quinta-feira, 30 de abril de 2009

O título invisível

"Mais do que os resultados, mas sem os desconsiderar, mais do que os jogadores que ajudou a valorizar, mas sem os esquecer, uma coisa que realmente sobressai na caminhada de Jesualdo em relação à de outros treinadores que também ganharam e formaram jogadores no FC Porto é a quantidade de rótulos que foi descolando: começou com o rótulo de benfiquista, prosseguiu com o de treinador defensivo, depois houve o rótulo de não passar dos oitavos-de-final da Liga dos Campeões. Por cada camada da cebola que se foi descascando, renovou-se a desconfiança. E é também isso - mais do que o tabu em si, que desconfio não passar de folclore - que justifica a curiosidade de rever essa matéria junto dos adeptos. No fundo, é um convite a ler as duas páginas aqui em baixo. À boleia do contrato, chegou-se a uma espécie de acto de contrição. Há quem se penitencie com humor, mas há também, tomando a liberdade de interpretar o que disse Pôncio Monteiro, uma mensagem do género: «Professor, veja lá se não se esquece de descolar um rótulo que falta, o de não ganhar finais». Da Taça..."

Hugo Sousa, in O Jogo

Eles tentam tudo!

Nos últimos dias, tem-se assistido a algumas declarações de determinadas pessoas (nomeadamente de "respeitáveis" cronitas de jornais) acerca do 58º minuto do jogo FC Porto vs V. Setúbal. Nesse minuto, o treinador sadino resolver substituir Bruno Gama e Leandro Lima (ambos emprestados pelo FC Porto).

O FC Porto venceu a partida por 2-0, mas aquando das substituições o resultado era ainda de 0-0. Imediatamente levantaram-se as vozes do costume, dizendo que aquelas substituições tinham sido estratégicas para beneficiar o FC Porto.

Quando o FC Porto não permitia que os jogadores por si emprestados jogassem contra o próprio FC Porto, era criticado.
Se o FC Porto permite que os jogadores por si emprestados joguem, também é criticado.
Afinal, em que ficamos?

Todos (ou quase todos) conseguem compreender que no momento daquelas substituições, o V. Setúbal tinha já perdido a (pouca) acutilância atacante da 1ª parte, sendo por isso necessário tentar não perder o jogo, daí o treinador ter optado por colocar dois jogadores de cariz mais defensiva.

Evidentemente que as corjas voltaram, mais uma vez, com as insinuações do costume. Eles tentam tudo! Mas Nós sabemos que é apenas uma forma de tentar esconder o vosso fracasso.

No último Barcelona vs Chelsea, Hiddink retirou Lampard do campo para colocar um jogador mais defensivo, e todos elogiaram essa opção táctica. Mas quando se trata de jogos contra o FC Porto começam as insinuações do costume. É mais do mesmo....

Aliás, tenho uma pergunta para essas corjas ressabiadas: Zoro (emprestado pelo Benfas ao V. Setúbal) jogou no Dragão... por que motivo não defrontou o Benfas na jornada passada? Ele há cada coisa...

quarta-feira, 29 de abril de 2009

Coisas de alemães...

O Bayern de Munique despediu Jürgen Klinsmann (o treinador que esta época venceu o Sporting por 5-0 e 7-1), e contratou Jupp Heinkes (treinador do Benfica quando este perdeu com o Celta de Vigo por 7-0).

Estes alemães têm cada ideia...

segunda-feira, 27 de abril de 2009

No pugilismo ninguém pára os milhafres

Nem sei o que dizer... é demasiado anedótico! O melhor é clicarem aqui.

Licha! Licha!


O Sbordem tinha ganho na véspera, por isso, era imperial vencer para manter a vantagem de 4 pontos.

Depois de termos jogado sem Lucho, este era o primeiro jogo sem o argentino e sem Hulk simultaneamente.

O V. Setúbal foi mais uma das equipas que colocaram "o autocarro em frente à baliza"... com 5 (!!!) defesas-centrais.

Uma 1ª parte totalmente controlada pelo FC Porto, mas sem criar grandes ocasiões de golo.

Na 2ª parte, mais oportunidades de golo, mas o 0-0 mantinha-se...

E quem apareceu? Lisandro! Finalmente Lisandro! O primeiro "bis" no presente campeonato! Duas pedradas no autocarro sadino! É o aquilo que se pode chamar uma vitória "Lichada". Então aquele pormenor no primeiro golo... lindo!

Faltam 3 vitórias! Está quase...

PS: E já agora, por que razão Jesualdo fez todas as subtituições nos últimos 10 minutos? Eles mereciam jogar mais um bocadinho... O Tarik então, aqueceu mais do que aquilo que jogou...

sábado, 25 de abril de 2009

Joguem à bola, palhaços joguem à bola, joguem à booola, palhaços joguem à bola...

Há uns tempos atrás escrevemos um post intitulado "Deixem jogar Hulk" (podem consultá-lo aqui). Já estávamos a adivinhar o que iria acontecer...

Era o que já se previa meus amigos… Hulk lesionou-se com média gravidade depois de uma entrada duríssima de um jogador do Estrela da Amadora, num jogo da Taça de Portugal. Infelizmente vai parar de 4 a 6 semanas e provavelmente não joga mais esta temporada. E digo "felizmente" porque depois daquela entrada e de tantas e tantas outras em jogos anteriores é caso para se dizer que até podia ter sido bem pior. A falta foi apenas isso, uma falta, que não originou qualquer cartão ao jogador Ney e provocou uma rotura parcial do ligamento. Mais uma vez, assistiu-se à passividade do árbitro, que marcou falta porque tinha mesmo que marcar, e nada mais. Hulk seguia em posição perigosa para o ataque e foi autenticamente varrido.

Convém dizer que o árbitro foi Carlos Xistra… Sim, o mesmo do V. Guimarães - FC Porto onde, como já foi referido neste blogue, foi uma autêntica parada de pancadaria ao mesmo jogador, e também do jogo Sporting - FC Porto para a Taça desliga, onde perdemos 4-1 com a reviravolta ao resultado a ser feita com 2 penalties inexistentes.

É caso para se dizer: incrível… Este senhor não merece mais palavras… Realmente não se percebe (ou ate se percebe) porquê tanta injustiça contra nós e contra Hulk, um jovem jogador (apenas 22 anos, não vamos esquecer) que muito tem dado ao nosso clube, à liga portuguesa e a Portugal pelas prestações do Nosso Porto na Champions e que tão massacrado tem sido. Nem nas competições europeias se assiste a tão tristes cenas de “bota abaixo”. Não podemos, por isso, culpar insistentemente Hulk pela exibição contra o Manchester em casa, pois tem o seu direito de errar e de não estar sempre na forma a que nos habituou.

