terça-feira, 1 de setembro de 2009

Estamos de volta

Bem, e depois de uma semaninha de descanso, cá estamos nós de volta à realidade do mundo azul-e-branco.

Nesta última semana, o que de mais importante se passou foi o sorteio da UEFA Champions League, e o jogo do campeonato frente à Naval.

Relativamente ao sorteio da maior prova de clubes do mundo (em que somos o único clube português presente), não podemos dizer que fomos bafejados pela sorte... Chelsea, At. Madrid e APOEL do Chipre serão os nossos adversários.

Relativamente aos ingleses, não é preciso dizer muito... Têm alguns dos melhores jogadores do mundo, e neste momento é um dos grandes europeus em melhor forma. E será sempre bom rever alguns jogadores ex-FC Porto. Um deles será Deco, que afirmou:

"O FC Porto é o clube do meu coração, que continuo a gostar e a desejar sorte. Mas é claro que vou estar do outro lado. Vai ser bom voltar ao Porto. Ter de enfrentar o FC Porto é sempre complicado. Desde que saí é a primeira vez. Com certeza que vai ser um jogo especial".

Segue-se o At. Madrid. De todos os possíveis adversários do Pote 3, este era o mais forte. É um clube que luta pelos lugares cimeiros do super campeonato espanhol, o que lhe dá imediatamente um atestado de qualidade. Será um duelo especial, pois os espanhóis estão desejosos de vingar a derrota frente ao FC Porto nos 1/8 final da Liga dos Campeões da última época, mas o FC Porto é um clube com muito mais "estaleca" nas competições europeias, apesar do grande poderio económico dos madrilenos.

Por fim, temos o APOEL do Chipre. É teoricamente o mais fraco do grupo, o que não significa nem pouco mais ou menos que será o adversário fácil. Se cá está, é porque tem mérito, e só cá estão os melhores.

É um grupo difícil é certo, mas o FC Porto é um dos símbolos da UEFA Champions League, e ficamos no 1º lugar do grupo nas duas últimas edições, por isso, e por muito difícil que seja (e será), os 1/8 final da Champions estão à nossa espera!

Dois dias depois deste sorteio, o FC Porto defrontou a Naval para a 3ª jornada da Liga Sagres, conquistando mais três pontos rumo ao Penta. Não vimos o jogo, por isso, não podemos analisar com exactidão a partida.

A destacar, obviamente, mais um golo de Falcão (já são 3 golos em 3 jogos), e (pelo que li e ouvi) mais uma grande exibição de Varela! Aliás, esta pergunta impõe-se: com o regresso de Hulk após castigo, e com a crescente subida de forma de Cristian Rodríguez, o que irá Jesualdo fazer? Manter Varela no "onze", ou relegá-lo para o banco? Seria uma tremenda injustiça que ele perdesse a titularidade...

Ah, e pelo resumo que vi, o Hélton já começa a ter uma daquelas paragens cerebrais que já nos causaram alguns dissabores em épocas passadas... Não vale a pena esperar pelo próximo episódio... salta Beto para a titularidade!

Algumas horas antes do jogo na Figueira da Foz, cerca de 20 adeptos do FC Porto resolveram dar outro tipo de espectáculo numa estação de serviço em Aveiro... Sabemos que são uma minoria, mas são suficientes para nos deixar envergonhados...

Sem comentários:

Enviar um comentário