quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Nasceu há 100 anos o melhor de sempre!

"Qual Peyroteo, qual Hernâni? E nem Eusébio, nem Futre, nem Figo, nem Cristiano Ronaldo... Artur de Sousa "Pinga", craque do F. C. Porto nos anos 1930 e 1940, foi o maior de todos.

Mas, por mais que se busque no Youtube, não há maneira de se encontrar um videozinho que seja para comprovar a convicção dos adeptos mais velhos, que o viram jogar na Constituição ou no Ameal e que se deliciaram com o maior talento dos primórdios do futebol português, perdido nos efémeros tempos da Rádio.

Mas a injustiça do que será a extemporaneidade de um futebolista genial só enriquece ainda mais o imaginário e o enredo épico de Pinga. Se fosse vivo, um dos maiores símbolos da antologia portista celebraria, hoje, o centésimo aniversário.

O F. C. Porto assinala a efeméride, com um rebusco ao baú das memórias.

Artur de Sousa "Pinga" não morreu em 12 de Julho de 1963, ainda antes de completar 53 anos. Só foi vencido pelo álcool e pela cirrose, segundo contam os registos da época, mas a obra do futebolista, tão vasta e valiosa, imortaliza-o entre os melhores de todos os tempos.

O melhor de todos, sem rival à altura, juram os mais velhos. «Foi um jogador fulgurantíssimo - verdadeiramente genial. Talvez o maior talento de jogador do nosso futebol. Tudo nele era prodigioso: a concepção, como a execução; a imaginação viva e riquíssima marcada na escolha do lance ou do toque subtil, ou a finta intencional e preconcebida, ou no pormenor em que revelava a sua grande inteligência prática, o profundo e exacto conhecimento do jogo e dos jogadores e até sentido artístico - de verdadeiro artista do futebol», escreveu a prodigiosa pena de Cândido de Oliveira, em Abril de 1945.

O elogio, nas colunas do jornal «A Bola», soava já a homenagem jubilar à carreira de Pinga. Um ano depois, a 7 de Junho de 1946, nos relvado do Estádio do Lima, o craque de 37 anos teve o jogo de despedida. Saiu a chorar, sob os aplausos do público e aos ombros dos colegas do F.C. Porto e dos da selecção nacional que lhe prestaram o tributo."

in Jornal de Notícias

Bem, e se o jornal A Bola elogiava um jogador do Nosso FC Porto, então acredito mesmo que Pinga foi o melhor de todos os tempos!

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

116º

A VENCER desde 28 de Setembro de 1893!

domingo, 27 de setembro de 2009

Porque hoje é dia de eleições...

Clássicos = sangue, suor e... VITÓRIAS!

Dois clássicos, duas vitórias! Assim se resumem os jogos que o FC Porto realizou ontem frente ao Benfica e Sporting, em vésperas do 116º aniversário do Nosso Clube!

O primeiro deles foi a Supertaça de hóquei em patins, realizado em Viana do Castelo, e vencemos o Benfica por 6-4, mantendo assim um domínio avassalador na modalidade. 17ª Supertaça do nosso historial e 5ª consecutiva. É um presságio para mais uma época de absoluto domínio azul e branco!


O outro clássico do dia realizou-se umas horas depois no Dragão, frente ao Sporting, referente à 6ª jornada da Liga Sagres.
VItória por 1-0, domínio total nos primeiros 20 minutos, mais um golo de Falcão, Hulk voltou a ser Incrível, e o futebol do FC Porto com Belluschi é de facto outra coisa. Mariano e Meireles, simplesmente maus... E aquela 2º parte.. também deixou algo a desejar...
No final do jogo, mais do mesmo por parte das lagartixas... as queixas do costume...



sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Os «animados» do costume

Trago-vos neste post alguns excertos do texto escrito pelo Nosso Presidente na mais recente edição da revista Dragões. O título escolhido para a edição da Página do Presidente foi: "Os «animados» do costume", em que Jorge Nuno Pinto da Costa nos delicia, debruçando-se sobre o diário desportivo da Travessa da Queimada (jornal A Bola).