Os nossos adversários estão felizes pelas duas perdas importantes, Lucho e Hulk, na equipa dos campeões para o que resta desta época. Pena que seja desta forma bruta que queiram competir pelo campeonato e torná-lo assim mais competitivo. Sim, foi assim que muita da imprensa descreveu estas perdas. É triste mas é verdade. Para eles, agora é que o campeonato está espectacular porque Lucho e Hulk estão indisponíveis, eles que até nem dão espectáculo nenhum não é?…

Esperemos que a equipa saiba reagir a mais estas adversidades e que sejamos campeões e vencedores da Taça de Portugal, que a acontecer terão ainda mais sabor. Vamos continuar a apoiar a nossa equipa que é o que realmente nos interessa.

Fica aqui um vídeo sobre a "caça ao homem" no jogo V. Guimarães - FC Porto. De facto, não há palavras...

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Finalmente uma casa própria!

Aproveitando a ocasião do aniversário de Pinto da Costa na presidência do clube, o FC Porto inaugura hoje o seu pavilhão multiusos - Dragão Caixa.

Desde o saudoso Pavilhão Américo de Sá (demolido juntamente com o Estádio das Antas), que o Basquetebol, Andebol e Hóquei em Patins não utilizam um recinto próprio do FC Porto. Foram sendo utilizados pavilhões em Matosinhos, Póvoa de Varzim e Gondomar, respectivamente.

Esta é mais uma das obras do Nosso Presidente, depois do Centro de Estágios Olival-Crestuma, do Estádio do Dragãoe do Vitalis Park, estando já em projecto o novo museu do clube.

Com a construção de um novo pavilhão, poderá ressurgir a equipa de Voleibol do FC Porto, modalidade essa que deu ao FC Porto vários títulos.

Os nossos colegas do "Reflexão Portista" fazem aqui uma maior descrição de todo o processo de construção do Dragão Caixa.

Parabéns Presidente por mais esta excelente obra!

PS: O pavilhão terá apenas capacidade para pouco mais de 2000 espectadores... parece-me pouco...

Parabéns PRESIDENTE!


Jorge Nuno Pinto da Costa celebra hoje o 27º aniversário como Presidente do FUTEBOL CLUBE DO PORTO!

Os 45 títulos que ele conquistou no futebol (não esquecendo as outras modalidades) falam por si!
O Nosso Presidente é amado por uns, e odiado por outros... mas nós sabemos que aqueles que o odeiam, o que queriam era ter um presidente como o Nosso!

Parabéns PRESIDENTE!

Vamos a Oeiras!

O passaporte para a final no Municipal de Oeiras está carimbado. Só não era preciso uma exibição daquelas... andam a brincar connosco? Marcam um golo e depois ficam a "dormir à sombra da bananeira", e quando o jogo se aproxima do final é que se lembram que estão no FC Porto, onde todos os jogos são para ganhar?

Mas o pior do jogo de ontem nem foi a má exibição, foi mesmo a lesão de Hulk, que muito provavelmente não jogará mais esta época. Hulk sofreu uma entrada duríssima de um jogador do E. Amadora, que nem cartão amarelo viu. Aliás, o árbitro foi.... Carlos Xistra! O mesmo que em Guimarães permitiu que Hulk fosse "um saco de pancada".

O destaque vai uma vez mais para Farías, que volta a aproveitar mais uma oportunidade na equipa titular para marcar. Pela negativa, destacaram-se Andrés Madrid e Guarín (volto a reafirmar: o colombiano não tem lugar no plantel do FC Porto). De destacar também o regresso à competição de Fucile, 12 jogos depois.

Dia 31 de Maio lá estaremos no Jamor frente ao Paços de Ferreira, para conquistarmos o 2º título desta época. Alguns dias antes dessa final conquistaremos o TETRA, para dedicar a Lucho e Hulk!

quarta-feira, 22 de abril de 2009

Mas de que se queixa o homem do risco-ao-meio?

Após ter sido expulso em Guimarães, Paulo Bento sofreu uma repreensão por escrito e uma multa de 500 euros.

Quando Co Adriaanse treinava o FC Porto, foi suspenso por 10 dias, por num determinado jogo ter dito ao árbitro: "É falta!" (as imagens televisivas comprovaram-no). Em Guimarães, Paulo Bento dirigiu-se ao árbitro Bruno Paixão fazendo uso de todos os palavrões da língua portuguesa (para além daquilo que disse na flash-interview), e não é suspenso.

Bruno Paixão foi o árbitro do Sporting-FC Porto da Taça de Portugal, e o FC Porto foi claramente o mais prejudicado. Neste jogo em Guimarães, Derlei cometeu duas faltas para expulsão... Mas afinal, de que se queixa Paulo "risco-ao-meio" Bento?

Prostituição intelectual

Vejam aqui o excelente artigo dos nossos colegas do blogue "Portistas de Bancada", intitulado "Prostituição Intelectual".

terça-feira, 21 de abril de 2009

As diferenças do costume

Na jornada do último fim-de-semana, tanto o FC Porto como o Benfica viram não lhes ser assinalada uma grande penalidade clara cometida por um jogador de cada uma das equipas.

No programa "Domingo Desportivo", Cruz dos Santos (um dos "Juízes de Bancada") afirmou o seguinte relativamente a cada um dos penalties:
  • Penalty de Raúl Meireles: "Inacreditável como o árbitro não assinala uma falta tão evidente";
  • Penalty de David Luiz: "Bem, de facto... houve qualquer coisa... foi um acto malandreco do David Luiz".
Segundo Cruz dos Santos, o penalty de Raúl Meireles foi mais que evidente; o de David Luiz foi apenas uma acto malandreco. Fantástico!
E assim vão as análises dos especialistas... nada a que já não estejamos habituados...

segunda-feira, 20 de abril de 2009

Nota positiva no exame!

O FC Porto deslocou-se à Cidade dos Estudantes para mais um exame rumo ao Tetra. Era grande a expectativa para ver como o Professor prepara a Turma no pós-Manchester, mas sobretudo, como prepara a Turma sem o seu aluno principal - "El Comandante" Lucho.

A 1ª parte não foi boa... o FC Porto conseguiu apenas a espaços fazer aquilo que tem vindo a fazer nos últimos jogos no campeonato, não sendo de espantar o 0-0 ao intervalo. E até podia ter sido pior, caso o árbitro tivesse assinalado uma grande penalidade de Raúl Meireles. Portanto, a 1ª parte do FC Porto leva um 9,5 vá lá...

Na 2ª parte o Tri-campeão demonstrou que afinal a matéria estava bem estudada, e brindou os mais de 4 mil adeptos portistas presentes em Coimbra com 3 golos.

