sexta-feira, 31 de julho de 2009

Até sempre Sir

Sir Bobby Robson (1933 - 2009)

quinta-feira, 30 de julho de 2009

Esperemos que não se repita...

2º jogo nesta Peace Cup, e 1º jogo que não conseguimos vencer nesta pré-época, mas ainda sim, este 0-0 frente ao Besiktas foi suficiente para garantir a passagem às meias-finais daquele que é considerado o melhor torneio de pré-época do mundo.

Infelizmente, as ilações que podemos retirar desta partida não são todas elas positivas:
  • Esperemos que não se repitam exibições do FC Porto como a de ontem: uma exibição amorfa, com muita lentidão e pouco discernimento;
  • Esperemos que não se repitam jogos num relvado como o de ontem, que mais parecia um areal;
  • Esperemos que Guarín não volte a jogar 90 minutos... aliás, penso que não deveria sequer jogar nenhum (aquele golo no jogo frente ao Mónaco parece mesmo ter sido um "oásis no deserto").
  • E já agora, esperemos que os senhores de preto assinalem as faltas que Hulk sofre constantemente (ontem foram "apenas" dois penalties).
Bem, venha daí o Aston Villa, para depois defrontarmos na final um clube ao nosso nível (Juventus ou Real Madrid).

terça-feira, 28 de julho de 2009

Este gajo é cada vez mais INCRÍVEL!

Na primeiro jogo da Peace Cup, mais uma vitória do Nosso FC Porto nesta pré-época, agora frente ao O. Lyon por 2-0, com Hulk a mostrar mais uma vez que é de "outra galáxia". Tal como já disse Jesualdo: "aguenta os cavalos oh Hulk!". Já se sabe como se vão comportar os adversários... será a política do "bota abaixo o Hulk".

O INCRÍVEL fez mais um jogo fantástico, e os seus golos foram o corolário da sua exibição... e que golos!!!

sexta-feira, 24 de julho de 2009

Nós somos maiores, muito maiores, OS MAIORES!

Vejam este artigo do Sportsleader, intitulado "The fall of the prestigious Amsterdam Tournament".

"As four European clubs line up to take part in the Amsterdam Tournament from July 24 to 26, you will notice that it has lost the magic it once possessed. Big giants of European football (Manchester United, Arsenal, Internazionale, Liverpool, Porto) dreamt of playing in this prestigious tournament at the Amsterdam Arena in the Netherlands, one of the most celebrated stadiums in the world. They would use this famous tournament to fine tune their teams for the upcoming European and domestic season but not any more, especially if you look at this year’s line-up.

The line-up for the 2009 Amsterdam Tournament is Ajax Amsterdam, Atletico Madrid, Sunderland FC (Yep! That very same Sunderland that was fighting to stay in the Premier League last season) and Benfica. If you look at this line-up you will see that it’s lost its previous pulling power and really starting to fade as a prestigious tournament. The four teams contesting don’t have the attractiveness that has always boosted Amsterdam’s tourism business in July and August when the tournament is played. Sunderland finished 16th in the Premier League last season, just a mere two points above the relegation zone. Atletico Madrid finished fourth in the Spanish La Liga, Benfica finished 3rd in the Portuguese Liga and Ajax a very disappointing 3rd in the Dutch league."

É mais uma prova de que o FUTEBOL CLUBE DO PORTO é, de facto, o clube português com maior dimensão internacional!

É como escovar os dentes!

Aí está a primeira taça da época (Troféu de Albufeira). Claro que não lançamos foguetes como outros fazem quando vencem torneios de pré-época, mas é sempre bom ganhar! 4 vitórias em 4 jogos... parece-me bem!

segunda-feira, 20 de julho de 2009

Grande Pedro!

"Há em Portugal muita lágrima de crocodilo e muito discurso tolo. Não falta pelo burgo quem descarregue no futebol, vendo nele, como indústria ou como desporto, o verdadeiro cancro do País, ou por necessidade de protagonismo ou por inveja, porque sabe-se que hoje se olha com mais simpatia para o futebol do que para a política ou a finança ou mesmo para o jet set. O País precisa de se divertir, já que andam uns quantos a divertirem-se com o País e com quem nele habita e trabalha.
Há por aí muitos colunistas colunáveis, barbados e barbeados, que necessitam de escrever sobre futebol para serem lidos, porque já há pouca pachorra para aguentar com os Freeport, com os Portas, com os Isaltinos, e com essa jardinagem política que vem lá da Madeira embrulhada em papel do tempo da outra senhora.