Diz Pinto da Costa:

"Terminada que foi a pré-época do futebol português, vai iniciar-se a Liga 2009/2010.
«Animados» e até obcecados como sempre, com tudo o que se passa na Luz, (...) os «animados» vão construindo «animadamente» equipas europeias, encomendando faixas e fazendo contas às tiragens que se seguirão... Só que, às vezes, para não dizer com muita frequência, as coisas não são como os «animados» tanto ansiavam que fossem e os agora «desanimados» lá vão ficando à espera de um novo ano (...)"

"Mas para que melhor se possa compreender essa postura, que vem de longe, recordarei aqui dois episódios, por mim vividos pessoalmente.
O primeiro, quando não tinha atingido os 10 anos de idade e era então treinador do FC Porto, Cândido de Oliveira, que se encontrava hospedado no Grande Hotel do Porto, na baixa Portuense.
Um tio meu, amigo do Sr. Cândido de Oliveira, era habitualmente ali sua visita. Uma bela noite de sábado, levou-me consigo (...) Perto das onze horas chegaram ao Hotel dois amigos que aqui recordo com saudade, num tempo em que seria impensável o seu jornal tentar ajudar a excluir qualquer clube português das provas europeias. Eram Justino Lopes e Vítor Santos. Breve troca de cumprimentos e a pergunta saiu da boca de Vítor Santos - «Mestre, qual a tiragem para amanhã?»
A resposta, para mim, ainda hoje é elucidativa de muitos comportamentos que se seguiram:
«Se o Benfica ganhar em Braga, vinte mil, se perder... dez mil».
Outro episódio, este mais recente, ajudará a compreender melhor algumas capas do diário da Travessa da Queimada. Passou-se em Genève, no primeiro sorteio da UEFA para a época 87/88.
O clube da Luz ainda não tinha treinador, e após o sorteio, o então presidente, Sr. João Santos, perguntava aos jornalistas se não queriam saber quem era o novo treinador do Benfica. Respondido que sim, é dito «é o Skovdahl».
Perante o espanto geral, alguém perguntava ao presidente porquê o Skovdahl? A resposta surge pronta e esclarecedora... «É o treinador do Brondby, que só perdeu 1-0 com o Porto».
A gargalhada foi geral. Os enviados da Travessa da Queimada, Sr. Santos Neves e uma colega apontada como Fernando Mendes como tendo sido a anfitriã na sua assinatura pelo clube da Luz, não paravam de rir. A risota foi geral.
No dia seguinte, no jornal do Santos Neves, em grande título podia ler-se «Skovdahl, novo ERIKSSON», seguido de grandes elogios ao treinador. Por acaso, e só por acaso, o técnico durou três meses no Benfica!".

E para terminar, Jorge Nuno Pinto da Costa, sublime como sempre, diz:

"Posto isto, aqui vos deixo a minha mensagem em jeito de profecia:
Continuem na luta pelas vossas tiragens, que nós continuaremos a nossa luta por títulos e vitórias e, por muito que vos custe, orgulhosamente na UEFA CHAMPIONS LEAGUE."

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Eles não vivem sem Nós!

Aqui estão as duas mais recentes capas do jornal Record. Como se pode ver, eles estão sempre com o FC PORTO no pensamento! Mesmo em jogos de outros, há aquela necessidade de colocarem uma referência a Nós na capa. Porque Nós somos os mais importantes.


segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Jogas na 2ª Circular? Então ganhas um penalty!

Ontem o Benfica venceu a U. Leiria por 2-1. O 2º golo resultou de uma grande penalidade inexistente.

Hoje o Sporting venceu a Olhanense por 3-2. O 2º golo resultou também ele de uma grande penalidade inexistente.

Imaginem as teorias da conspiração que andariam por aí caso isto acontecesse com o FC Porto?

Ontem nenhuma capa de jornal fez referência à ilegalidade do golo do Benfas... veremos o que dirão amanhã em relação ao Sbordem...

Mais uma vez, não basta sermos melhores, temos de ser MUITO MELHORES!

domingo, 20 de setembro de 2009

Dormiram na pedreira

Ontem nada correu bem. O Braga marcou um golo de pura sorte (ai Hélton), mas foi o suficiente para vencer um FC Porto sem chama alguma.