No FC Porto os destaques vão para Lisandro (de regresso aos golos no campeonato), para Mariano (sempre com o seu jeito um pouco atabalhoado, mas cumpriu o seu papel, e continua a sua série de golos consecutivos no campeonato), e Fernando (simplesmente fantástico!). Uma palavra para Hulk: parece que está de facto um pouco em queda de forma, mas pelo menos viu-se um Hulk mais esforçado neste jogo, contrastando com aquilo que se viu dele frente ao Manchester.

Ficou provado que Coimbra tem mais encanto... pintada de azul e branco!

sábado, 18 de abril de 2009

Põe-te fino, pah!

Que se passa contigo? A fama subiu-te à cabeça?

Onde estiveste durante a eliminatória contra o Man Utd, sobretudo na 2ª mão? Sempre a tentar fazer bonitos inconsequentes para te mostrares à Europa do futebol... (Na 1ªmão, o pouco que vimos de ti foi um penalty que tu sofreste que o árbitro não quis ver).

Isto é o FC Porto, o colectivo está sempre em 1º lugar! Espero que amanhã em Coimbra voltes a ser aquilo que foste até ao jogos frente ao Manchester.

Recordo-me de há umas semanas atrás o FC Porto ter defrontado a Naval sem Hulk. Muitos temeram que a ausência do Incrível poderia complicar a nossa tarefa nesse jogo, mas aquilo que vimos foi um fantástico jogo colectivo da nossa equipa.

Agora que não podemos contar com Lucho, os jogadores mais influentes da equipa têm de estar no seu melhor! Por isso, põe-te fino Hulk, faz mais uma das tuas arrancadas... rumo ao TETRA!

quinta-feira, 16 de abril de 2009

Somos os 5.ºs melhores da Europa

Estes são os resultados agregados dos 1/4 final da Liga dos Campeões:

Man Utd 3 - 2 FC Porto
Villarreal 1- 4 Arsenal
Barcelona 5- 1 Bayern Munich
Liverpool 5 - 7 Chelsea

O FC Porto foi o único clube a ser eliminado por apenas um golo, o que faz de nós o 5º classificado da UEFA Champions League 2008/2009.

Dos clubes que disputaram os quartos-de-final, o FC Porto é o clube com o menor orçamento, não esquecendo também algumas equipas que se ficaram pelos oitavos-de-final que possuem orçamentos superiores ao nossos (Inter, Roma, Juventus, Real Madrid, At. Madrid, Lyon). Isto só engrandece ainda mais o nosso 5º lugar na presente edição da Champions, à frente de vários dos "tubarões" da Europa.

Para o ano lá estaremos de novo!

Agora sim, o pasquim está contente

Capa do "Record" após o At. Madrid 2- 2 FC Porto:

Capa do "Record" após o FC Porto 0 - 0 At. Madrid, que permitiu ao FC Porto a passagem aos 1/4 final da Champions League:

Capa do "Record" após o Man Utd 2 - 2 FC Porto:

Capa do "Record" após o FC Porto 0 - 1 Man Utd

O único jogo a que este pasquim deu destaque foi o jogo de ontem. É a verdadeira amostra da vergonha deste jornal. Estou ansioso por ver como será a capa no dia da conquista do TETRA! Será algo do género: 'Benfica e Sporting tentam retirar o Tetra ao FC Porto na secretaria'. A propósito, amanhã qual será a capa? Espero que seja a elogiar o Benfica pela vitória no jogo de hoje na Taça UEFA... ups, acho que me falhou qualquer coisa... pois, eles foram humilhados, conseguiram 1 ponto em 5 jogos e sofreram 9 golos.

quarta-feira, 15 de abril de 2009

Orgulho-me de ti!

Tristeza? Muita. Orgulho? Ainda mais!


Um grande golo no início do jogo mudou tudo. Mas por que razão o Cristiano não faz isto na selecção?

O que falhou para não nos qualificarmos para as meias-finais? A "conveniente" ausência de Jesualdo (não é Platini?), o golo sofrido nos minutos iniciais, a lesão de Lucho ainda na 1ª parte, um possível excesso de euforia depois da fantástica exibição em Manchester, um pouco de falta de atitude... mas sobretudo a experiência de todos os jogadores do Man Utd, que souberam controlar o ritmo durante todo o jogo.

Estivemos a um golo de eliminar o campeão inglês, europeu e mundial. Clube esse que tem um orçamento 5 vezes superior ao nosso. O FC Porto não é a equipa portuguesa com mais estofo europeu. O FC Porto é a ÚNICA equipa portuguesa com estofo europeu. Basta ver as humilhações alemãs e gregas que outros "bobos da côrte" sofreram esta época.

Depois das fantásticas exibições em Madrid e em Manchester, só podemos ter orgulho no único clube que leva o bom nome de Portugal além fronteiras, tentando disfarçar as vergonhas provocadas por outros e até pela selecção nacional.

Agora é cumprir calendário para conquistar o Tetra, e demonstrar a nossa total supremacia no futebol português! Para o ano estaremos de novo na Champions, a nossa verdadeira liga!

Continuem o sonho! Nós acreditamos!

Platini mais uma vez no seu melhor

Lisandro marcou um golo limpo frente At. Madrid. O árbitro anulou erradamente esse golo. Jesualdo protestou a decisão com um gesto conhecido por "manguito". A UEFA castigou-o com um jogo de suspensão. Essa decisão foi tomada algumas horas antes do jogo frente ao Man Utd.

Parabéns Platini! Continuas no teu melhor. Em 1984, quando estavas na Juventus, venceste o FC Porto na final da Taça das Taças com a ajuda do árbitro. Desta vez, resolveste aplicar outros métodos.

A passagem à meia-final da Champions será dedicada a ti!

terça-feira, 14 de abril de 2009

Do carvão...

"O encanto do menino era viver nas nuvens, na imagem divina que fizera de si – ou se fizera de si. Lá, no recreio da escola, quando jogava à bola, não havia ninguém mais deslumbrante. Até que apareceu alguém melhor, no campo. O ego do menino tropeçou e caiu no seu desconchavo e ele fez queixinhas, lançou atoardas, imaginou artimanhas – e, vermelho de raiva, contou ao pai das suas maldições, das suas raivas, dos seus truques, dos seus insultos. O pai pediu-lhe que o acompanhasse ao jardim. Precisava de lhe mostrar uma coisa. No estendal, estava uma camisola branca apenas. E a dez, quinze metros, um saco de carvão...

- Tenta daqui acertar na camisola, até que o saco se esvazie, imagina que na camisola lá está tudo o que tu odeias, tudo a que queres mal!

Demorou quase uma hora, de arremessos em vão. Subiram ao quarto, ao longe enxergava-se ainda a camisola, tremulando ao vento...

