quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

2009 - um ano à DRAGÃO (mais uma vez)

Está prestes a terminar mais um ano civil, e por isso, aqui fica uma retrospectiva sobre o que se passou, envolvendo o FC Porto e as competições em que o Nosso clube participou.

O ano começou com a luta pelo 1º lugar da Liga entre os "3 grandes", e após várias trocas de posição entre ambos, a partir de Janeiro, o Campeão assumiu o 1º lugar para nunca mais o largar. Mas já aí vamos...

Comecemos pelas competições europeias. Mais uma vez, foi o clube do costume a deixar uma boa imagem do nosso país. O Benfas tinha sido humilhado na Taça UEFA e já nem lá estava; o Sbordem chegou pela primeira vez no seu historial aos 1/8 final da Liga dos Campeões, mas foi "cilindrado" pelo Bayern de Munique por 5-0 e 7-1. Uma palavra de apreço para o Sp. Braga, que atingiu meritoriamente os 1/8 final da Taça UEFA, perdendo frente ao PSG por 1-0. Quanto ao Nosso FC Porto, depois de ter garantido o 1º lugar do seu grupo na UEFA Champions League, eliminou o At. Madrid na fase seguinte, defrontando nos 1/4 final o campeão europeu Manchester United. Depois de uma exibição de gala em Old Trafford, fomos derrotados na 2ª mão por uma grande golo do melhor jogador do mundo de 2008.

Falando agora do Liga Sagres. Não há muito a dizer. Foi mais do mesmo. Depois de vários meses de luta entre FC Porto, Benfica, e Sporting, apareceu quem de facto é o Melhor, e graças a uma 2ª volta brilhante, o FC Porto cimentou a sua liderança de forma categórica, garantindo o título de Tetra-campeão com toda a justiça.


Ainda antes de ter terminado o campeonato, realizou-se aquela coisa, a que chamam de Carlsberg Cup. Depois de todas as queixas em relação aos horários do jogos, o espectáculo continuou, com o caso "goal-average", e com aquela final entre os dois grandes-maiores-vencedores-que-no-fim-de-contas-só-desiludem, em que brilhou o Sr. Lucílio e um tal de Pedro Silva que de futebol pouco sabe, mas arremessar medalhas é com ele...

A 2ª competição mais importante do país foi também ganha pelo Melhor. Um vitória sobre o Paços de Ferreira na final da Taça de Portugal garantiu mais uma "dobradinha" para o FC Porto em pleno estádio do regime.

 Destacamos ainda a vitória do FC Porto na Liga Intercalar, um projecto que vai no seu terceiro ano, e tem cumprido os seus objectivos, ao contrário da Carlsberg Cup (que vai também na sua 3ª edição).

No final da época, os dois jogadores mais importantes do Tetra despediram-se do FC Porto. Lucho González e Lisandro partem para o campeonato francês, um campeonato desportivamente pouco melhor que o nosso, mas que a nivel financeiro é astronomicamente superior. Foi uma época que serviu para confirmar que Bruno Alves e Raúl Meireles são de facto dois dos melhores jogadores portugueses da actualidade. As grandes revelações foram Cissohko (também saiu do FC Porto, valorizando 5000%!!!), Fernando e Hulk.

A nova época começou com o habitual jogo da Supertaça Cândido de Oliveira, que o FC Porto venceu, derrotando o Paços de Ferreira por 2-0, em Aveiro. Com esta vitória o FC Porto igualou o Benfica no número de competições ganhas no futebol sénior (65 para ambas).

Na Europa, cumprimos o habitual, ou seja, passamos à fase seguinte da Liga dos Campeões, qualificação essa garantida ao 4º jogo, num grupo que incluía também o Chelsea, At. Madrid e APOEL Nicósia.

Se na Europa tudo correu como habitual, já no campeonato a situação é um pouco diferente, pois neste momento estamos a 4 pontos do líder Sp. Braga. Imagine-se! O FC Porto a 4 pontos da liderança! Que escândalo! Há anos que não se via um distanciamento tão grande para o 1º lugar. É de facto estranho para Nós, que estamos habituados a ganhar. Alguns factores que contribuem para este momento são o baixo nível de forma de jogadores importantes como Meireles, Rodríguez ou Hulk, ou a insistência de Jesualdo em colocar Belluschi no banco (se Belluschi não jogar, obviamente que não se irá adaptar totalmente ao futebol português, não achas Professor?). E claro, há jogadores que definitivamente não estão ao nível de um clube como o nosso, como Mariano, Guarín ou Tomás Costa... Mas recordo que há um ano atrás também não estávamos no 1º lugar, e no final, foi a classe que se viu, por isso... eles que lancem os foguetes... Nós gostamos, e no final, ainda nos vamos rir, como sempre aliás!


Destaque também para os títulos de campeão de outras modalidades como o hóquei em patins (8ª consecutivo), o andebol, ou até o de natação. conquistado há poucos dias atrás. Isto num ano em que foi inaugurado o pavilhão para as diversas modalidades - o Dragão Caixa.

E quanto à nossa selecção, depois de muito sofrimento, lá conseguimos o "passaporte" para a África do Sul, graças à vitória sobre a Bósnia no play-off, com duas vitórias por 1-0 (golos de Bruno Alves e Raúl Meireles).

Ahh, e já me esquecia... parece que um tal de Pinto da Costa foi considerado inocente em todos os casos em que estava envolvido, para tristeza dos Vieiras, Ricardos Costas, Morgados ou Pinhões... Para esses, um cumprimento daqueles...

Para 2010, já sabem, que venha daí esse PENTA!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário