria uma liga à nossa altura!

No Jornal da Noite de ontem da SIC, vi uma reportagem acerca de uma sondagem realizada aos portugueses sobre o que estes pensavam de uma possível junção entre Portugal e Espanha, perfazendo assim uma nação ibérica.

Caso isso acontecesse, O FC Porto iria finalmente poder disputar um campeonato nacional com adversários do seu nível, com adversários que, tal como nós, estão sempre na mais importante prova da UEFA.

Estes seriam os grandes dessa Liga da Ibéria:


Sonhar não custa... mas infelizmente, para já, temos de nos contentar com um campeonato, cuja taça de campeão da época passada, ainda não nos foi entregue.

quarta-feira, 25 de março de 2009

Já ninguém fica indiferente ao INCRÍVEL!

O treinador do Benfica, Quique Flores, em entrevista a uma estação de rádio espanhola, fala assim do nosso Hulk:
"É um jogador que vem de uma liga muito desconhecida e teve pouco seguimento, excepto do FC Porto. Tem um rendimento fabuloso, é um jogador muito agressivo, bem inserido na dinâmica da equipa e um dos mais determinantes da Liga. Tem tudo para ser um jogador modelo: determinação, agressividade, com um bom disparo com pé esquerdo, e é terrível quando joga pela direita e vai para o centro. Hulk é muito agressivo e adaptou-se bem à dinâmica do FC Porto. Joga bem ao lado de Lisandro e Rodríguez".



É impossível alguém ficar indiferente ao INCRÍVEL!

Uma questão de mérito

"O FC Porto é o clube que mais adeptos conquista por mérito, enquanto Sporting e Benfica garantem apoiantes pela área geográfica ou influência familiar, considera Carlos Liz, autor do estudo 'O futebol, as marcas e os adeptos'.

Na conferência Sports Marketing 09, hoje organizada no Porto pelo Instituto Português de Administração de Marketing (IPAM), Liz defendeu que os dragões têm crescido de forma evidente no número de adeptos por causa da mentalidade vencedora instaurada.

'No nosso estudo, as pessoas mais velhas, para cima dos 40 e tal anos, são do Benfica e Sporting, mas quando se desce na idade, particularmente para as crianças, verifica-se um aumento de adeptos do FC Porto. Não há o critério de família ou região, mas da meritocracia. E o FC Porto tem sido mais ganhador, logo, os mais jovens, vão para o que consideram melhor', disse.

O director-geral da Área de Planeamento e Estudos de Mercado (APEME) concluiu que, há anos atrás, os adeptos escolhiam os clubes porque os pais assim o exigiam ou desejavam e afirmou também que a criação de um novo modelo familiar também terá alterado as possibilidades de escolha.

'O FC Porto é escolhido pelo mérito. Por isso, os outros clubes Benfica e Sporting têm de fazer pela vida para continuarem a merecer a atenção dos adeptos. Estamos perante um novo modelo de escolha', explicou."

in "Record"

segunda-feira, 23 de março de 2009

Fala o Doutor Honoris Causa

Durante a homenagem de hoje na Faculdade de Motricidade Humana, em que foi agraciado com o grau de Doutor Honoris Causa, José Mourinho disse:

"O FC Porto foi a melhor equipa que treinei".

Factos são factos, e o facto é que Chelsea e Inter são clubes de milhões, mas Mourinho nunca conquistou o título de campeão europeu nestes clubes. Alcançou esse título no FC Porto! Não era uma equipa de milhões, mas sabia quando vestir o fato-macaco e o fato de mágico!

Cheira a Jamor

Estamos quase quase no Jamor.

Uma boa exibição coroada com um resultado de 2-0 (podiam ter sido mais, caso o árbitro não tivesse anulado um golo limpo a Lisandro, e não tivesse fechado os olhos a um penalty sobre o mesmo jogador). É uma vantagem não totalmente tranquilizadora, mas que nos faz olhar para a 2º mão de forma segura, aliado também ao facto de não termos sofrido nenhum golo neste jogo que foi em casa.

Mariano voltou a ser um dos melhores em campo, continuando a série de boas exibições que tem feito nos últimos jogos. Esperemos que assim continue na próxima jornada do campeonato em Guimarães, pois quase de certeza que será titular, em virtude do injusto castigo de Lisandro. Sapunaru mostrou também que se está a adaptar cada vez melhor, tal como Cissokho, que agarrou de vez a posição de defesa-esquerdo.