- A camisola não se sujou. Mas, vai ao espelho e olha como tu ficaste!

Viam-se os olhos do menino a tremelicarem e todo o resto do rosto coberto de fuligem negra. Ouviu o pai dizer, sentencioso:

- O mal que se deseja aos outros, o carvão que lhes atiramos, fica sempre marcado na nossa cara, suja...

Sentiu fugirem-lhe as cinzas para dentro daquele espaço da alma que tudo gela – e estremunhou-se.

Sim, eu sei que depois do que fez, sublime, em Manchester, aconteça o que acontecer, amanhã à noite no Dragão, seja o FC Porto eliminado ou não (e eu que nunca acreditei na ilusão do massacre, acredito que não...) vai haver gente de olhos presos à TV com rostos marcados pelo carvão que andaram, invejosos, a atirar pela vida em subterfúgios, preocupando-se mais com jogos nos tribunais do que com jogos nos relvados. Só não sei se quem os vir assim verá neles a vergonha ou a má consciência - ou apenas traços sinuosos de quem magica mais um álibi ou mais um bode-expiatório para as suas fraquezas, as suas derrotas..."

António Simões, in A Bola

segunda-feira, 13 de abril de 2009

Raúl Meireles - de dispensável a fundamental

Raúl Meireles chegou ao FC Porto no início da temporada 2004/2005 após cumprir uma excelente época no Boavista (onde fora formado).

O FC Porto acabara de se sagrar campeão europeu e de perder alguns dos seus jogadores mais importantes, obrigando o clube à contratação de vários jogadores. Algumas dessas contratações revelaram-se um fracasso, como aliás ficou explícito na classificação final do campeonato (terminámos em 2º lugar, a 3 pontos do 1º, uma posição que, ao contrário de outros "grandes", nos deixa totalmente desiludidos).

Raúl Meireles pareceu ser um desses fracassos, não se conseguindo impôr na equipa, fazendo até alguns jogos na equipa B, pensando-se que o empréstimo poderia ser a melhor opção. Com a venda de Costinha e Maniche ao D. Moscovo em Janeiro, Raúl permaneceu no plantel, e esteve presente em mais jogos, alguns deles como titular.

A época 2005/2006 começou bem para Meireles. Com Co Adriaanse no comando da equipa, o primeiro meio-campo do FC Porto era constituído por Raúl Meireles, Lucho e Hélder Postiga (na posição de 10). Mas numa altura em que se estava a impôr no 11 inicial, eis que Meireles se lesiona. Ibson e Paulo Assunção seriam as alternativas, tendo o treinador holandês optado por Paulo Assunção (Ibson era apontado como o trinco titular, mas o treinador assim não o considerou). Hélder Postiga teve alguns problemas com o treinador, acabando, em Janeiro, por ser emprestado ao St. Etienne, ainda a tempo de participar no Mundial da Alemanha nesse ano. O meio-campo do FC Porto passou então a ser constituído por Paulo Assunção, Lucho e Diego (substituiu Postiga). Mas eis que mais um jogador voltou a ter problemas com Co Adriaanse, desta vez foi Diego (acabou por ser vendido no final da época ao Werder Bremen). Simultaneamente, o treinador holandês resolveu passar de um 4-3-3 para um revolucionário 3-3-4, táctica esta que exigia uma maior segurança defensiva, tendo sido Meireles o escolhido para o lugar vago no meio-campo. Até ao final da temporada, o meio-campo foi brilhantemente constituído por Paulo Assunção, Raúl Meireles e Lucho. Houve até quem dissesse que Raúl Meireles merecia ter estado no Mundial desse ano.

No início de época 2006/2007, surgiram mais pontos de interrogação acerca da titularidade de Meireles. Obviamente que não pela sua qualidade, mas sim por um prodígio de 18 anos chamado Anderson. Lucho e Anderson tinham lugar cativo no meio-campo do FC Porto, restando saber quem iria ocupar a outra posição (Meireles ou Assunção). Jesualdo Ferreira (acabado de chegar), optou por uma rotação destes dois jogadores ou até pela inclusão de ambos, quando jogava em 4-4-2. Mas a grave lesão que Anderson sofreu no jogo frente ao Benfas e que o levou a estar parado durante meia-época, levou a que o FC Porto voltasse a utilizar o meio-campo da 2ª volta da época passada (Assunção, Meireles e Lucho). Nesta fase, Raúl era já claramente um médio-centro, jogando apenas circunstancialmente na posição de trinco.

A época 2007/2008 foi a época da plena afirmação de Raúl Meireles como titular do FC Porto. Com a venda de Anderson ao Man Utd por 33 milhões de euros (valor recorde em Portugal), não restaram dúvidas quanto à constituição do meio-campo. Assunção, Meireles e Lucho formaram um triângulo-maravilha durante toda a época, que ajudou o FC Porto a obter mais de 20 pontos de avanço sobre o 2º classificado. Foi com naturalidade que Raúl marcou presença no Euro 2008, tendo até marcado um golo frente à Turquia.

Na presente época voltaram a surgir as dúvidas relativamente ao meio-campo do campeão. Paulo pesetero Assunção abandonou o clube apenas e só por dinheiro, tendo o FC Porto a complicada missão de encontrar alguém para a posição de trinco. Para o meio-campo o FC Porto tinha como caras novas, Guarín, Fernando, Pelé ou Tomás Costa. Guarín começou por ser a 1ª opção para o lugar de 6, mas logo se viu que não seria a melhor hipótese. Pensava-se que Pelé iria assumir esse cargo, mas foi Fernando o escolhido. E foi numa má fase, em que o FC Porto estava mal posicionado no campeonato e quase afastado da Champions (como as coisas mudam!!!) que surgiu o melhor Meireles! Funcionou como um verdadeiro "bombeiro" às falhas por inexperiência de Fernando, e ao mau momento de forma de Lucho. Neste momento, Fernando está um "senhor-jogador" e "El Comandante" Lucho voltou ao seu melhor, o que faz do meio-campo do FC Porto uma verdadeira máquina. Raúl Meireles tem sido o jogador do FC Porto mais regular em toda a época, e é um dos indiscutíveis do 11 da selecção nacional.

Diz Luís Freitas Lobo: "Raúl Meireles faz parte de uma categoria de jogadores que, silenciosamente, colocam a máquina do onze em movimento. Eles são como a «caixa negra» da equipa onde fica gravada a estratégia treinada durante a semana e os segredos da vitória ou da derrota no jogo".

No última programa "Maisfutebol" da TVI24 discutia-se qual o melhor jogador do campeonato: Hulk ou Raúl Meireles? É difícil escolher.

domingo, 12 de abril de 2009

Mas que grande resposta do nosso Bruno!

