domingo, 31 de janeiro de 2010

Um Tigre Silvestre à solta na Madeira, com um Maestro da casa

4-0! Nem parece um resultado do Nosso FC Porto actual. Mas que se viram claras melhorias, lá isso viram-se...
Dois golos de Silvestre Varela e dois de "El Tigre" Radamel Falcão (desta vez não lhe anularam nenhum golo) confirmaram uma exibição tranquila no terreno do 5º classificado, em que não contámos com os capitães Bruno Alves e Raúl Meireles.

Penalties? O tal sobre Edgar Silva não é penalty, pois este agarra primeiro o Fucile. O penalty do 1º golo não existe (se bem que ouvi vários jornalistas com opiniões diferentes). E já dizem por aí que se não fosse esse lance o FC Porto não venceria o jogo... Sim, esses que neste época já venceram várias vezes pela margem mínima graças a estes "pequenos lapsos"...

E digam lá, com Rúben Micael (estreou-se ontem no campeonato, e precisamente frente à sua anterior equipa), isto já parece outra coisa...

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Eu ouvi bem???

Ouvi há minutos no Telejornal que Pablo Aimar foi multado em 750 euros por ter simulado um penalti no jogo Benfica vs Nacional desta época.

Na época passada Lisandro López foi suspenso por um jogo por ter simulado penalti no jogo FC Porto vs Benfica da época passada.

Sem dúvida que pagar uma multa de um exorbitante valor de 750 euros é muito pior que cumprir um jogo de suspensão...

É tal e qual como dissemos há uns dias atrás: "Eles não são gatos, são porcos!".

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Mais uma anedota da Carlsberg qualquer coisa...


Já estamos nas meias-finais da Taça da Liga, graças à vitória no Estoril. O jogo foi mais do mesmo, já nem vale a pena falar disso, então aquela ideia de o Jesualdo colocar o Guarín a estremo-direito é mesmo demais... Belos golos de Belluschi e Orlando Sá (que se estrearam a marcar pelo Nosso Clube), e uma estreia auspiciosa de Rúben Micael.

Antes do jogo, já se sabe, os palhaços lá de baixo voltaram às suas. Depois dos túneis, agora aquela gente de excremento utiliza os viadutos...

Mas a anedota do dia ficou reservada para hoje. Ora, esta fase da Taça da Liga teve 3 grupos. Passariam às meias-finais os 3 primeiros classificados e o melhor segundo, sendo que os 2 melhores primeiros classificados jogariam em casa, tal como aconteceu na época passada. Mas não, subitamente tudo ficou diferente, e o FC Porto (que foi o 2º melhor primeiro classificado, e que deveria jogar em casa), pode jogar a meia-final fora, caso defronte o Sporting (o melhor primeiro classificado). Aliás, o Benfica, que foi o pior primeiro classificado, pode jogar em casa, caso defronte a Académica (a segunda melhor classificada). Digam lá, isto é fantástico não é??!

Que se estenda às outras modalidades!


O FC Porto venceu ontem o Belenenses na final da Supertaça de Andebol! Aí está o 1º troféu de 2010! Que estes sucessos se estendam às outras modalidades...

domingo, 24 de janeiro de 2010

Eles não sao gatos, são porcos!

Pinto da Costa utilizou os "Gato Fedorento" para caracterizar aqueles que tentam denegrir o Tetra-campeão nacional, mas foi demasiado meigo para com essa gentalha.

"O autocarro do FC Porto foi apedrejado esta tarde na A5, a cerca de dois quilómetros do Estoril.
A viatura onde seguia Pinto da Costa foi igualmente alvo do ataque, tendo ficado com um vidro partido."
in A Bola

Isto aconteceu há poucos minutos, aquando da viagem da equipa do FC Porto para o Estoril, para defrontar a equipa local.

Sr. Presidente, eles não são gatos, são porcos!

E eu que pensava que o jogo de hoje era no Algarve...

Hoje vamos defrontar o Estoril em mais um jogo da Taça (agora decidam o resto do nome: Taça Desliga, Taça Hermínio, Taça Lucílio, como quiserem...).

Ora, atendendo a que na época 2004/2005, mais precisamente a 4 jornadas do final do campeonato, o Estoril "optou" por defrontar no Estádio do Algarve a equipa que viria a vencer esse campeonato, "apenas e só" por uma questão de receitas de bilheteira, isso levou-me a pensar que quando jogasse com os grandes, iria sempre jogar no Algarve, tudo para ter boas receitas de bilheteira. Mas afinal não, o jogo de hoje é no campo do Estoril... Querem ver que se calhar o Estoril até nem queria ter feito esse jogo de 2005 no Algarve??? Hum... curioso... Evidentemente que o facto de José Veiga ser à altura dirigente do Benfica e um dos accionistas do Estoril não tem absolutamente nada a ver... nada mesmo...