No jogo da 2ª mão, podemos voltar a fazer algumas poupanças, e basta apenas jogar com inteligência para controlar esta eliminatória.

Uma palavra de apreço para o plantel do E. Amadora. Inacreditável como podem existir casos destes no futebol profissional. Mais de 6 meses de salários em atraso??? Sr. Hermínio Loureiro, se calhar, deveria dar mais importância a estas questões não?

domingo, 22 de março de 2009

Calabote: 50 anos depois

Fica aqui um documento dos nossos colegas do Pobo do Norte, acerca de uma das páginas mais negras do futebol português. Faz hoje 50 anos: o caso Calabote.

Daqui a pouco temos jogos à meia-noite não?

O FC Porto defronta hoje o E. Amadora para a 1ª mão da meia-final da Taça de Portugal ás 20.45.
Até aqui tudo parece normal, mas a hora do jogo provoca-me grande descontentamento.

É normal vermos jogos da Liga Sagres ao domingo a esta hora, sobretudo quando um dos intervenientes é um dos "3 grandes". Mas espera lá, hoje não há nenhum jogo oficial durante a tarde nem fim de tarde, por isso pergunto: por que motivo o jogo é a uma hora tão tardia?

Se perguntassem à maioria dos adeptos, eles diriam que preferiam que o jogo se realizasse às 16h, mas como sabemos que isso é impossível (sobretudo devido a compromissos televisivos), o jogo poderia perfeitamente ser realizado às 18h ou 19h.

Penso que o FC Porto deveria ter feito um forcing maior para que o jogo não se realizasse em plena noite de domingo, pois de certeza que também os jogadores do E. Amadora preferiam que o jogo fosse realizado algumas horas antes, visto terem uma longa viagem após o final da partida.

PS: Ontem ficou mesmo provado que a Taça da cerveja é mesmo cómica. Penalties inventados, árbitros auxiliares a dizer que não foi penalty, jogadores a "fazer peito" ao árbitro, jogadores a atirar a medalha para o chão... Bem, um verdadeiro arraial lisboeta no Algarve.

sábado, 21 de março de 2009

Hoje há final da Champions da 2ª Circular


O Serviço Independente de Comunicação (para quem não sabe, é a SIC), anunciou durante as últimas semanas que iria transmitir o jogo do ano! Nada mais nada menos do que...a final da Carlsberg Cup! E adivinhem lá os finalistas desta importantíssima competição? Exactamente: Sbordem vs Benfas.

Evidentemente que gostaria de ver o FC Porto ganhar esta competição, pois não gosto de perder nenhum jogo. Mas a Taça da Liga não é algo que me tire o sono. Neste momento estamos mais preocupados com uma eliminatória frente a um clube inglês desconhecido. Dizem que é o Man Utd (nunca ouvi falar).

Ontem à noite, no programa "Maisfutebol" da TVI24, discutia-se qual o significado desta competição. Uns diziam que é a 2ª mão do Troféu do Guadiana, outros afirmam que isto é uma Taça Amizade.
Eu opto pela segunda hipótese. Eu explico:
Vejam lá se isto não é uma autêntica Taça Amizade. A organização da prova promove conferências de imprensa juntando Pedro Barbosa e Rui Costa, João Moutinho e Nuno Gomes, Paulo Bento e Quique Flores. Tão amigos que eles estão! E aposto que LFV e Soares Franco almoçaram juntos às escondidas.

Bem, vendo a capa do "Record" de hoje, eu diria que isto é mais que amizade, diria que é mesmo sedução!

O Sbordem tem vencido as últimas edições das taças em Portugal (venceu as duas últimas edições da Taça de Portugal e da Supertaça), enquanto que o Benfas não vence nenhum troféu oficial desde 2005. A última final disputada entre estas duas colectividades foi a final da Taça de Portugal em 1996, um dos jogos mais tristes da história do futebol português, em que um very-light lançado por um adepto benfiquista vitimou, infelizmente, um adepto do Sporting.

Bem, no fundo, esta Taça da Liga é uma competição à altura dos finalistas! Uma competição menor para clubes derrotados e desesperados.
Para marcar os golos aposto em Miguel Veloso e em Cardozo. Upss..esqueci-me, eles estão zangados com os respectivos treinadores.

sexta-feira, 20 de março de 2009

Venha daí o campeão da Europa!