Depois daquele erro em Manchester, Bruno Alves redimiu-se, e resolveu "tirar um coelho da cartola", marcando um espantoso golo a 30m da baliza! Mas que grande resposta Bruno!


Ainda antes do início desta partida frente ao E. Amadora, assistimos ao momento hilariante ( e vergonhoso) da época: a entrega das taças de campeão das duas últimas épocas meses e meses depois. Como já tinha dito anteriormente, o boneco do Hermínio podia esperar mais umas semanas e entregava a taça do Tetra também.

Quanto ao jogo em si, não há muito a dizer. O FC Porto aproveitou para rodar os seus jogadores, e realizou um jogo sério, demonstrando que ainda não estava a pensar no jogo frente ao Manchester. Sapunaru começa finalmente a mostrar as credenciais que levaram o FC Porto a contratá-lo, Farías confirmou que é um dos pontas-de-lança mais eficazes do campeonato (mais 2 golos, e já tem mais golos que Lisandro na Liga Sagres), e Guarín demonstrou que é cada vez mais "uma carta fora do baralho" (evoluído tecnicamente, mas a errar sistematicamente em acções de transacção defesa-ataque, não tomando, na maior parte das vezes, a melhor opção).

Depois de o 2º classificado (Sbordem) também ter ganho, era importantíssimo manter os 4 pontos de vantagem, para conquistar o TETRA o mais depressa possível.

PS: Apesar da crise, ontem abriu uma nova fábrica no Estádio da Luz. Trata-se de uma confecção têxteis-lar. Ontem até estavam a oferecer lençóis ao Quique. Na próxima semana é o jogo de cama completo não?

sexta-feira, 10 de abril de 2009

Afinal quantas taças são?

No jogo do próximo sábado o FC Porto não vai receber apenas a taça de campeão da época passada. Vai receber também a taça de campeão de há duas épocas atrás (!!!). É demais o respeito que a Liga tem por nós!

Já que esperamos tanto tempo pelos nossos troféus, propunha à Liga que aguardasse mais umas semanas, e assim podiam fazer a entrega das taças no Jamor (aquando da final da Taça de Portugal): as taças do Bi, do Tri e do Tetra-campeonato, e também a Taça de Portugal. Pensa nisto Hermínio.

E já agora, deveria ser atribuído mais um troféu: para a Liga, a Taça da Vergonha!

quinta-feira, 9 de abril de 2009

Forget Barcelona, Manchester United should fear Porto

"This wasn't supposed to happen, but any and every neutral lover of football is glad it did.

Not so much to deny back-to-back Champions Leagues or quintuples, nor because the Premier League teams must be defied for the good of football or any other such envy-inspired ideological reasoning, but because from the first minute to the last, this was a victory for football.

Porto, very much the only strong team in a comparatively weak Portuguese league, were seen as a 'gimme' for the reigning champions. And yet, they came to Old Trafford brimming with unadulterated panache and a vast amount of elegance - certainly more than almost anyone had expected.

For the entirety of this European campaign, it has been asserted that the Premier League is a stone too strong and a second too fast for the foreigners, but Porto played the champions of England, Europe and the world off the park at times, and it was the Prem's finest who struggled to track the unremitted passing and movement of their Portuguese visitors.

After the embarrassment that was Sporting CP's obliteration at the hands of Bayern Munich in the last round, this Porto performance was a boost that could do proud the whole of Portugal. Even if many - Benfica fans in particular - may lament them qualifying for the competition as they did, after a corruption scandal threatened to see them thrown out altogether.

Sir Alex Ferguson has for several weeks been touting Barcelona as the main threat to his side's supremacy and it's no wonder that today, up against a Porto side very much in the mould of the Catalans, his side looked second best for so long.

Make no mistake about it: the 4-3-3, the free-roaming forwards, the creativity, the flying full-back, even the customary defensive blunder that tarnished the end result. The players may not all be quite in the same weight class, but this was Barca all over.

The front three of Cristian Rodriguez, Lisandro Lopez and the incredible Hulk (had to get that out of the way) were irresistible. Their interchanging was as seamless as it was ceaseless and their combination of speed and power gave United's defence a series of headaches.

There may have been no Rio Ferdinand and no Wes Brown, but John O'Shea and particularly Jonny Evans have been brilliant deputising for large parts of this season, so there can be no excuses on the part of the Red Devils.

Lucho Gonzalez was the Master of Puppets, pulling all the right strings in midfield while Fernando, though understated, was perhaps the best player on the park off the back of immense defensive midfield work.

At the back, their best man in Bruno Alves reached a level of stupidity previously reserved for ex-American presidents when his back-pass gifted United an equaliser against the run of play. That may have put off his alleged suitors, Barcelona and Real Madrid, but Cissokho's boundless energy and promising crosses from left-back will have attracted plenty of attention, particularly from the Premier League.

What best encapsulated Porto's resplendency was the awkward silence that engulfed Old Trafford for large parts of the game. They knew not how to react to such an incredible performance from a visiting team. This was not Jose Mourinho's Porto that emerged victors under a cloud of bad sportsmanship and questionable decisions. Jesualdo Ferreira's men played like champions from start to finish.

The end-to-end electricity in the game - the first leg of a Champions League knockout - was like something from a bygone era. You just don't see it anymore. For sure, the line-ups suggested that this game could have goals, but no one well acquainted with the high stakes and tentative tactics of modern day, upper-echelon knockout football could have realistically expected anything quite like this. But what a breath of fresh air it was.

Porto proved more than a match for the world champions, and this was no Mourinho curse of 2004 rearing its head, it was all down to the 11 men out there, the two subs and their coach. Their real test will now be in taking home the tie on their own patch against a revitalised and no doubt determined United side. They've never lost to English opposition at home and remain undefeated in Europe this season in the Dragons' Den.

So: who's your money on now?"

Sulmaan Ahmad, in Goal.com

A cuspidela do Dragão

"É notável a capacidade que o Dragão tem de cuspir em tudo aquilo que não presta. Naqueles que já não conseguem arranjar mais argumentos, por mais patéticos que sejam, para denegrir a sua imagem, para relativizar e minimizar os seus êxitos. Para tudo isto o FC Porto tem tido resposta pronta. Como? Ganhando. Convencendo... e em campo. Que é sempre a melhor forma de calar os "anónimos" prontos a meter a cabecinha de fora sempre que têm uma pequenina oportunidade...