Enfim, valha-nos, sim, o futebol que voltou a entrar em campo em toda a força, com emoção, com discussão e com paixão. Com gestos tão bonitos que faz bem a quem se esforça por ver neste desporto uma excelente forma de desopilar o fígado.

O que se passou anteontem no Estádio do Dragão talvez sirva para os doutores anti-futebol entenderem que há homens a trabalhar no meio... Pedro Emanuel abandonou a carreira e teve por parte do FC Porto uma despedida sentida, emocionada, linda até, uma despedida feliz com lágrimas. O capitão do FC Porto entregou a braçadeira e deixou o estádio em lágrimas. Há, necessariamente, tanta nostalgia do futebolista por uma carreira de que só se pode orgulhar. E talvez os aplausos e algumas lágrimas que se ouviram e viram na plateia azul sirvam de algum conforto a quem se despediu. E que mereceu a ovação.

Como se percebe, há mais do que milhões de euros na cabeça dos futebolistas. Oxalá continue a haver por muitos anos jogadores que tenham a coragem de chorar na hora de dizer adeus ao clube que serviram.

Parabéns, Pedro Emanuel."

Carlos Pereira Santos in A Bola

domingo, 19 de julho de 2009

Estamos a começar bem

E após 3 jogos de preparação, já podemos fazer algumas análises à equipa do FC Porto.

A expectativa ainda é grande para saber como se irá portar a equipa após as saídas de Lucho e Lisandro, e também de Cissokho (esta transferência já está a provocar dores de dentes a muitos invejosos...). Por aquilo que vimos nos jogos frente ao Tourizense, Leixões e Mónaco, o FC Porto demonstra já um bom nível de entrosamento, e as novas contratações que já vimos jogar poderão ser de facto bons reforços.

Falando mais concretamente do jogo de ontem frente ao Mónaco, foi um bom jogo com uma vitória a fazer relembrar a noite mágica de Gelsenkirchen. Tudo começou com a apresentação do plantel; seguido de um brinde SuperBock com direito a inscrição no Guiness Book; e com a emocionante despedida de Pedro Emanuel, a quem Raúl Meireles (herdou a camisola nº 3 de Pedro) ofereceu uma camisola.
(Clique na foto para ampliar)

O jogo em si demonstrou que Hulk está cada vez mais Incrível, tal como se vira frente ao Tourizense e frente ao Leixões; que Raúl Meireles será o patrão da equipa; que Mariano parece querer contrariar cada vez mais o seu estereotipo de 'patinho feio'; e até Guarín demonstrou uma qualidade nele totalmente desconhecida (as bolas paradas) - querem ver que este tipo vai fazer uma época do caraças para surpresa de todos, tal como Tarik Sektoui na época 2007/2008?

Quantos aos reforços (excluindo os ainda lesionados Miguel Lopes e Orlando Sá e os recém-chegados Falcão e Valeri), temos para já a sensação que podem, de facto, acrescentar bastante à equipa. Belluschi é um jogador de grande qualidade, mas não lhe podemos pedir que se torne imediatamente num Lucho González; Varela continua a demonstrar as qualidades exibidas ao serviço do E. Amadora; e Álvaro Pereira também esteve bem, embora tal como aconteceu com Cissokho, necessite de corrigir algumas aspectos tácticos. Quanto a Nuno André Coelho e Maicón, são jovens que prometem muito, ou não fosse o FC Porto um dos melhores formadores de defesas-centrais do mundo. Uma palavra ainda para Beto: o facto de não ter jogado frente ao Mónaco poderá significar que Hélton leva vantagem na luta pela titularidade na baliza.

Parece-me que estamos bem preparados para participar na Peace Cup (considerado o melhor torneio de pré-época do mundo).

O caminho para o PENTA está a ser bem construído!

sexta-feira, 17 de julho de 2009

quinta-feira, 16 de julho de 2009

FC Porto - o modelo a seguir

"O modelo a seguir é o FC Porto. O clube não está situado na capital de Portugal, não dispõe de meios financeiros para competir com os clubes ingleses, espanhóis ou italianos e todas as épocas é obrigado a vender alguns dos seus melhores jogadores mas continua competitivo na Liga dos Campeões. Aprecio bastante o trabalho deles. É muito bem feito."

Christian Constantin, presidente do FC Sion, Suíça

Precisas de ajuda Nuno?