Calhou-nos em sorte o Manchester United. O todo-poderoso Manchester United. O clube mais rico do planeta. O campeão inglês. O campeão da Europa. O campeão do mundo. O clube onde joga o FIFA World Best Player 2008. E então?

Nesta fase só estão os melhores. Não há acessíveis nem inacessíveis. Por isso, venha daí o campeão da Europa!

Vi o sorteio na RTP1, e para ouvir mais reacções e comentários, sintonizei a TSF.
No programa da TSF, houve também tempo para ouvir as opiniões de vários ouvintes. Os adeptos do FC Porto confessavam que este era provavelmente o adversário menos desejado, mas demonstravam total esperança, tal como eu, na passagem às meias-finais. Adeptos de outros clubes participaram também neste programa, dos quais destaco algumas declarações:

"Espero ver o FC Porto derrotado por um clube de vermelho";
"Espero que o FC Porto seja goleado";
"O FC Porto teve sorte em chegar a esta fase".

Para esses adeptos frustrados e invejosos que tentam denegrir a imagem do nosso clube, só tenho a dizer: "A inveja dói não dói?"

PS
: Parabéns ao Sp. Braga. Apesar da derrota de ontem, demonstraram que foram superiores ao PSG, e mereciam passar à próxima fase da Taça UEFA.

quinta-feira, 19 de março de 2009

FIFA Classic Clubs: qual é o único português presente?

Esta é a lista dos FIFA Classic Clubs:
  • AC Milan
  • Ajax Amsterdam
  • Atlético Madrid
  • Bayern Munich
  • Boca Juniors
  • Borussia Dortmund
  • Corinthians
  • Estudiantes
  • FC PORTO
  • Feynoord
  • Flamengo
  • Grêmio
  • Independiente
  • Inter Milan
  • Juventus
  • Manchester United
  • Nacional Montevideo
  • Olimpia
  • Peñarol Montevideo
  • Racing Club
  • Real Madrid
  • Red Star Belgrade
  • River Plate
  • Santos
  • São Paulo
  • Sport Club Internacional
  • Vélez Sársfield

Podem conferir esta lista em http://www.fifa.com/classicfootball/clubs/club=31015/index.html

Não sei se repararam, mas o FC Porto é o único clube português considerado pela FIFA como um World Classic Club! Mais um exemplo da nossa grandeza!

terça-feira, 17 de março de 2009

Quem fala assim não é gago

Gaspar Ramos, um dos líderes "históricos" do clube da Luz, ouvido pela Antena 1, afirmou:
"O Benfica tem vindo a mostrar irregularidade e intranquilidade profissional. Fez um jogo ou outro mais conseguido nomeadamente com o FC Porto, talvez por estar mais motivado, um pouco ao estilo das equipas pequenas quando jogam contra os grandes."

Afinal não é só Quique Flores que reconhece que o FC Porto é de outra estratosfera!

domingo, 15 de março de 2009

Cada vez mais líder graças à vitória na Batalha "Naval"


Quando vi o FC Porto mais uma vez a ter um grande caudal de jogo e a desperdiçar várias oportunidades (para além de uns certos lances na grande área que o sr. de preto não viu), pensei: vai ser mais do mesmo aqui no Dragão, uma verdadeira batalha "Naval". Até que Mariano (um golo e uma assistência!) me deixou mais sossegado com o primeiro golo; embora aquele falhanço de Lucho logo a seguir... é melhor nem comentar. Mas como "El Comandante" é o génio que é, resolveu brindar-nos com um toque de classe, descansando todos os portistas, garantindo a conquista dos 3 pontos.

O sr. árbitro não viu três grandes penalidades claras a favor do FC Porto. Será que alguém vai fazer manchete disto? Tenho a certeza que não. Num desses lances, o sr. árbitro mostrou injustamente um cartão amarelo a Lisandro por suposta simulação, o que o impedirá de jogar a próxima jornada do campeonato em Guimarães. Será que alguém vai falar disto? Também tenho a certeza que não.

Esta vitória permitiu-nos alargar a vantagem sobre o 2º classificado, que agora é o 5por7ing (ocupou o lugar do Benfas). Temos mais 4 pontos que o clube da dúzia, a oito jornadas do final do campeonato.