Ahh, e espero que nesse jogo o Benfica tenha "escutado" as palavras de agradecimento do sr. árbitro, já que as chuteiras que este utilizou nesse jogo foram amavelmente oferecidas pelo Benfica... (sim, e isto foi mais que público). No fundo, foi um verdadeiro Estorilgate!

Estes tipos do Estoril trocam as voltas a um gajo... eu que até tinha planeado passar este fim-de-semana no Algarve...

O túnel do costume

Vamos a meio da época, e o tal clube já brilhou nos túneis por três vezes. Mas afinal não é só nesta época. No Benfica vs FC Porto da época passada, também houve espectáculo no famoso túnel.


Gostei especialmente daquele pormenor, horas antes do jogo, em que os seguranças alteram as posições das câmeras de vigilância... Sem dúvida muito conveniente...

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

O ugandês esqueceu-se de uma

Parece que o nosso amigo ugandês se esqueceu de publicar uma determinada escuta de um determinado presidente de um determinado clube...

"Luís Filipe Vieira (LFV) - Eu não quero entrar mais em esquemas nem falar muito... (...)
Valentim Loureiro (VL) - Eu penso que ou o Lucílio... o António Costa, esse Costa não lhe dá... não lhe dá nenhuma garantia?
LFV - A mim?! F.., o António Costa? F... Isso é tudo Porto!
VL - Exacto, pronto! (...) E o Lucílio?
LFV - Não, não me dá garantia nenhuma o Lucílio!
VL - E o Duarte?
LFV - Nada, zero! Ninguém me dá!... Ouça lá, eu, neste momento, é tudo para nos roubar! Ó pá, mas é evidente! Mas isso é demasiado evidente, carago! Ó major, eu não quero nem me tenho chateado com isto, porque eu estou a fazer isto por outro lado. (...)
VL - Talvez o Lucílio, pá!
LFV - Não, não quero Lucílio nenhum! (...)
VL - E o Proença?
LFV - O Proença também não quero! Ouça, é tudo para nos f...!
VL - E o João Ferreira?
LFV - O João... Pode vir o João. Agora o que eu queria... (...) Disseram que era o Paulo Paraty o árbitro... O Paulo Paraty! Agora, dizem-me a mim, que não tenho preferência de ninguém (...) à última hora, vêm-me dizer que já não pode ser o Paulo Paraty, por causa do Belenenses."


Esperem, mas não é o Pinto da Costa... Hum, algo de estranho se passa... Então querem ver que o presidente do Benfica anda a escolher árbitros? Eu não admito que digam isso!!!

Aguenta coração...



O melhor do jogo foram os comentadores da TVI! É lindo ver tanta azia!!!

Ah, e sim, o FC Porto foi beneficiado. O árbitro não viu 2 penalties durante os 90 minutos (sobre Rodríguez e Álvaro Pereira) e por isso lá teve de inventar 15... Por isso, fomos beneficiados num saldo de +13 penalties!

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Não lhe peçam para que seja o salvador


Finalmente um boa notícia. Este é daqueles que não engana, vai de facto acrescentar qualidade à equipa. Está a ver Jorge Nuno como não é preciso ir à América do Sul buscar bons reforços?

Rúben Micael é um óptimo reforço para a nossa zona mais frágil (o meio-campo), mas não lhe peçam para que venha resolver todos os problemas da equipa.

O Pentacampeonato é ainda possível obviamente, mas tudo poderia ser mais fácil se a estrutura do FC Porto se tivesse precavido logo no início da época, procurando verdadeiros substitutos para Lucho e Lisandro, e não apenas contratando "simples" bons jogadores como Belluschi, ou confiando em Marianos e Guaríns... Nisto, o FC Porto poderia ter agido... mas há outros casos, que vemos jornada a jornada, em que o FC Porto mesmo que queira, não pode mesmo fazer nada...

domingo, 17 de janeiro de 2010

É obra!

É certo que o gajo do Paços foi mal expulso e que voltamos a não fazer uma grande exibição, mas... nos últimos 2 jogos marcámos 7 golos limpos, e invalidaram-nos 3. É obra!

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Uma questão de concordância

O FC Porto empatou 0-0 em Coimbra frente à Académica em mais um jogo da Taça da Liga. Um jogo fraco, numa competição fraca. Portanto, há aqui uma concordância.

Confirmou-se que as "segundas linhas" do plantel simplesmente não servem, mas não houve lesões, expulsões, ou casos de túneis, portanto... nada mau, mais não se podia pedir...sobretudo quando estamos a falar desta competição...

Foi um jogo com poucos espectadores, mas ainda assim, cá vai uma palavra de apreço para os adeptos do FC Porto que se sujeitaram ao vento e à chuva para ver mais um jogo do Tetracampeão português, que tinha 8 (!!!) sul-americamos no 11 inicial...

