quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

Balanço de 2008

Visto que 2008 está a terminar, e para não fugir à regra, vamos também nós fazer uma retrospectiva sobre o que aconteceu neste ano que agora finda.
Dois factos destacam-se dos demais:
- a conquista do TRI-CAMPEONATO;
- a "derrota" do Vitória de Guimarães e do Benfica.

O primeiro grande facto de 2008 foi aquele que mais entristeceu a comunidade portista. Frente a um Shalke 04 claramente dominado pelo FC PORTO, fomos derrotados nas grandes penalidades nos oitavos-de-final da UEFA Champions League, quando o valor e futebol praticado pela nossa equipa mereciam patamares mais elevados.

Relativamente ao campeonato, não há muito que contar..."apenas" que o FC PORTO conquistou mais 20 pontos que o 2º classificado (Sbordem), sagrando-se TRI-CAMPEÃO!


Na final da Taça de Oeiras, perdemos frente ao Sbordem por 2-0 no prolongamento, jogo este em que fomos uma equipa demasiado apática, e vá lá...fizemos com que falassem bem do Paulo "risco-ao-meio" Bento.

As principais figuras da época foram Bosingwa, Bruno Alves, Paulo Assunção, Lucho, Lisandro...e um surpreendente Tarik Sektioui.

Mas o circo estava reservado para o período de férias! Vitória de Guimarães e Benfica tentaram através da Secretaria aquilo que não conseguiram dentro das quatro linhas (o primeiro qualificação directa para a Liga dos Campeões, e o segundo, qualificação para a pré-eliminatória da mesma). Durante semanas, "A Bola" e "Record" festejaram a entrada de duas equipas da capital na prova do Grandes, em detrimento do CAMPEÃO. Mas consta que o TAS (Tribunal Arbitral du Sport) não lê tais publicações, e decidiu colocar na UEFA Champions League quem, de direito, a mereceu.
Aliás, parece que os deuses não apreciaram esta atitude dos 3º e 4º classificados do campeonato da época anterior. Fechou a porta da Liga dos Campeões ao Vitória de Guimarães, anulando um golo legal nos últimos minutos no jogo da pré-eliminatória frente ao Basileia, e proporcionou ao Benfica uma verdadeira humilhação na Taça UEFA, pois o "clube-mais-grande-maior-do-mundo-da-cor-do-pai-natal", em 4 jogos, obteve apenas 1 ponto e...9 (!!!) golos sofridos.


Relativamente à presente temporada, o Sbordem voltou a conquistar a Supertaça, enquanto que o campeonato está muito mais equilibrado, pois a diferença entre os 4 primeiros classificados é de apenas 3 pontos, estando o FC Porto a 2 pontos do Benfica.
Pelo segundo ano consecutivo, o CAMPEÃO obteve o 1º lugar no seu grupo na UEFA Champions League, sendo também o único dos ditos "3 grandes" que continua em todas as frentes.

Jogadores como Lisandro e Lucho estão abaixo daquilo que produziram na época passada, tal como Rodriguez (um dos melhores do SLB na época passada), embora se note um progresso nas suas últimas exibições, fazendo antever um início de 2009 em cheio para o "Cebola".
Pela positiva, há que destacar Bruno Alves, Raúl Meireles, e claro, Hulk, que, embora ainda tenha muito para aprender, é possuidor de qualidades inegáveis.

Veremos o que o mercado de Inverno nos reserva. Segundo consta, Stepanov, Lino, Bolatti e Adriano têm guia de marcha...resta saber quais os "presentes" para a nossa defesa...tudo isto porque queremos um FC PORTO CAMPEÃO em 2009!

1 comentário:

  1. derrota do vsc e do slb? esse campeonato inda não acabou amigos.

    a vinte e tal de dezembro do ano passado as escutas do vosso fantástico presidente foram consideradas válidas e todos os recursos por ele apresentados considerados nulos.

    mas isso nao deve ter aparecido no jornal do vosso clube...

    ainda me vou ri muito no início da próxima época lol

    abraço encarnado

    ResponderEliminar