Agora rapazes, vamos la ter cabecinha, o TETRA é já ali!

Milagres

Quique Flores, após a derrota frente ao V. Guimarães, disse:
"O FC Porto estava noutra estratosfera, as equipas não estavam ao mesmo nível. E, por isso, para mim é um milagre, depois de muito trabalho, estarmos a dois pontos e, pelo menos, com a hipótese sermos campeões nacionais."

Que o FC Porto está num nível superior, isso já todos nós sabemos, mas é sempre bom ver que um rival nosso consegue reconhecer esse facto.

Espero é que daqui a algumas horas a diferença seja de 5 pontos para o Benfas e de 4 para o clube da dúzia.

sábado, 14 de março de 2009

Na elite do hóquei europeu!


A equipa de hóquei em patins do FC Porto alcançou hoje a passagem à final-eight da Liga dos Campeões da modalidade, após vencer o Igualada de Espanha por 3-1. Depois de a equipa espanhola ter marcado primeiro, o FC Porto materializou a sua superioridade com um golo de André Azevedo e um "bis" de Emanuel Garcia.

Se no futebol somos melhores que os nossos adversários, em relação ao hóquei em patins a discussão é ainda menor, pois todas as épocas são um autêntico passeio para a nossa equipa, dada a nossa evidente superioridade. O FC Porto é hepta-campeão (7 campeonatos consecutivos), e é o grande favorito para a conquista do presente campeonato.

Tal como no futebol, a equipa de hóquei está também entre os 8 melhores da Europa! A final-eight irá ser realizada na cidade italiana de Bassano de 30 de Abril a 3 de Maio.

Jesualdo teve mérito, muito mérito!

Jorge Maia escreveu este artigo de opinião no jornal "O Jogo" intitulado "Questão de mérito":

"Toda a gente sabe que o treinador é o primeiro responsável pelas derrotas. E pelos empates, já agora. E pelas vitórias pírricas, como aquela do ano passado sobre o Schalke 04, que não chegou para evitar o afastamento da Champions na marcação de grandes penalidades. Na verdade, os treinadores são os culpados por tudo o que corre mal e raramente recolhem os créditos pelo que corre bem. Ora, os oitavos-de-final da Liga dos Campeões correram bem ao FC Porto, mesmo tendo corrido mal. Mesmo com a lesão de Fucile no aquecimento do jogo de Madrid, mesmo com o frango monumental de Helton antes do intervalo, mesmo com as inúmeras oportunidades desperdiçadas por Lisandro, Hulk e Rodríguez nos dois jogos, mesmo assim, o FC Porto chegou aos quartos-de-final. E desta vez, o mérito é de Jesualdo Ferreira. Como se pode ler aqui por baixo, foi ele quem desenhou o plano que permitiu anular Forlán e Aguero, que secou Simão e Maxi Rodriguez e que foi capaz de encontrar um caminho entre Leo Franco e os postes da baliza do Atlético de Madrid, deixando o FC Porto entre as oito melhores equipas da Europa com um dos plantéis mais jovens e inexperientes da competição. Claro que haverá sempre quem diga que Jesualdo não é Mourinho, mas é Mourinho que vai ver os quartos num plasma."

Muito se tem falado sobre o futuro do treinador do FC Porto. Muitos apontam para a sua permanência, para que continue este seu projecto; outros criticam o seu conservadorismo em alguns jogos, defendendo que o FC Porto necessita de "ar fresco".

Independentemente da opinião de cada um, um facto evidente foi o mérito do nosso treinador na passagem aos 1/4 final da Liga dos Campeões, pois a forma como montou a equipa em ambos os jogos foi fantástica, conseguindo anular uma excelente equipa (sim, quem dera a muitos clubes ter aqueles jogadores) do At. Madrid.

Muito ainda se vai escrever sobre o futuro de Jesualdo Ferreira, mas que muito do mérito nesta eliminatória foi seu, disso ninguém duvida!

sexta-feira, 13 de março de 2009

C'est pour toi Platini

Esta passagem aos 1/4 final é dedicada a ti Michel.

Passaram aos quartos: FC Porto, Bayern de Munique, Villarreal, Chelsea, Liverpool, Arsenal, Man Utd e Barcelona.
Então onde estão os clubes franceses? E a tua querida Juventus?