Foi tudo mau. E que eu saiba, o FC Porto ainda pode realizar 3 substituições por jogo. Porquê deixar Belluschi no banco quando vemos um Meireles totalmente desgastado, Guarín a falhar passes atrás de passes, e Hulk cheio de manias?

É melhor nem dizer mais nada. Perdemos, e perdemos bem. Mas também sabemos como reagir a ciclos negativos (basta relembrar aquilo que fizemos na época passada depois das derrotas frente ao Leixões, D. Kiev e Naval), por isso, esta derrota não abala em nada a Nossa confiança.

Rumo ao PENTA!

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Faz hoje treze anos...


Não é preciso dizer mais nada pois não?
Só foram 5 na casa daquela anedota de rival...

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Olhar em frente!

Já li por aí que ontem o FC Porto fez um grande jogo. Discordo. O FC Porto teve momentos de bom futebol, sobretudo na 2ª parte, demonstrando ter qualidade para sair de Inglaterra com pontos, mas daí a dizer-se que fez um grande jogo ainda vai alguma distância.

Rodríguez e Mariano regressaram ao "onze" inicial, mas foram praticamente uma nulidade. Quando Falcão e Varela entraram em campo, foi notória uma substancial melhoria na equipa. Por que motivo ficaram no banco? Porque não têm experiência na Champions League? Se não jogarem é que não vão ter de certeza... Perdi a conta às vezes que Mariano nos fez perder contra-ataques perigosos devido aos seus maus domínios de bola... Depois das substituições, vimos o FC Porto atacar insistentemente, criando alguns lances perigosos, obrigando até que Ancelotti terminasse o jogo com cinco defesas. Falcão e Varela são dois dos jogadores em melhor forma neste momento, e prescindir de ambos na equipa inicial foi de facto um erro de Jesualdo... E já agora, por que razão o FC Porto não realizou a 3ª substituição, quando víamos um Raúl Meireles (apesar do bom jogo que fez) totalmente desgastado?

Hélton esteve em grande, fazendo uma "mão cheia" de grandes defesas. Outro dos destaques vai para o colombiano Guarín. Quando se soube que iria ser titular, de certeza que 99% dos portistas "torceram o nariz" a esta opção de Jesualdo Ferreira, mas o que é facto, é que a a aposta foi totalmente acertada, pois o médio portista foi fundamental para manter o equilíbrio da equipa, e também para ajudar a travar o super-meio campo do Chelsea, composto pelos fantásticos Essien, Ballack e Lampard. Nunca pensei dizer isto, mas sem sombra de dúvidas que Guarín merece os nossos parabéns.

Não podemos também esquecer a expulsão de Fernando... o FC Porto não inscreveu mais nenhum médio-defensivo na Liga dos Campeões... deu-se ao luxo de deixar de fora da lista um tal médio argentino que custou mais de 4 milhões de euros... Quem irá jogar nessa posição frente ao At. Madrid? Guarín? Meireles?

Mas mostrámos que temos potencial para passar à próxima fase, pois não são muitas as equipas que em Stamford Bridge fazem aquilo que o FC Porto fez ontem. Mas para Nós não há vitórias morais. Agora há que olhar em frente! O próximo jogo do grupo será em casa frente ao At. Madrid, jogo este em que é imperativo vencer, pois os espanhóis são teoricamente os nossos grandes rivais na passagem aos 1/8 final. Mas alguém vai ter de pagar a factura da derrota de ontem em Londres, e nada melhor que defrontar já daqui a uns dias o líder do campeonato, o Sp. Braga... e de preferência com Varela e Falcão na equipa titular...

terça-feira, 15 de setembro de 2009

É hoje!

Finalmente! Vai começar a Nossa competição! Aquela competição que já faz parte de Nós! Aquela competição em que somos recordistas de presenças! E mais uma vez, somos os únicos a representar o nosso país...

Veremos como será o jogo na casa do Chelsea. Segundo ouvi, Guarín, Mariano e Rodríguez serão titulares, em deterimento de Belluschi, Varela e Falcão. Se a presença dos extremos no "onze" já era esperada, a presença de Guarín é uma verdadeira surpresa... Esperemos que o colombiano nos surpreenda, embora as suas exibições nos últimos jogos que fez não abonem a seu favor... Mas já sabemos como é Jesualdo, tem os seus jogadores "fetiche", e nada o muda...