Quando perguntaram a Nuno Ribeiro, jogador do Benfica que adoptou o nome de Nuno Gomes, em homenagem ao seu ídolo de infância Fernando Gomes (ex-jogador do FC Porto), qual seria na sua opinião o favorito à conquista do campeonato desta época, Nuno respondeu: "É o FC Porto. É o campeão... bi-campeão...tri-campeão".

Então Nuno, parece-me que a tua frase ficou incompleta... precisas de ajuda para dizer: "TEEEEEETRA-CAMPEÃO"?

quarta-feira, 8 de julho de 2009

Ganância? Eu chamo-lhe bom senso!

No último post publicámos uma aberração de capa do jornal "Record", e neste não resisto em publicar a capa do jornal "A Bola" de hoje.

A capa refere-se a Falcão, um jogador que era pretendido pelo Benfica, mas que está muito perto de ser contratado pelo FC Porto. Ora, o jornal desportivo mais antigo de Portugal afirma que Falcão rejeitou o Benfica por ganância...

Eu pergunto: É ganância escolher um clube cujo principal trunfo é a estabilidade interna? É ganância optar por um clube Tetra-campeão ao invés de um clube que nos últimos 4 anos nunca conseguiu ficar sequer no 2º lugar? É ganância optar por um clube que vai participar na UEFA Champions League (a competição mais desejada por todos os jogadores do mundo)?

Eu não lhe chamo ganância... é apenas bom senso por parte do jogador.

Como é que Portugal conheceu Lisandro?

Ainda em relação a Lisandro, está aqui a forma como o nosso país ouviu falar pela primeira vez de Lisandro López. Estávamos em Janeiro de 2006 (Lisandro chegou ao FC Porto 6 meses depois) e um dos pasquins do costume publicava mais uma notícia ridícula... Ai ai, deve ter doído tanto...

Hasta siempre Licha!

E no primeiro dia de trabalhos do Nosso Clube na nova época, aconteceu o que há muito já se previa: Lisandro López deixa o FC Porto.

Ao contrário da transferência de Lucho, pensamos que esta transferência era quase "obrigada" a acontecer. Em primeiro lugar, porque o jogador já há muito manifestava intenção de sair, não pretendendo renovar o seu actual contrato; e em segundo lugar, porque 24 milhões de euros (podem ascender a 28 milhões) são de facto irrecusáveis.

Tal como dissemos em relação a Lucho, sai do clube um dos seus símbolos, e só lhe podemos agradecer por todos os grandes momentos que nos proporcionou. Bruno Alves deverá ser o próximo grande símbolo do FC Porto a sair, e quanto mais cedo melhor, para que o seu passe não desvalorize (ainda todos nos lembramos do que aconteceu com Quaresma na época passada...).

Em relação a "Licha", depois de 4 títulos de campeão em 4 anos em Portugal, espera-lhe um contrato milionário no Olympique de Lyon. Em França, Lisandro irá certamente continuar a "Lichar" as balizas adversárias.

Quando chegou ao FC Porto, Lisandro era praticamente um desconhecido, mas cedo conquistou a "tribuna do Dragão" pela sua versatilidade, garra, e aquele "faro pelo golo". Dele guardamos grandes momentos:
  • o golo frente ao D. Aves na última jornada do campeonato 2006/2007 que devolveu o FC Porto ao 1º lugar, e que consequentemente nos permitiu alcançar o título de campeão;
  • os 24 golos marcados no campeonato 2007/2008;
  • aquela correria de 70 metros para roubar a bola a Rodríguez num FC Porto vs Benfica;
  • o show de bola que deu no Vicente Caldéron no At. Madrid vs FC Porto;
  • e claro, o seu último golo ao serviço do nosso clube, na final da Taça de Portugal desta época, frente ao Paços de Ferreira, que nos valeu a "dobradinha".
Obviamente que há muitos mais, e é por isso que Lisandro irá sempre fazer parte da rica história portista!

GRACIAS LICHA!


domingo, 5 de julho de 2009

Alguém pode explicar?

Carlos Resende não renovou o seu contrato como treinador da equipa de andebol do FC Porto. Seria interessante saber por que razão o treinador que levou a nossa equipa ao título de campeão nacional não irá continuar no clube... Alguém explica?

Os milhafres são muito bem educados...

Deixamos aqui dois belos momentos de descontracção, proporcionados pelos palhaços do costume.

No 1º vídeo, referente à apresentação do "mestre da táctica" como treinador do Benfas, prestem atenção ao minuto 3.45.