Lá fora dão-nos o devido valor!

No final do jogo frente ao FC Porto, Abel Resino, treinador do At. Madrid, disse:

“Queríamos intentar llegar al área rival y lo hicimos, pero también hay que valorar al contrario. El Oporto no es el Barcelona ni el Real Madrid. La velocidad que tiene arriba este equipo no la tiene nadie en el fútbol español. Si hubiéramos atacado tanto, el resultado podía haber sido escandaloso.”

A qualidade do FC Porto levou o treinador adversário a reconhecer a justiça da eliminatória. Já que cá dentro poucos são aqueles que nos dão valor, haja alguém lá fora que "veja com olhos de ver". E nada melhor que ouvir o treinador adversário elogiar o nosso clube perante dois colossos espanhóis.

quinta-feira, 12 de março de 2009

O que eles queriam era um STOP ao Nosso Clube na Champions League

O Futebol Clube do Porto atingiu ontem os 1/4 final da prova mais importante de clubes da UEFA! Mas este órgão de comunicação social que é claramente "independente" e "imparcial" prefere ocultar mais uma vez a supremacia, classe e poder do Nosso Clube.

O que eles desejavam era que o At. Madrid fizesse STOP ao FC Porto nesta Champions League. Mais uma vez, contra tudo e contra todos, provamos que somos os MAIORES e os MELHORES!

PS: Para o jogo de mais logo da Taça UEFA, Força Sp. Braga!

Somos o ORGULHO da nação!


Mas alguém tinha dúvidas de que éramos os melhores? Fomos claramente melhores! Estamos nos quartos por mérito próprio!

O nosso adversário não era aquela equipa fraca como muitos a pintaram, e além disso estava motivado após a vitória sobre o super Barcelona e o empate no terreno do Real Madrid, jogo este em que o Atlético foi muito superior. Por isso, sabíamos que não ia ser fácil. Mas nós mostramos de que raça somos feitos!

O treinador do At. Madrid queixou-se no final do jogo sobre um possível penalti não assinalado sobre Simão. Então e o penalti sobre Lisandro? Então e o golo mal anulado ao mesmo jogador no jogo em Madrid? O At. Madrid pode agradecer, e muito, aos deuses por não ter perdido ambos os jogos, pois o FC Porto voltou a ter muito mais oportunidades de golo (duas bolas ao ferro e mais uma vez uma grande exibição do guarda-redes adversário).

Paulo Assunção tinha dito: "Somos muito melhores que o Porto". Sim, sem dúvida pesetero!
Na conferência de imprensa anterior ao jogo, o optimismo da imprensa espanhola era de tal forma elevado, que foram colocadas questões ao treinador espanhol deveras ridículas, tais como: "Espera uma vitória tranquila?", ou "Visto que no próximo fim-de-semana vai defrontar o Villarreal, vai poupar jogadores frente ao Porto?". Estes nuestros hermanos são mesmo cómicos.

Agora, venha quem vier, não nos impeçam de sonhar! Ainda me recordo de todos os comentários após as derrotas frente ao Arsenal e D.Kiev. Mas é assim que nós respondemos: com VITÓRIAS!

Há dois posts atrás descrevemos as diferenças entres os "grandes" (?) de Lisboa e o FC Porto, por isso não vale a pena alongarmo-nos muito mais sobre isso. O FC Porto é claramente o único que tem estofo europeu (não esquecendo obviamente a boa campanha do Sp. Braga), e ponto final! Mais uma vez, somos os únicos a elevar o nome do nosso país além-fronteiras! País este que insiste em olhar quase exclusivamente para os clubes da capital, habituais derrotados!

Contra tudo e contra todos, mostramos que somos claramente OS MELHORES!

quarta-feira, 11 de março de 2009

Que hoje se repitam estes momentos!





Em 2004, em Old Trafford, foi assim, e a nossa campanha só terminou com a grande conquista em Gelsenkirchen! Hoje no Dragão, é para repetir! FORÇA PORTO!

terça-feira, 10 de março de 2009

Poder central de 5ª categoria...ou melhor, de 12ª

Depois de uns humilhantes 5-0 em casa, o Sporting foi a Munique, na Baviera alemã, mostrar o que o nosso país tem de melhor: a farsa dos dois clubes grandes de Lisboa.