Como é que isso se consegue? Com uma enorme capacidade trabalho. Com uma excelente organização a nível técnico, mas também a nível organizativo. Com profissionalismo, com competência. Com a permanente consciência de que só competindo no limite das forças, suando, sofrendo, sem perder tempo com lambidelas pacóvias e cada vez mais ridiculamente cansativas, se conseguem atingir os títulos e as devidas compensações por eles conquistados. Sem adormecer acordado, à espera que surja um "Pai Natal" (ou outros seus colaboradores) capaz de produzir o "milagre". Só assim se torna possível, ano após ano, resistir a várias contrariedades, entre elas a obstinada e permanente campanha anti-FC Porto, uma exaustiva e cansativa luta contra os seus alegados poderes macabros e ocultos (como se tudo o que resta para além do FC Porto no futebol português seja um oásis de rectidão, bons costumes, gente impoluta, incapaz de cometer qualquer batotice, ou de recusar que a façam para seu proveito próprio). Pelos vistos continua a ser difícil de entender que é nestas batalhas que o FC Porto se sente melhor. É nelas que o clube e a sua cada vez maior massa adepta se inspira e se alimenta para lutar com cada vez mais afinco, em prol de uma causa que para todos eles é cada vez mais nobre: "A Vitória!". Como símbolo de afirmação de personalidade, de prestígio internacional, de cada vez maior capacidade de aglutinação popular, quer em Portugal, quer em países de expressão portuguesa. Não por imposição ou por qualquer obrigação familiar, mas como forma de marcar terreno... porque são indiscutivelmente mais fortes, mais poderosos e, por isso, ganham mais do que os outros. É disso que o povo gosta: de vencedores! A jornada europeia de Manchester foi gloriosa, (igual a muitas outras que nos últimos 20 anos o FC Porto tem repetidamente conseguido), deixando orgulhosos os verdadeiros amantes do que de melhor o futebol português é neste momento capaz de produzir. O resto... é "chover no molhado"... é mais do mesmo! Esta jornada não merecia, por isso, ser despachada para segundas caixas de informação desportiva, dando lugar, em primeira instância, às crises existenciais de alguns habituais protagonistas, num exercício de minimização e de branqueamento que até pode agradar a meia dúzia de "cromos" mas que envergonha todos aqueles que não deixaram de se sentir orgulhosos pelo que viram, não olhando a mais nada que não tenha sido a enorme qualidade da exibição portista e, em especial, a sua permanente "atitude", a tal expressão tão difícil de mastigar! Também eu me associo a uma cuspidela generalizada contra tanta cegueira! Quer passe ou fique nos quartos-de-final da Liga dos Campeões, parabéns FC Porto! E obrigado pela noite fantástica de Old Trafford... entre outras, claro!"

Paulo Garcia, in SIC online

quarta-feira, 8 de abril de 2009

Old Trafford - O Teatro do nosso sonho!


Contam-se pelos dedos aqueles que jogam na casa do campeão europeu e conseguem ser-lhes superior! Ontem o nosso Clube foi um deles!

Que mais posso dizer?

Que és o meu orgulho!
Que és a minha paixão!
Que é por ti que eu sofro!
"Se jogasses no céu, morreria para te ver jogar!"

Bruno Alves teve um erro enorme, mas não me esqueço dos vários lances perigosos que ele cortou de cabeça. Hélton finalmente brilhou num jogo grande. E que dizer de Cissokho e Fernando? What a players!!! Lucho - um luxo! Foi o homem que mais km percorreu durante a partida. CR10 (Christian Rodríguez) claramente superior ao CR7! Hulk e Lisandro? Luta, luta e mais luta. Incansáveis! E Mariano? Um autêntico suplente de luxo! Mas que grande FC PORTO frente ao campeão europeu e mundial, e clube mais rico do planeta!

O sonho começou hoje em Old Trafford... e só termina com o levantar do caneco no Olímpico de Roma!

Agora é ter cabecinha no jogo do Dragão! As meias-finais são já ali!

EU TE AMO PORTO!

terça-feira, 7 de abril de 2009

Manchester United vs FC Porto - A nossa verdadeira liga!


Em antecipação ao jogo dos quartos-final da UEFA Champions League, Vítor Baía, antigo guarda-redes do FC Porto e sem dúvidas o melhor português de sempre, relembrou a vitória conquistada em 2004 frente ao Manchester United. Recordou ele: "Foi uma alegria contagiante, um momento único. Daqueles que ficará eternizado nas mais douradas páginas da história do FC Porto e nas nossas memórias. É algo que todos os jogadores querem atingir e nós tivemos o privilégio de o conseguir". Acrescentou ainda: "Se não marcássemos no início, marcaríamos no fim. E foi o que aconteceu."

"As pessoas ainda hoje se relembram de Mourinho a correr pela linha para ir festejar com os jogadores. É uma imagem inesquecível. Só nessa altura sentimos que podíamos mesmo ser campeões europeus". É o que todos nós Portistas sonhamos! è ver o Prof. Jesualdo Ferreira a correr pela linha fora a festejar um golo. Acima de tudo esperamos que seja um bom jogo de futebol e que as oportunidade criadas pelo FC Porto sejam concretizadas para que o resultado seja positivo.

Cristiano Ronaldo, mais conhecido por CR7, afirmou em conferência de imprensa de antevisão do jogo: "Temos de ter respeito pelo FC Porto. É líder da Liga portuguesa e tem mais quatro e cinco pontos que Sporting e Benfica. Tem uma boa equipa, com excelentes jogadores e orientada por um bom treinador" . O '7' de Manchester disse conhecer bem a equipa 'azul-e-branca' e garantiu não ser apenas o ataque a zona mais temível dos 'dragões'.
"O Hulk já toda a gente sabe que tem feito um grande campeonato. Temos de ter uma grande cautela com ele, mas também com o Lisandro, um óptimo finalizador, o Lucho no meio-campo, ou as bolas paradas de Bruno Alves ou Raul Meireles", disse. Mas esqueceu-se do nosso 'Cebola', mais conhecido por CR10.
Muito se falou que os ingleses não conhecem nenhum jogador do FC Porto, desvalorizando completamente a nossa equipa, mas amanhã vão ficar a conhecer muitos deles, e principalmente HULK. Ainda vai silenciar os "Teatro dos sonhos" e como "o sonho comanda a vida", todos nós sonhamos.

Muita coragem rapazes e vamos lá reunir todas as forças para colocar em campo tudo aquilo que se tem vindo a assistir nesta temporada e que nos trouxe até esta fase.
Boa Sorte rapazes!

Remember Costinha:

segunda-feira, 6 de abril de 2009

O que irá acontecer ao milhafre?

Ontem Nuno Gomes simulou uma grande penalidade... O que terá Ricardo Costa a dizer sobre isto?

Castigo por simulação? Nunca! O abutre apenas queria comer um pouco de relva, por isso é que se atirou para o chão.

domingo, 5 de abril de 2009

Faz hoje um ano...





Pelos vistos, vamos receber a taça de campeão de 2007/2008 na próxima jornada do campeonato. Mais de um ano depois vamos receber o troféu de campeão, fantástico! É melhor pedir ao Hermínio Loureiro para encomendar já a taça do Tetra... não a quero receber quando já estiver próximo do Penta!