Em todo o caso, FORÇA PORTO!!

domingo, 13 de setembro de 2009

Queres ver o Campeão na TV? Então paga...

Daqui a pouco, a RTP irá transmitir mais uma jogo da Liga Sagres. Será o Sporting - Paços de Ferreira.

Pois bem, se virmos quais os jogos do campeonato que até agora foram transmitidos na RTP, vemos que o jogo de hoje será a 3ª transmissão de um jogo do Sporting, enquanto que o Benfica tem direito a uma transmissão.

A RTP transmitiu os seguintes jogos:
  • Nacional - Sporting;
  • Sporting - Sp. Braga;
  • Benfica - Nacional.
E hoje, como dissemos, transmite o Sporting - P. Ferreira. Ou seja, em quatro jornadas, o Tetracampeão não teve direito a nenhuma transmissão no canal público. Todos os jogos foram transmitidos pela Sporttv, canal este codificado, que nem todos podem pagar.

Como classificar o facto de em quatro transmissões no canal público, nenhuma delas ter sido do actual campeão? Estupidez? Arrogância? Azia? Agora para vermos os jogos do Campeão, temos de recorrer sempre à Sporttv, é isso? Será que alguém pode explicar os interesses que estão por trás de tudo isto?

Setembro terrível

O FC Porto iniciou ontem um complicado ciclo de jogos que preenche o mês de Setembro.

Depois do jogo de ontem frente ao Leixões, seguem-se os seguintes jogos:

15 de Setembro: Chelsea vs FC PORTO (1ª jornada da Liga dos Campeões)
19 de Setembro: Sp. Braga vs FC PORTO (4ª jornada da Liga)
26 de Setembro: FC PORTO vs Sporting (5ª jornada da Liga)
30 de Setembro: FC PORTO vs At. Madrid (2ª jornada da Liga dos Campeões).

Como se pode ver, este mês de Setembro está repleto de adversários difíceis. O primeiro é já em Londres frente ao Chelsea, adversário que dispensa apresentações,; segue-se mais um jogo fora contra o actual líder do campeonato; na jornada seguinte da Liga, defrontamos um dos nossos "eternos" rivais na luta pelo título; e no último dia do mês, um duelo que poderá revelar-se decisivo para a qualificação para os 1/8 final da Champions League, pois defrontamos aquele que é considerado como o nosso grande opositor no grupo, para além do Chelsea.

Será necessário que todo o plantel esteja a postos (excepto claro está, Orlando Sá, ainda lesionado), e jogadores considerados como suplentes como Sapunaru, Maicon, Tomás Costa ou Valeri terão de estar preparados, pois poderão ser chamados, atendendo à elevada carga competitiva em tão pouco tempo.

Questões que se colocam? Rodríguez ou Varela? Irá Varela continuar como titular? Ou fará Jesualdo uma rotação entre os dois? Irá Falcão ser titular em Londres? O facto de ter jogado os 90 minutos frente ao Leixões, poderá indiciar que Jesualdo opte por retirá-lo do "onze", preferindo colocar Rodríguez, Varela e Hulk no ataque, dando assim maior consistência ao meio-campo, atendendo a que Rodríguez pode também jogar um pouco mais recuado.

São dúvidas para retirar nos próximos jogos, em que o FC Porto terá de mostrar de que fibra é feito: fibra de CAMPEÃO!

45 a disparar, 45 a gerir

Num fim-de-semana em que os aviões dominam os céus da cidade do Porto, o Dragão afundou o barco de Matosinhos.

Mais um jogo, mais três pontos para o Nosso Clube frente à equipa "vinda do mar". Tal como na época passada, um jogo com cinco golos, mas desta vez não houve surpresas, e o FC Porto venceu categoricamente o Leixões.

Uma 1ª parte de luxo permitiu-nos chegar ao intervalo com o jogo resolvido. Os quatro disparos ao barco do Leixões, feitos por Varela, Hulk, Rolando e Falcão foram o expoente máximo de 45 minutos à campeão!