Depois daquele “dia de azar” há 2 semanas atrás, os 7-1 começam por provar que o dia 25 de Fevereiro não foi de azar. Terá sido mesmo azelhice e falta de traquejo para a competição. Depois provam outra coisa: Portugal vive de Lisboa, do seu Glorioso (???) que até já brilhou esta época no Olimpo grego, e do Sbordem, que há falta de “Glorioso” serve para dar destaque à capital e para desviar atenções do Norte (não é só no futebol, é em todas as áreas da sociedade). Pois bem, um desses clubes não foi além da fase de grupos da Taça UEFA, o outro faz história ao passar pela primeira vez a fase de grupos da Champions mas talvez devesse ter ficado por lá. O marcador electrónico da UEFA até ficou avariado...pudera: 12 (!!!) – 1 (grande golo de João Moutinho).

Ora, se virmos nos registos históricos da Champions, não se verifica eliminação tão pesada como esta. Então fizemos história aqui nas Quinas. Tão cedo aposto que não saímos de lá, tudo isto graças a Lisboa e ao seu poder central de 5ª categoria. Como se não bastasse humilhação tão grande, ainda contribuem mais para o fracasso português. Estava Lisandro López tão bem lançado para sonhar com o título de goleador da prova máxima de clubes da UEFA, e lá apareceu o Sbordem para lhe dificultar essa tarefa (malandros estes lagartos!). Miroslav Klose agradece pelos 3 golos que lhes marcou, tornando-se assim, de momento, o rei dos marcadores. Mas podia ser pior, em 12 podiam ter sido mais. Com isto, o Bayern parece uma super equipa que marcou mais golos em 2 jogos a eliminar do que em 6 na fase de grupos.

Começa-se a perceber que a Champions não é, de facto, prova para equipas de putos onde todos os fracassos se devem ao árbitro (já agora, Paulo Bento não falou do árbitro da 1ª mão depois daquele golo irregular do Bayern? Ah pois, na Europa é pouco ético fazer isso… Ou há medo… Ainda ele fala dos profissionais incompetentes) ou para equipas que nada ganham (e esperemos mesmo que nada ganhem), nem no campo nem na secretaria, sendo esta a grande aposta para esta época (então o TAS ainda não comprou o kit de sócio do SLB? Oh Vieira, estás a falhar!).

Depois destes últimos anos, as evidências vêm à tona… mas só para aqueles que vêem bem ao longe e ao perto. E a evidência é o sucesso, ou pelo menos o não insucesso, do nosso Porto, da coragem, dos verdadeiros profissionais competentes e do verdadeiro futebol. Depois de tanta evidência, e espero que o nosso Campiom não deixe a sua eliminatória por mãos alheias, até já tenho um sonho: no dia que o FCP ficar de fora da Champions “em campo”, espero que os seus adversários especializados em jogo de secretaria recorram à mesma… Mas desta vez para fazerem tudo para não irem à competição e desta forma, levar o FC Porto à Champions para, mais uma vez, salvar as honras do convento. Aliás, se bem se lembram, no último verão, Luís Filipe Vieira afirmou no programa "Grande entrevista": "Nós nunca quisemos ocupar o lugar do FC Porto na Liga dos Campeões". Merece um lugar no céu este "rei dos pneus".

segunda-feira, 9 de março de 2009

Um verdadeiro boneco da comunicação


"Os jogadores do Leixões Beto, Hugo Morais e Laranjeiro vão apresentar uma queixa-crime contra o jornalista Rui Santos, com o fundamento de que o jornalista ofendeu "a honra e a dignidade" destes profissionais de futebol.

Beto, Hugo Morais e Laranjeiro consideraram atentatórios "da dignidade pessoal e profissional" os comentários de Rui Santos, no programa "Tempo Extra" da SIC, exibido no domingo, sobre uma alegada viciação de resultados desportivos.

Os três jogadores do Leixões vão ter o patrocínio do Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol (SJPF), que hoje, em comunicado assinado pelo presidente, Joaquim Evangelista, repudia "opiniões difamatórias" da honra e dignidade de Beto, Hugo Morais e Laranjeiro.

"Lamentavelmente, Rui Santos levantou uma suspeita grave sobre os referidos jogadores, enquanto intervenientes em lances menos felizes para a sua equipa no jogo com o FC Porto", sábado, da 21ª jornada da Liga Sagres, que terminou com um resultado favorável aos tricampeões nacionais (4-1).