Deixem jogar o Hulk

Ao lerem o título deste post, estarão certamente a lembrar-se de uma campanha lançada há alguns anos atrás: a campanha "Deixem jogar o Mantorras".

As diferenças não são muitas. Em 2001 o Benfica contratou Mantorras, um jogador que, tal como Hulk, utilizava o poder de explosão com uma das principais armas, sofrendo muitas faltas. E o mesmo acontece com Hulk.
A diferença é que ninguém vê ou quer ver. Em cada jogo, Hulk é constantemente abalroado, chegando mesmo ao cúmulo de os árbitros assinalarem infracção do próprio!! A comunicação social... nem uma palavra sobre o assunto...

Há já várias jornadas que Hulk é penalizado pelas entradas dos adversários, sem que os senhores de preto o assinalem, e o auge foi o jogo de ontem em Guimarães (retratámos alguns desse casos no post acerca do jogo desse jogo). Felizmente que Jesualdo resolveu substituí-lo, caso contrário Hulk sairia lesionado da partida.

Evidentemente que não peço à comunicação social que lance o apelo "Deixem jogar o Hulk", porque sei que é proibído fazer isso a um jogador do FC Porto... mesmo sabendo que estamos a falar do melhor jogador do campeonato.

Mais uma vez, contra tudo e contra todos, rumo ao TETRA!

Milhafres encapuçados

Confesso desde já que para mim é um pouco difícil escrever este post, visto que sou natural da cidade de Guimarães (os outros autores deste blogue são naturais de Vizela e da Trofa), mas aquilo que ontem aconteceu no D. Afonso Henriques, não podia deixar-me indiferente.

Desde sempre me habituei a ver uma especial rivalidade entre o FC Porto e o V. Guimarães, mas essa rivalidade sempre se pautou pela cordialidade. Mas o ambiente que se viveu ontem em Guimarães foi de uma hostilidade tal, que até a mim (que adoro a minha cidade) me deixou envergonhado. Desde pedras arremessadas ao autocarro do FC Porto, desde tentativas de agressão a Pinto da Costa, desde agressões a polícias no final do jogo... a até uma mensagem colocada pela claque vitoriana de apoio ao Manchester United... vergonhoso!

Conheço perfeitamente o típico adepto vitoriano, e como tal, sei perfeitamente que são adeptos que dão tudo pelo clube, são um caso único em Portugal, visto tratar-se de um clube que não pertence ao grupo dos "grandes". Mas também vejo que são adeptos que perdem um pouco a noção da realidade quando o seu clube alcança algum sucesso inesperado. São adeptos que "agigantam" o V. Guimarães àquilo que este não é. E foi isso que aconteceu na época passada. Vindo da II Liga, o Vitória alcançou um surpreendente 3º lugar no principal escalão do futebol, lugar esse que lhe permitiu o acesso à 3ª pré-eliminatória da Liga dos Campeões. E foi aí que o clube perdeu a noção da realidade.

O 4º classificado dessa época ( Benfica) tentou retirar o FC Porto da Liga dos Campeões através dos tribunais, e, subitamente, o V. Guimarães resolveu aliar-se aos milhafres. Que pensavam eles? Que esse facto seria indiferente ao FC Porto? Tenho a certeza que, neste momento, 99% dos adeptos do Vitória estão arrependidos dessa aliança ridícula com a corja encarnada... No início desta época Manuel Cajuda afirmou: "Isso são questões relacionadas com a direcção, mas obviamente que eu estava a contar com jogadores como Alan, Luís Aguiar ou Rentería (jogadores do FC Porto cedidos ao Sp. Braga)".

Pois muito bem, o clube da cidade-berço preferiu aliar-se aos abutres, e o resultado está à vista: é uma equipa sem chama, e que vê cada vez mais longe um lugar que lhe possibilite a qualificação para a Taça UEFA da próxima época.

Aprendam com os mestres

sábado, 4 de abril de 2009

Guimarães - Berço da nação... e berço do TETRA!

Mais uma vitória no caminho para Tetra, mais 3 pontos suados e bem caros. Como dizia a claque do FCP: “Mais 3 envelopes rumo ao Tetra”.

Num jogo em que claramente foi superior, o Nosso FC Porto fez um jogo de Campeão e rebaixou aos calcanhares uma equipa que luta pela UEFA. E "luta" será mesmo o termo apropriado, visto que se fartaram de usar e abusar das faltas e entradas violentas aos nossos jogadores, especialmente a Hulk, que sofreu imensas faltas, onde apenas metade delas foram devidamente assinaladas e apenas 2 sancionadas com amarelo.

Desenrolavam-se os minutos iniciais da partida, e logo se percebeu que o sr. Juíz ia arranjar das dele (não esquecer que este foi o árbitro do Sbordem-FC Porto para a taça desliga. Isso, aquele dos 2 penalties…). Logo no minuto inicial uma entrada dura sobre Hulk de um defesa vitoriano que deveria ser sancionada com cartão amarelo e, imagine-se, não foi... qual foi a desculpa? Pois, foi a desculpa que não serve de desculpa: estamos no início do jogo. Os minutos passavam e as faltas… também. Moreno, defesa vitoriano, fez em meia hora 5 (!!!) faltas que foram assinaladas e não sofreu qualquer sanção. Sapunaru foi pisado duas vezes. Milhazes deu uma cotovelada a... exactamente: a Hulk. Custódio não viu o 2º amarelo apenas porque o árbitro não quis (agarrou Tomás Costa quando o FC Porto ia em contra-ataque). Acabou-se o jogo com 2 amarelos para cada lado. Inacreditável!!! Hulk foi demasiado massacrado, não merecia tanta indiferença (azelhice e arrogância mesmo) por parte do árbitro. Esperemos que esteja em boas condições na terça-feira para a Champions (que até já foi um alvo do Bitória… Hoje foi Hulk).

Estes factos, juntamente com o castigo aplicado a Lisandro, levam-nos a pensar se não se está a assistir a mais uma luta por lugares que a outros pertencem por mérito próprio. Enfim, triste… De enaltecer a garra e vontade da equipa do FCP, que vence o jogo com toda a justiça e de forma superior. Como diz o nosso presidente: “E… a caravana passa”.

PS: Ouvi há pouco as declarações do ressabiado Orelhas acerca da absolvição de Pinto da Costa no caso "Envelope". Eu não sei quando são as eleições no Benfica, mas venho aqui pedir publicamente aos seus adeptos que, por favor, votem no Luís Filipe outra vez! O que seria do futebol sem os seus momentos de pura filosofia que tantas gargalhadas nos provocam?

sexta-feira, 3 de abril de 2009

Os stocks das farmácias vão esgotar

Jorge Nuno Pinto da Costa foi absolvido pelo Tribunal de Gaia no caso "Envelope". O que vão dizer? Que Pinto da Costa comprou a juíza?