Com os três pontos garantidos, e embora muitos quisessem que o FC Porto mantivesse o mesmo caudal ofensivo, era tempo de pensar no próximo compromisso (frente ao Chelsea, naquela que dizem ser a melhor competição de clubes do mundo...), e por isso, o FC Porto optou por uma atitude de gestão do jogo, precavendo lesões, dando também descanso a dois dos jogadores mais utilizados até ao momento, tanto no clube como nas selecções (Álvaro Pereira e Raúl Meireles).

Vimos finalmente Valeri durante cerca de 30 minutos. Atendendo à atitude do FC Porto na 2ª parte, com uma menor intensidade ofensiva, torna-se difícil fazer uma avaliação inicial a este médio, que é visto como uma boa alternativa a Meireles ou Belluschi. Ainda é cedo para o dizer, mas esperemos que confirme as credenciais que trouxe da Argentina.

Escusadas foram aquelas "auto-estradas" abertas aos jogadores do Leixões na parte final do jogo. Mesmo com a vitória assegurada, houve momentos de desconcentração que não se admitem...

Os destaques da partida vão para os do costume: Hulk, que regressou à competição com um golo, e foi durante toda a partida o grande motor de ataque; Varela, que voltou a marcar (Rodríguez não terá vida fácil para lhe roubar o lugar); Falcão, o tal jogador que em quatro jogos marcou quatro golos; e Álvaro Pereira, que apesar de ter jogado apenas 45 minutos, esteve presente em três dos quatro golos do FC Porto.

Raúl Meireles continua em baixo de forma... será que o facto de agora ser a maior figura do meio-campo após a saída de Lucho do clube, lhe está a pesar demais? Esperemos que se apresente bem melhor em Londres. Correctíssima a decisão de Jesualdo Ferreira em substituí-lo no início da 2ª parte, também para o poupar a nível físico, depois de dois desgastante jogos ao serviço da selecção.

Agora há que preparar o jogo da competição dos maiores e melhores, frente ao poderoso inglês Chelsea.

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Uma questão de detalhes

"Já não sei bem se é Deus ou o Diabo que está nos detalhes. Há-de ser um dos dois, certamente, mas a probabilidade de que seja Deus é maior. Afinal, Deus está em todo o lado, não é? Admitamos então que Deus está nos detalhes e podemos concluir que a preocupação com eles tem qualquer coisa de divino. Ora, a organização do futebol portista é famosa pelo cuidado que põe nas pregas das coisas, nos detalhes, nos mais ínfimos entre os pormenores que, todos juntos, fazem a diferença. Fretar um avião para resgatar os internacionais sul-americanos às respectivas selecções é um desses detalhes que fazem a diferença. Uma diferença que se pode medir de várias formas, mas que se reflecte essencialmente nas quase 24 horas ganhas e que permitiram a Jesualdo Ferreira contar com a totalidade do plantel durante o treino de ontem. Uma diferença que afecta a preparação do jogo com o Leixões, a curto prazo, mas que também terá reflexos no desgaste exigido pela deslocação a Londres para o jogo com o Chelsea, a contar para a Liga dos Campeões, na próxima terça-feira. Lá está, é Deus nos detalhes. Bem me parecia."

Jorge Maia, in O Jogo

Alô? Está aí alguém?

Alô dr. Ricardo Costa? Alô dra. Mª José Morgado? Está aí alguém? Bem me parecia que não...

Imaginem que isto se tinha passado com o FC Porto. Seriam inúmeras as capas de jornais e aberturas de jornais televisivos... Mas como é o clube do regime, está tudo bem, não há nada para mostrar...

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

E sai um saco preto para o dr. Costa...

"O dr. Ricardo Costa, presidente do Conselho de Disciplina da Liga, escreveu dois extensos artigos no «Público» onde procurou demonstrar a lógica e a justiça da sua actuação e do órgão que dirige no chamado processo «Apito Dourado». Duas páginas inteiras de jornal é muito, é mais do que suficiente para, ou se demonstrar que se tem razão, ou para se fingir que tem. No primeiro caso, isso depende de se ter mesmo razão; no segundo, depende do talento literário. No caso do dr. Ricardo Costa, foi uma oportunidade perdida: porque não tem razão nem nunca teve e porque não tem talento literário algum.