Joaquim Evangelista sublinha que "uma coisa é a análise crítica em abstracto de um determinado assunto, coisa diferente será a associação de um comportamento incorrecto a uma determinada pessoa".

O dirigente acentua ainda que, "sendo óbvia a legitimidade de o comentador abordar as questões que julgue pertinentes, não menos inquestionável é o dever que lhe incumbe de respeitar a honra dos destinatários das suas observações".

A Agência Lusa tentou obter uma reacção de Rui Santos, mas o contacto telefónico com o jornalista não foi possível."
in OJogo

Espero que a direcção do FC Porto também faça algo contra este senhor... se é que lhe podemos chamar "senhor".

Bola na cara dá mão

Ontem um certo e determinado clube que está na 2ª posição da Liga Sagres venceu um jogo por 2-1. O que ninguém refere é que o 2º golo é totalmente ilegal, pois o livre que deu origem ao golo é falso, visto que a bola embateu na cara de um adversário e não na mão deste. Mas obviamente que a imprensa deixou passar este facto em claro... estranho era se acontecesse o contrário. E é ver este clube todas as semanas a criticar a arbitragem...

domingo, 8 de março de 2009

Fibra de Campeão!

Era a primeira das 10 finais deste campeonato! O jogo era no terreno do 4º classificado!
O Tri-campeão passou o teste com distinção! E aí vão 7 vitórias consecutivas fora de casa! E nem foram necessários Fucile, Rodríguez ou Lisandro. Tomás Costa, Mariano e Farías deram muito bem conta do recado. E Hulk foi mais uma vez...INCRÍVEL!



Oh Hélton, na próxima quarta vais portar-te bem não vais?

sábado, 7 de março de 2009

Questões oftalmológicas

Paulo Bento afirmou que os assistentes têm problemas oftalmológicos, pois um deles não viu a entrada de Lucho sobre Derlei no último Sbordem - FC Porto.

Muito bem Paulo, concordo contigo, de facto os assistentes têm problemas de visão, pois não viram igualmente a agressão do mesmo Derlei ao Cissokho e o penalti não assinalado sobre Rodríguez. Tal como inventaram dois penaltis a favor do Sporting na meia-final da Carlsberg Cup frente ao FC Porto. E não vale a pena falar do jogo da Taça de Portugal pois não?

Oh Paulinho, deixa-te estar com a tua "tranquilidade", e vai mas é ao cafézinho da Atalaia para te informares em primeira mão sobre o teu clube, já que internamente, nunca tens conhecimento de nada.

quinta-feira, 5 de março de 2009

Há que ensinar as criancinhas não é David?

Hoje dois jogadores do Benfas (Moreira e David Luiz) deslocaram-se a uma escola básica, para promover a modalidade, e possivelmente também para tentar vender kit's de sócio aos miúdos.

O ridículo aconteceu quando uma das crianças perguntou a David Luiz qual o seu golo mais marcante. Pois bem, este respondeu que foi o golo marcado ao Sp. Braga, pois foi marcado em posição de fora-de-jogo.

Muito bem David, foste a uma escola básica demonstrar a tua alegria graças a uma ilegalidade. Muito pedagógico sem dúvida!

O lugar do JUSTO CAMPEÃO é na CHAMPIONS LEAGUE!

"Da reunião da Comissão de Clubes que decorreu na última semana na Suíça, saiu uma proposta que deverá ser ratificada no próximo encontro do Comité Executivo do organismo que manda no futebol europeu, e que afasta o FC Porto do perigo em que se encontrava de ser afastado das competições da UEFA em 2009/10.

Perante a redacção dúbia do ponto 1.04 do Regulamento de Competições da Liga dos Campeões, merecedor de duros reparos do Tribunal Arbitral do Desporto (TAS), que não definia o alcance da pena de suspensão que propunha para os clubes que de alguma forma manipulassem e subvertessem a verdade desportiva, a UEFA decidiu alterar os parâmetros, embora mantendo os princípios «contra os batoteiros» enunciados por Michel Platini.