No 2º vídeo, em que se comemora a vitória do sócio nº 17599 do FC Porto nas eleições presidenciais do clube "mais-grande-maior-do-mundo-da-cor-do-pai-natal", o presidente da Assembleia-Geral Manuel Vilarinho (já bem regadinho por muitos canecos do seu tinto) brinda-nos com mais um exemplo da boa educação de lá pelos lados da 2ª Circular.

Apreciem:



sábado, 4 de julho de 2009

Lucho - Eternamente o nosso EL COMANDANTE de luxo!

Bem, e tal como tínhamos dito no post anterior, vamos agora, mais a frio, escrever o que pensamos sobre a transferência de Lucho González.

Em relação ao jogador, muitos podem estranhar a sua opção pelo Marselha (um clube de menor dimensão internacional que o FC Porto), mas se analisarmos bem, qual é o trabalhador que rejeita mudar de empresa para ganhar muito muito mais, e sobretudo quando a empresa não faz tudo para o reter? Exactamente, o FC Porto não fez tudo para o reter! Apenas 18 milhões de euros??? Há assim tanta necessidade de dinheiro, para vendermos o melhor jogador dos 4 anos do Tetra, e que era já um dos símbolos do clube??? Lucho sabia perfeitamente o que representava para os adeptos, e estou certo que ele era feliz no FC Porto, mas... tendo ganho 4 campeonatos em 4 anos, e vendo cada vez mais difícil a sua saída para um dos "tubarões" de Espanha, Inglaterra ou Itália, compreende-se que tenha aceitado uma mudança para um campeonato de nível inferior aos "Big 3", mas superior ao nosso, aliado ao facto de ter uma proposta financeiramente astronómica, tal como disse o seu empresário.

Parece-nos que a grande alavanca desta transferência foi a atitude da direcção. E que tal deixar de emprestar 40 jogadores por época? Se calhar, dava para poupar uns trocos... Mas não, vamos é vender o símbolo do FC Porto e do campeonato, jogador esse que, e pelo que tenho visto, era admirado por todos os adeptos em Portugal, mesmo os dos rivais. Agora vendam também o Bruno Alves e o Lisandro, para ficarmos sem "espinha dorsal", mas mais que isso, sem os nossos símbolos. Depois de Pedro Emanuel ter terminado a carreira, era essencial que Lucho ficasse, mas infelizmente os euros falaram mais alto...

E não me venham com aquelas tretas do tipo: "De certeza que a direcção já tem em vista um jogador excelente para o substituir". Obviamente que não dizemos que quem vier não seja bom, mas não estamos a falar de questões puramente técnicas... estamos a falar de tudo o resto, que muito poucos têm, e Lucho era um deles...

A venda de Lucho causa um vazio profundo entre os adeptos do FC Porto e no próprio balneário. E com o risco eminente da venda de Bruno Alves, numa só época deixam o clube os 3 capitães de equipa. Mas esta venda também representa sentimentos de tristeza e saudade comparada apenas com vendas como as de jogadores carismáticos como Vítor Baía em 1996 para o Barcelona, Mário Jardel em 2000 para o Galatasaray (outro clube cuja dimensão desportiva não é maior que a do nosso) e do nosso mágico Deco em 2004 para Barcelona também.

Por tudo isto, pela postura sempre correcta de Lucho, pela sua humildade e pelo discurso e jogo altamente colectivos, não temos dúvidas de que o Nosso Porto ficará sem o principal rosto do Tetra. Ele que na despedida até nos deixou um vídeo com palavras de agradecimento... Também estarás para sempre nos nossos corações!



Resumindo a nossa opinião, somos contra a venda de Lucho, e não é por causa de ter sido apenas por 18 milhões... é por tudo o que ele representava no Nosso Clube...

A Lucho, só podemos desejar felicidades por terras francesas, e agradecer mais uma vez tudo o que fez de DRAGÃO ao peito!

E um dia vamos poder dizer: "Eu vi jogar no meu clube Lucho González - EL COMANDANTE de luxo!

quarta-feira, 1 de julho de 2009

Adiós Comandante

Nem sei bem o que dizer...

Tristeza e revolta...

Vai ganhar muitos mais euros do que no nosso clube, num campeonato pouco melhor que o nosso, num clube com menos dimensão que o nosso...

Para já não consigo dizer mais nada, ainda não tenho bem a noção de que ficamos sem Lucho... Mais tarde, e mais a frio, iremos dizer o que pensamos sobre a venda do jogador.