O seu extensíssimo arrazoado, em estilo burocrático/narrativo, é um texto inextrincável para qualquer ser pensante, juristas incluídos. Duvido que alguém tenha conseguido lê-lo até ao fim e entender do que se tratava sem se perder algures. Eu esforcei-me e consegui ler até ao fim, mas já não consegui entender o que ele dizia, a páginas tantas.

Em substância, percebi que o dr. Ricardo Costa visava, obviamente, explicar o embaraço de ter condenado na justiça desportiva réus que a justiça comum declarou inocentes. E julga ultrapassar essa dificuldade explicando que ambas as jurisdições são independentes entre si. Sem dúvida que sim. Resta que ele — que confessa que todo o seu material de prova lhe foi fornecido pelo Ministério Público, em fase de averiguações — julgou e condenou, clubes e pessoas, com base em factos que os tribunais julgaram não provados. E com base num testemunho que o tribunal acusou de perjúrio. Bem pode até passar a assinar uma coluna semanal no «Público» que jamais ultrapassará isto: os factos em que ele se apoiou para condenar não existiram. O resto é conversa fiada."

Miguel Sousa Tavares in A Bola

Vai indecorosa e não segura

"Depois de Fernando Mendes ter dito que esta senhora (?) tinha intermediado a sua transferência do Sporting para o Benfica, não é que hoje, em pleno tribunal, foi revelado aquilo que os Portistas há muito asseveram? A Pinhão participou directamente numa maquinação literária que resultou em película de qualidade duvidosa e alimentou a raiva clubística de uns quantos pasquins.

«A jornalista Leonor Pinhão reviu datas sobre factos desportivos», declarou Carolina Salgado, esta terça-feira, quando interrogada pelo tribunal.

Camões que perdoe a reinvenção de um dos seus versos mais famosos, mas esta Leonor vai indecorosa e não segura. Cada vez menos segura, no seu pedestal vermelho. Será que continuará calada perante a gravidade das acusações que lhe dirigem?"

Labaredas, in www.fcporto.pt

Dragões de Ouro 2009

Aí estão os Dragões de Ouro 2009, galardões que premeiam aqueles que mais se destacaram no Nosso Clube ao longo deste ano.

Desta vez, o clube optou por uma política diferente: até aqui, estes prémios eram sempre respeitantes ao ano civil; os deste ano dizem respeito à época desportiva (Agosto 2008 / Julho 2009).

A gala dos Dragões de Ouro 2009 está agendada para o próximo dia 21 de Setembro, no Dragão Caixa.

Eis os premiados:

Atleta do Ano: Bruno Alves

Futebolista do Ano: Raúl Meireles

Atleta de Alta Competição do Ano: Ricardo Moreira (Andebol)

Atleta Amador do Ano: Sara Loureiro (Natação)

Atleta Jovem do Ano: César Fidalgo (Hóquei em Patins, a título póstumo)

Atleta Revelação do Ano: Fernando Reges (Futebol)

Técnico do Ano: José Alexandre Silva (Natação)

Seccionista do Ano: Manuel Pereira (Basquetebol)

Dirigente do Ano: Paulo Teixeira

Funcionário do Ano: António Costa (FC Porto – Futebol, SAD)

Quadro do Ano: Acácio Valentim (FC Porto – Futebol, SAD)

Sócio do Ano: Rui Pedro Soares

Filiais e Delegações do Ano: Casa do FC Porto de Leiria (Nacional) e Casa do FC Porto de Gross Umstad (Internacional)

Recordação do Ano: Joaquim Tamagnini (a título póstumo)

Dedicação do Ano: Rui Vicente (Desporto Adaptado).

Apenas duas observações: quais os critérios para a eleição dos vencedores?; e já agora, por que não permitirem também aos adeptos a participação na escolha dos diferentes premiados?

domingo, 6 de setembro de 2009

Estoril pintado de azul-e-branco!

"O FC Porto foi um dos vencedores da jornada portuguesa da Superleague Formula, disputada este domingo, no Autódromo do Estoril. O carro azul e branco, pilotado por Álvaro Parente, terminou em primeiro na segunda corrida do dia, impondo-se à concorrência com grande categoria.

Depois do azar da prova matinal - Álvaro Parente acabou fora da pista depois de um erro do Atlético de Madrid -, o FC Porto acabaria por confirmar as indicações deixadas na qualificação, rodando a um ritmo que mais ninguém foi capaz de acompanhar.

«Vim para o Estoril com o objectivo de dar ao FC Porto um bom resultado e cumpri a meta estabelecida com a vitória na segunda corrida. Só não foi melhor porque na corrida da manhã acabei fora da pista devido a um erro da piloto do Atlético Madrid, mas também acabou por ser isso que me colocou na primeira linha da grelha para a segunda corrida. O carro estava muito bom e fiquei muito satisfeito com esta estreia na Superleague Formula a correr pelo meu clube, o FC Porto», resumiu o piloto, visivelmente agradado com o triunfo.

O FC Porto está agora em sexto da geral, com 203 pontos, mas merece destaque o facto de o carro azul e branco ser o primeiro a conseguir duas vitórias nesta temporada, depois de Tristan Gommendy ter triunfado em Donington Park.

A próxima jornada da Superleague Formula está agendada para Monza (Itália), no fim-de-semana de 3 e 4 de Outubro."

in www.fcporto.pt

sábado, 5 de setembro de 2009

Record... de tretas

Já se sabe que a comunicação social portuguesa não está muito virada para Norte. Depois da capa de hoje d' A Bola, apresentamos agora algumas relíquias do jornal Record.

Estes dois jornais funcionam como principais timoneiros na tentativa de denegrir os ganhos e conquistas azuis-e-brancos com factos menos desportivos e que revelam algum desespero, tornando ainda os clubes da 2ª C. (C de Categoria) os maiores e mais bonitos, principalmente quando de vermelho se fala.

Analisando o Record, se virmos quantas destas capas são maioritariamente azuis-e-brancas desde o empate do FC Porto em Manchester (não me apeteceu tentar encontrar mais raridades), notamos que são quatro.

Passamos a identificá-las: a de quinta-feira, 2 de Abril de 2009, com Lisandro em grande plano e com o título “Lisandro enganador” (curiosamente já capas se faziam com a pré-época do Benfas); as dos jornais seguintes à conquista do Campeonato e Taça de Portugal (11 de Maio e 1 de Junho, respectivamente); e a 4 de Junho, em que a capa comenta o “roubo” de Álvaro Pereira ao Benfica, depois de muitas outras com este jogador prestes a concretizar o sonho ou a ser negociado para jogar no Benfica.

A propósito de jogadores que vão para o Benfica mas afinal assinam pelo Porto, vemos que estes fazem mais capas no Record como jogadores do Benfica do que depois quando assinam pelo FC Porto. Além de Álvaro Pereira, temos o exemplo de Falcão, que para o Benfica foi capa por duas ocasiões e para o FC Porto… zero.

Mas este é mais um título para o Benfica e que nunca vai mudar de detentor. Nós não nos importamos, embora muita gente diga que isto é inveja e dor de cotovelo porque eles são 6 milhões e põem 62 mil no estádio na pré-época. Mas serve este post para dizer que as informações do jornal Record não são isentas e não têm qualidade nenhuma…

Fica o nosso obrigado às quatro capas enunciadas. Que sejam estimadas porque são verdadeira raridade.

Amadorismo, estupidez, ou inveja?

Já todos sabemos do "amor" que o jornal A Bola sente pelo FC Porto. E a capa de hoje demonstra mais uma vez o seu "amor" pelo Tetra-campeão nacional.

Já todos sabemos que na capa deste jornal, o FC Porto tem sempre direito apenas a um pequeno espaço... mas este pasquim, até num pequeno espaço, consegue publicar idiotices...

Ora, esta capa anuncia "Hulk no onze com Leixões e Arsenal". O FC Porto irá defrontar o Chelsea, e não o Arsenal... sim, para aquela competição que não interessa a ninguém, designada por UEFA Champions League...

Não sei qual a origem desse erro informativo na capa do jornal. Será amadorismo da redacção? Será estupidez? Ou será aquele sentimento de inveja que os invade pelo facto de o FC PORTO ser o único representante português na prova mais importante do mundo de clubes??? Eu aposto na 3ª hipótese...

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Mais uma vez, de elite!

