sábado, 4 de julho de 2009

Lucho - Eternamente o nosso EL COMANDANTE de luxo!

Bem, e tal como tínhamos dito no post anterior, vamos agora, mais a frio, escrever o que pensamos sobre a transferência de Lucho González.

Em relação ao jogador, muitos podem estranhar a sua opção pelo Marselha (um clube de menor dimensão internacional que o FC Porto), mas se analisarmos bem, qual é o trabalhador que rejeita mudar de empresa para ganhar muito muito mais, e sobretudo quando a empresa não faz tudo para o reter? Exactamente, o FC Porto não fez tudo para o reter! Apenas 18 milhões de euros??? Há assim tanta necessidade de dinheiro, para vendermos o melhor jogador dos 4 anos do Tetra, e que era já um dos símbolos do clube??? Lucho sabia perfeitamente o que representava para os adeptos, e estou certo que ele era feliz no FC Porto, mas... tendo ganho 4 campeonatos em 4 anos, e vendo cada vez mais difícil a sua saída para um dos "tubarões" de Espanha, Inglaterra ou Itália, compreende-se que tenha aceitado uma mudança para um campeonato de nível inferior aos "Big 3", mas superior ao nosso, aliado ao facto de ter uma proposta financeiramente astronómica, tal como disse o seu empresário.

Parece-nos que a grande alavanca desta transferência foi a atitude da direcção. E que tal deixar de emprestar 40 jogadores por época? Se calhar, dava para poupar uns trocos... Mas não, vamos é vender o símbolo do FC Porto e do campeonato, jogador esse que, e pelo que tenho visto, era admirado por todos os adeptos em Portugal, mesmo os dos rivais. Agora vendam também o Bruno Alves e o Lisandro, para ficarmos sem "espinha dorsal", mas mais que isso, sem os nossos símbolos. Depois de Pedro Emanuel ter terminado a carreira, era essencial que Lucho ficasse, mas infelizmente os euros falaram mais alto...

E não me venham com aquelas tretas do tipo: "De certeza que a direcção já tem em vista um jogador excelente para o substituir". Obviamente que não dizemos que quem vier não seja bom, mas não estamos a falar de questões puramente técnicas... estamos a falar de tudo o resto, que muito poucos têm, e Lucho era um deles...

A venda de Lucho causa um vazio profundo entre os adeptos do FC Porto e no próprio balneário. E com o risco eminente da venda de Bruno Alves, numa só época deixam o clube os 3 capitães de equipa. Mas esta venda também representa sentimentos de tristeza e saudade comparada apenas com vendas como as de jogadores carismáticos como Vítor Baía em 1996 para o Barcelona, Mário Jardel em 2000 para o Galatasaray (outro clube cuja dimensão desportiva não é maior que a do nosso) e do nosso mágico Deco em 2004 para Barcelona também.

Por tudo isto, pela postura sempre correcta de Lucho, pela sua humildade e pelo discurso e jogo altamente colectivos, não temos dúvidas de que o Nosso Porto ficará sem o principal rosto do Tetra. Ele que na despedida até nos deixou um vídeo com palavras de agradecimento... Também estarás para sempre nos nossos corações!



Resumindo a nossa opinião, somos contra a venda de Lucho, e não é por causa de ter sido apenas por 18 milhões... é por tudo o que ele representava no Nosso Clube...

A Lucho, só podemos desejar felicidades por terras francesas, e agradecer mais uma vez tudo o que fez de DRAGÃO ao peito!

E um dia vamos poder dizer: "Eu vi jogar no meu clube Lucho González - EL COMANDANTE de luxo!

1 comentário:

  1. Convém ter em conta que já na época passada Lucho tinha expressado vontade em sair e, pelos vistos, o Marselha deve ter também hipotecado o Velodrome para lhe pagar o salário... É pena mas é a lei do mercado. Fica a memória de um excelente jogador, mais um dos muitos que marcaram uma época do FCPorto.

    Entretanto, publiquei um artigo no Zé do Boné que tenta explicar o funcionamento da democracia ali para os lados da 2ª Circular! Passa por lá! Abraço!

    http://zedobone.blogspot.com

    ResponderEliminar