Passo a passo, vamos demonstrando a vossa mesquinhez.

Nos casos em que estava envolvido, Pinto da Costa foi considerado:
  • Caso "Envelope": INOCENTE
  • Caso "Fruta": INOCENTE
  • Caso "Bexiga": INOCENTE
  • Caso "Nacional - Benfica": INOCENTE
Vamos lá corjas, arranjem imediatamente outro caso. "A Bola", "Record", "Correio da Manhã", etc. necessitam de fazer manchetes contra nós! Para estes e para todos os derrotados e invejosos do Nosso sucesso, aconselho comprimidos contra a azia. O sector farmacêutico agradece.

Fala o Nosso Presidente: "FC Porto na elite europeia"

"Há para aí uns donos da verdade que sempre que falam ou escrevem se auto-intitulam de proféticos, mesmo quando deitam pela boca fora disparates do tamanho da Torre dos Clérigos. Para conservarem o «tacho» ou o protagonismo, ou as duas coisas juntas, esses pseudo «opinion makers» ficaram, uma vez mais encalacrados, prisioneiros das suas próprias e utópicas teorias, mas seguramente ansiosos por saber como irão dar a volta ao texto através, sem dúvida, de palavrosos, sinuosos, e, claro, muito «sabedores» raciocínios, a mais este imbróglio. É que, aquela equipa de jogadores apelidada de «sem classe», «sem futuro», sem mais lá o quê, acaba de emparelhar com os colossos europeus, Manchester United, Chelsea, Liverpool, Arsenal, Bayern, Barcelona e Villarreal". Como todos nós sabemos, calhou-nos o Manchester United, actual detentor do título de campeão europeu. Continuando, "Pelo caminho foram ficando outros emblemas famosos da Europa, como o Real Madrid, a Juventus, o Inter de Milão (...e de Mourinho), a Roma e o Olympique de Lyon. Acresce que todos estes, apurados e vencidos, gerem orçamentos exponencialmente muito superiores ao do FC Porto. É sabido, infelizmente para todos nós, que a mediocridade e a inveja são uma mal português; agora se me permitem, acrescentaria em relação a alguns - «e a burrice também»."

"...Indiferentes às criticas daqueles que chegaram a considerar este plantel do FC Porto como o pior dos últimos 10 anos, é reconfortante saber que com muito trabalho, muito espírito solidário, muita abnegação e uma boa dose de sacrifício, estamos de novo a forjar uma grande equipa de futebol que (re)começa a despertar já a atenção e a cobiça dos maiores emblemas europeus. E se somarmos à exiguidade orçamental o facto de que qualquer que tivesse «perdido» três jogadores do calibre do Bosingwa, do Quaresma ou do Paulo Assunção, e não possuindo as possibilidades financeiras dos nossos adversários para contratar substitutos à altura, futebolisticamente maduros, essa equipa não estaria seguramente no nosso lugar, brilhantemente integrada na elite dos 8 melhores da Europa; em boa verdade, e por ser justo, reconheça-se que nos dois jogos desta fase da «UCL» a sua falta mal se fez sentir, dadas as magníficas exibições do Sapunaru, do Fernando, do Hulk ou do Cristian Rodríguez. E se, como se comprova agora, soubemos deste modo, mais uma vez, ultrapassar os problemas do presente, será sem dúvida, com a contratação de jovens valores do futebol português como o Silvestre Varela e o Miguel Lopes que garantiremos o nosso futuro. Com a juventude e o potencial futebolístico como denominador comum e pano de fundo, outros se juntarão a nós, certamente, para virem também a ser verdadeiros craques dos Dragões e do Futebol Português. E... a caravana a passar!"

in Página do Presidente, Revista "Dragões"

quinta-feira, 2 de abril de 2009

Os pasquins andam todos contentes

Olha, fizemos capa dos pasquins desportivos:


Eles andam tão felizes com esta decisão inédita do futebol português. Mas dá gosto ver a vossa felicidade. Daqui a umas semanas vão inundar o Rio Tejo com tantas lágrimas!

quarta-feira, 1 de abril de 2009

A "verdade" no dia das mentiras

"Lisandro suspenso por simulação no jogo FC Porto-Benfica".

Quando li esta notícia pensei logo que se tratava de uma brincadeira, visto hoje ser dia 1 de Abril, conhecido como o "dia das mentiras". Mas afinal não, parece que é mesmo verdade.

Eu reconheço perfeitamente que no tal lance não houve penalty... mas quantos casos como esse já aconteceram esta época? Quantos jogadores não tentam ludibriar o árbitro? Para esse não há castigo? Por que motivos essa regra foi aplicada apenas neste caso? E já agora, dois meses depois do jogo? Não será um pouco tarde?

E Lucho? Também vai ser castigado por ter sofrido um penalty não assinalado nesse mesmo jogo? Vejam lá, aproveitam e castigam meia equipa... vontade não vos falta não é?

De repente lembrei-me do jogo Sporting -FC Porto da Taça da Liga, em que o Sporting deu a volta ao resultado graças a dois penalties inexistentes... será que vão ser aplicados dois castigos? Obviamente que não. Mas este é apenas um entre muitos casos.

Lisandro López viu um cartão amarelo no FC Porto - Naval, que o impedirá de jogar no V. Guimarães - FC Porto, pois foi o seu 5º amarelo no campeonato. Pois bem, esse cartão amarelo resultou de uma má decisão do árbitro, que considerou que Lisandro simulou um penalty, quando todas as imagens provaram que Lisandro, foi de facto, rasteirado dentro da grande-área. Ou seja, esse cartão foi injusto. Por que motivo a Comissão Disciplinar da Liga não retira esse cartão a Lisandro? Ah pois, já não convém...

Continuem com essa justiça "equilibrada"... só nos dá mais força! A propósito, não querem suspender o massagista ou um dos preparadores físicos, em Maio, no jogo do título? Ou será que aí vão estar bem escondidinhos, dada tamanha frustração? Bem me parecia que sim!

A Intercalar é nossa!

O FC Porto conquistou esta tarde a Liga Intercalar (Zona Norte) graças à vitória sobre o Paços de Ferreira por 4-3 através da marcação de grandes penalidades, após um empate a uma bola no final do tempo regulamentar.

O FC Porto irá disputar a finalíssima da Liga Intercalar com o vencedor da final da Zona Sul disputada entre Mafra e Belenenses.

Parabéns ao jovens do Nosso Clube e à equipa técnica liderada por Rui Barros pela conquista desta competição.