"Jesualdo Ferreira vai participar, quinta e sexta-feira no 11º fórum de treinadores de Elite, evento organizado pela UEFA, em Nyon. Na ocasião, vários técnicos dos principais clubes europeus vão debater novas tendências e velhos problemas do futebol actual, com algumas das conclusões a serem apresentadas à UEFA, em jeito de sugestão, para melhorar a forma como jogo é gerido.

Entre as presenças confirmadas no evento contam-se nomes como Arsène Wenger (Arsenal), Rafael Benítez (Liverpool), Alex Ferguson (Manchester United), Manuel Pellegrini (Real Madrid), Claude Puel (Lyon), Ciro Ferrara (Juventus), Didier Deschamps (Marselha) e Felix Magath (Schalke 04)."

in maisfutebol.iol.pt

O nosso treinador é o único representante do futebol português presente nesta reunião da elite europeia. Mais uma vez, somos os superiores aqui deste canto à beira-mar plantado...

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Estamos de volta

Bem, e depois de uma semaninha de descanso, cá estamos nós de volta à realidade do mundo azul-e-branco.

Nesta última semana, o que de mais importante se passou foi o sorteio da UEFA Champions League, e o jogo do campeonato frente à Naval.

Relativamente ao sorteio da maior prova de clubes do mundo (em que somos o único clube português presente), não podemos dizer que fomos bafejados pela sorte... Chelsea, At. Madrid e APOEL do Chipre serão os nossos adversários.

Relativamente aos ingleses, não é preciso dizer muito... Têm alguns dos melhores jogadores do mundo, e neste momento é um dos grandes europeus em melhor forma. E será sempre bom rever alguns jogadores ex-FC Porto. Um deles será Deco, que afirmou:

"O FC Porto é o clube do meu coração, que continuo a gostar e a desejar sorte. Mas é claro que vou estar do outro lado. Vai ser bom voltar ao Porto. Ter de enfrentar o FC Porto é sempre complicado. Desde que saí é a primeira vez. Com certeza que vai ser um jogo especial".

Segue-se o At. Madrid. De todos os possíveis adversários do Pote 3, este era o mais forte. É um clube que luta pelos lugares cimeiros do super campeonato espanhol, o que lhe dá imediatamente um atestado de qualidade. Será um duelo especial, pois os espanhóis estão desejosos de vingar a derrota frente ao FC Porto nos 1/8 final da Liga dos Campeões da última época, mas o FC Porto é um clube com muito mais "estaleca" nas competições europeias, apesar do grande poderio económico dos madrilenos.

Por fim, temos o APOEL do Chipre. É teoricamente o mais fraco do grupo, o que não significa nem pouco mais ou menos que será o adversário fácil. Se cá está, é porque tem mérito, e só cá estão os melhores.

É um grupo difícil é certo, mas o FC Porto é um dos símbolos da UEFA Champions League, e ficamos no 1º lugar do grupo nas duas últimas edições, por isso, e por muito difícil que seja (e será), os 1/8 final da Champions estão à nossa espera!

Dois dias depois deste sorteio, o FC Porto defrontou a Naval para a 3ª jornada da Liga Sagres, conquistando mais três pontos rumo ao Penta. Não vimos o jogo, por isso, não podemos analisar com exactidão a partida.

A destacar, obviamente, mais um golo de Falcão (já são 3 golos em 3 jogos), e (pelo que li e ouvi) mais uma grande exibição de Varela! Aliás, esta pergunta impõe-se: com o regresso de Hulk após castigo, e com a crescente subida de forma de Cristian Rodríguez, o que irá Jesualdo fazer? Manter Varela no "onze", ou relegá-lo para o banco? Seria uma tremenda injustiça que ele perdesse a titularidade...

Ah, e pelo resumo que vi, o Hélton já começa a ter uma daquelas paragens cerebrais que já nos causaram alguns dissabores em épocas passadas... Não vale a pena esperar pelo próximo episódio... salta Beto para a titularidade!

Algumas horas antes do jogo na Figueira da Foz, cerca de 20 adeptos do FC Porto resolveram dar outro tipo de espectáculo numa estação de serviço em Aveiro... Sabemos que são uma minoria, mas são suficientes para nos deixar envergonhados...