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Triplete internacional!


Faz hoje 22 anos que o FC Porto derrotou o Ajax na Supertaça Europeia, sendo o único clube português que venceu esse troféu (tal como a Taça Interncontinental). O adversário do campeão europeu era o vencedor da já extinta Taça das Taças, o Ajax (base da super selecção holandesa campeã europeia em 1988, apelidada de "laranja mecânica").

Num tempo em que esta competição era realizada a duas mãos, a 24 de Novembro de 1987, o FC Porto foi a Amesterdão derrotar o Ajax por 1-0, com um golo do pequeno "grande" Rui Barros. No dia 13 de Janeiro de 1988, em pleno Estádio das Antas, o FC Porto voltou a vencer por 1-0, com golo de Sousa, alcançando assim o triplete internacional na mesma época: Taça dos Campeões Europeus, Taça Interncontinental e Supertaça Europeia. Quantos clubes europeus conseguiram isto?

Foi mais uma prova de que o FC Porto era já enorme a nível internacional, estatuto que veio a confirmar com todas as conquistas europeias deste séc. XXI, consagrando o Nosso FC Porto como o clube português com mais prestígio a nível internacional.

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

(Im)Parcialidade ao fundo do túnel

E o árbitro nomeado para o jogo Académica-Porto é... João Ferreira. Para quem não sabe (nem eu sabia, soube pela crónica de Jorge Maia no jornal o Jogo disponível aqui) foi o 4º árbitro do jogo Benfas-Porto e foi quem deu ordem de expulsão (eles gostam de dar ordens) a Hulk e Sapunaru pela muito obscura história do túnel.

A propósito desta história, parece-nos muito estranho que um steward esteja num túnel de acesso, quando os regulamentos proíbem tal presença. Segundo ponto: muito estranho quando se diz que os dois jogadores do Porto foram ter com ele e o agrediram. Isto leva a pensar que se tratou de um arranjinho que custou apenas 3.500€ de multa ao actual 2º classificado do campeonato. Foi tipo isto: "Oh Tónio, tu que gostas de mandar umas bocas e tás no desemprego, pega lá estes trocos. Só tens que te meter no túnel, provocar os jogadores e levar duas bofetadas". Isso mesmo, foi um arranjinho. Óbvio que não há desculpa para os jogadores, teriam que ser superiores a isso. Bastaria pensar que estava na casa de um clube que já por três vezes arranjou problemas nos túneis e que seria uma armadilha... Sim, 3 vezes senhores da Liga!!! É uma coincidência não é? Além disso, Hulk e Sapunaru já estão castigados que chegue... ou ainda não??? O tempo de resposta da Liga terminou na passada quarta-feira e nada. Com isto já lá vão 21 dias de suspensão e claro, nada.

Tanto se falou de apitos, de casos e não se percebe esta arrogância. Hermínio e Vítor Pereira não servem para os cargos que ocupam, e levam-nos a pensar para que servirão então. Será que a Liga nunca terá uma decisão rápida e eficaz nestes casos? Bem, esperemos que haja uma luz ao fundo do túnel... Mas que não seja a do costume, senão os senhores da Liga terão mesmo que actuar e não convém...

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

O caminho para o PENTA recomeçou no último minuto


Se aquele frango de Hélton na 1ª parte poderia ter acabado com a corrida do FC Porto ao título, o penalty defendido no último minuto pode ter valido o Pentacampeonato. Vitória sofrida, mas justíssima! Há ainda muito a melhorar, mas vimos muito mais atitude!

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

O Mestre "Zé do boné"

Como todos os portistas (e todos os amantes do futebol português) já devem saber, faz hoje 25 anos que faleceu José Maria Pedroto, conhecido simpaticamente no meio futebolístico como “Zé do boné” ou simplesmente “Mestre”.

Jogador nortenho que começou a carreira desportiva no Lusitano de Vila Real de Santo António, onde se encontrava a cumprir serviço militar. Depois vai para o Belenenses para a 1ª divisão, pois o seu jeito para o futebol não passou em branco. De seguida vai para o FC Porto e é lá que atinge o seu auge enquanto jogador. Alinhou no Porto de 1952/53 até 1959/60, onde conquistou 2 campeonatos (com os célebres Yustrich e Bella Guttman)e 2 Taças de Portugal.