Com base nesta nova formulação, o facto de o FC Porto ter sido condenado por tentativa de corrupção na justiça desportiva portuguesa por factos que ocorreram em 2003/04 (os portistas perderam seis pontos na Liga 2007/08 e o presidente do clube, Pinto da Costa, foi suspenso por dois anos) não será relevante para a admissibilidade dos dragões nas competições europeias em 2009/10."
in A Bola

Os perdedores do costume que metam a cabeça na areia. O lugar do JUSTO CAMPEÃO é na CHAMPIONS LEAGUE!

segunda-feira, 2 de março de 2009

Correio da treta


Encontrei isto no maisfutebol.iol.pt:

"
Benfica, Sporting e F.C. Porto estão em situação de «falência técnica», tendo, em conjunto, perdido mais de 13 milhões de euros. Os resultados financeiros do primeiro semestre da actual temporada não são positivos para nenhum dos três grandes.
A SAD encarnada foi a que apresentou maiores prejuízos, 9,35 milhões de euros. Logo a seguir surge o Sporting, que registou um prejuízo de 2,332 milhões. O F.C. Porto teve perdas de 1,4 milhões."

Olha, afinal o FC Porto é aquele que tem o melhor resultado líquido! Já sei por que não fizeram uma capa sobre os clubes da capital: teriam de fazer uma edição especial para cada um desse clubes não é? Sobretudo para aquele clube cujo resultado líquido é um prejuízo de mais de 9 milhões de euros.

Mas nós portistas sabemos que, só facto de terem o Nosso Presidente na vossa capa, irá com certeza aumentar as vossas vendas. Estamos sempre no vosso pensamento, o nosso sucesso incomoda cada vez mais não é?

domingo, 1 de março de 2009

Pouca chama...e vitória na "Liga dos grandes"

Não foi aquilo que se espera de um clássico. Este 0-0 reflecte aquilo que foi um jogo nem sempre bem jogado, muito disputado sobre o meio-campo. Nenhuma das equipas se conseguiu superiorizar ao adversário, daí que considero o empate o resultado mais justo, para além de que as oportunidades de golo também se distribuíram equitativamente pelas duas equipas.
Durante a semana, todos afirmaram que este jogo era mais importante para o Sbordem do que para o FC Porto, mas foi notório que, com o aproximar do final do jogo, vimos que os "lagartos" tentavam sobretudo garantir a conquista de 1 ponto, aproveitando todas as pausas para perder tempo.

Com este empate, o FC Porto viu a sua vantagem sobre o 2º classificado (Benfica) ser reduzida para 2 pontos, mantendo-se a distância de 4 pontos para o 3º (Sporting).

Este foi o último clássico do campeonato envolvendo os crónicos candidatos ao título. O FC Porto, apesar de não ter ganho nenhum dos clássicos no Dragão, foi o único que não perdeu nenhum jogo. Os resultados foram os seguintes:
  • 2ª jornada: Benfica 1 -1 FC PORTO
  • 4ª jornada: Benfica 2 - 0 Sporting
  • 5ª jornada: Sporting 1 - 2 FC PORTO
  • 17ª jornada: FC PORTO 1 - 1 Benfica
  • 19ª jornada: Sporting 3 - 2 Benfica
  • 20ª jornada: FC PORTO 0 - 0 Sporting
Caso terminemos em igualdade pontual com o Benfica, e como empatámos ambos os jogos, será necessário recorrer à diferença de golos de todo o campeonato para ordenar as duas equipas.
Caso terminemos em igualdade pontual com o Sporting, temos vantagem, pois vencemos um jogo e empatamos outro.
Caso os três clubes terminem em igualdade pontual, temos vantagem, pois conquistámos 6 pontos, enquanto que o Benfica conquistou 5 pontos e o Sporting 4.

A "Liga dos grandes" (Copa BES/A Bola) está ganha, e apesar de este facto poder ser importante para as contas finais, neste momento não é isso que mais me preocupa. Neste momento estou preocupado com a atitude (ou falta dela) em alguns jogos. Somos o FC PORTO, todos os jogos são para GANHAR, o jogo frente ao Sbordem era para GANHAR!! Já estou farto destas exibições no nosso estádio... onde está aquela atitude que eu sempre me habituei a ver (sobretudo nas Antas), em que praticamente não deixávamos o nosso adversário respirar?

PS: Em 6 edições da Copa BES/A Bola, esta é a 5ª que vencemos. Será que vamos receber este troféu antes do troféu de campeão de 2007/2008? Oh Hermínio Loureiro, já está na hora!