Homem culto, teve sempre a paixão pela leitura (lia Miguel Torga, Ary dos Santos, entre outros) e por ser treinador de futebol. Talvez por isso tenha iniciado logo de seguida a carreira de treinador. Já enquanto jogador do Porto tirara o curso de treinador da Federação Portuguesa de Futebol e de seguida o muito prestigiado da Federação Francesa de Futebol. Em 1961 é campeão europeu (ou equivalente) pela selecção Portuguesa de sub-21. Depois de treinar Académica, Leixões e Varzim, chega ao FCP em 1966. Na época de 67/68 é despedido em conflito com a direcção. Assina pelo Setúbal e consegue excelentes êxitos a nível nacional e internacional. Depois passa pelo Boavista. Os adeptos do FC Porto sempre desejaram o seu regresso, o que veio a acontecer pela mão do então director desportivo Pinto da Costa. Corria a época 1976/77. Ganha a taça nesta época e é campeão nas 2 seguintes, terminando o jejum de 19 anos, quando foi campeão como jogador. A mistura explosiva destes dois homens do Porto e nortenhos convictos, que sempre lutaram contra o poder central de Lisboa (ficaram célebres algumas expressões de Pedroto contra "os roubos de igreja" a favor dos clubes de Lisboa, tal como o próprio dizia) começa a dar resultados e a ganhar inimigos. Entre eles, e um pouco inexplicavelmente, o presidente do FC Porto Américo de Sá, que despede Pinto da Costa. Pedroto despede-se com ele por solidariedade e assina pelo Guimarães. Regressa em 1982 já com Pinto da Costa como presidente. Mas não conseguiu qualquer campeonato. Uma Taça de Portugal e uma Supertaça e a final da Taça das Taças em 1984 (num jogo com muita batota contra a Juventus de Platini), são os últimos grandes feitos deste treinador em vida.


Esteve afastado do banco na época 83/84 em mais de metade da época e acaba por sucumbir à doença em 7 de Janeiro de 1985. Mas estará sempre ligado à história do futebol pela mudança que provocou no futebol português, à qual o povo do Norte e o Porto muito tem a agradecer. Hoje, Pinto da Costa ainda se mantém na liderança do clube, e o que vemos é um Super Porto que, nos últimos 25 anos, conquistou mais títulos que nunca e o poder central de Lisboa diminuiu… Pode-se dizer que muito disto foi graças a Pedroto que enquanto vivo mudou mentalidades e atitudes, e depois de falecer… obtiveram-se os resultados.

Embora nenhum dos autores destes blogue tenha sequer 25 anos de idade, só podemos dizer: "Obrigado Mestre".

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Taça Desliga

O FC Porto venceu ontem o Leixões por 1-0 na 1ª jornada dessa coisa que ainda ninguém sabe para que é que serve, designada de Taça da Liga. Esta taça interessa-me tanto que por mim o FC Porto até podia "desligar-se" dela.

No jogo de ontem, vimos o FC Porto B a jogar numa noite fria de rachar, em que o melhor momento foi proporcionado pelo júnior Sérgio Oliveira: um "chapeuzinho" perfeito sobre o guarda-redes adversário para a baliza, mas invalidado devido a fora-de-jogo.

E pelos vistos esta maravilhosa Carlsberg Cup continua fantástica como nas épocas anteriores... Jogos da 1ª fase todos no mesmo mês (e logo o mais frio do ano), pouco público,... e outro tipo de problemas que nem eu sei se nos fazem rir ou chorar (basta ver aquele jogo do último domingo no "estádio do túnel").

domingo, 3 de janeiro de 2010

Eu também lá estava!



Eu vi o jogo Benfica vs FC Porto através de um televisor, a mais de 300 km do estádio. Mas se este pasquim (que se auto-proclama como de propaganda oficial do clube do túnel) disser que eu também estava no túnel, é porque é verdade!

Serviços mínimos cumpridos

Entrada em 2010 com uma vitória. 2-0 frente à Oliveirense neste jogo da Taça de Portugal.

Boa atitude da equipa, com um futebol nem sempre bem jogado. E com Raúl Meireles (autor de um dos golos) a mostrar-se cada vez mais ao seu melhor nível. Orlando Sá estreou-se, veremos se é este o ponta-de-lança que faz realmente falta ao nosso plantel...



Seguem-se os "azuis do Restelo" na próxima eliminatória desta competição.

sábado, 2 de janeiro de 2010

Entrar com o pé direito! Porque tem mesmo de ser!

O FC Porto recomeça hoje a sua época oficial. O primeiro jogo de 2010 é frente à Oliveirense, para a Taça de Portugal, que queremos vencer, tal como na época passada.

Embora não seja um grande jogo, tem de servir de mote e incentivo para o resto da época, que, tal como sempre, queremos que seja de conquistas.

E é engraçado, há já vários anos que não vemos o FC Porto neste estado, e tanto o treinador como a direcção dizem que não são necessários reforços. Eles lá sabem, mas ou muda muita coisa, ou temos mesmo de ir ao mercado. Não é por acaso que me lembro constantemente da falta que estes dois fazem: