terça-feira, 25 de agosto de 2009

Até para a semana

A equipa do Azulinvicto irá fazer uma pausa para umas merecidas férias, mas sempre com o Nosso Porto no coração! Voltamos daqui a uma semana para analisar o que estes últimos dias de Agosto proporcionarão no Reino do Dragão.

Saudações Portistas

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Não houve Hulk... mas houve Falcão e Cª!

2ª jornada da Liga, e 1ª vitória, frente ao 4º classificado da época anterior, acabado de derrotar um dos poderosos da Rússia.

Não houve Hulk...

Mas houve Falcão, Varela e Belluschi!

E Álvaro Pereira e Fucile bastante melhores que no último jogo!

E até Cebola marcou no seu regresso à competição após lesão prolongada!

É engraçado ler as páginas online dos jornais desportivos, e ver que logo pela manhã os adeptos dos nosso rivais já estão a criticar o TETRA-CAMPEÃO, falando do penalty e das duas expulsões. Se até o treinador rival concordou com a decisão... mas não há nada a fazer... as corjas mostram logo pela manhã aquilo que realmente os preocupa: NÓS! Nem dormir conseguem... estamos sempre no pensamento deles!

domingo, 23 de agosto de 2009

Vestes-te de vermelho, dás porrada, e não te acontece nada... é o futebol português no seu melhor!

Na semana passada um jogador que veste de azul-e-branco foi expulso por uma falta que não cometeu... Horas depois, dois jogadores que vestem de encarnado agridem adversários, e ninguém diz ou faz nada...





E viva a "imparcialidade" do futebol português...

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Começou a palhaçada do Xistrema

"A confusão sobre o cartão mostrado a Hulk infectou o sítio oficial da Liga. Ao longo do dia de ontem, a ficha do Paços-FC Porto foi sofrendo alterações cirúrgicas. Se, até cerca das 18h30, Hulk tinha sido expulso por acumulação de amarelos, a partir dessa hora passou a expulso por vermelho directo. Por volta das 21h00, a ficha voltava a acusar acumulação de cartões amarelos, para cerca das 22h30 insistir no vermelho directo.
(...)
O árbitro não só não fez o que lhe competia, isto é, informar os capitães das equipas de que Hulk ia mais cedo para o balneário por vermelho directo, mas também se terá fechado em copas no momento de os delegados ao jogo assinarem a ficha do Paços-FC Porto."

in O Jogo - 19/08/2009

Só o facto de nem a própria Liga saber afinal que vermelho fora mostrado a Hulk (se por acumulação de amarelos, ou directo), já é suficiente para nos rirmos às gargalhadas. Mas factos são factos, e o facto é que Hulk foi expulso por uma falta que NÃO cometeu, tal como comprovam as imagens. Mas a festa continua, e se um jogo de suspensão era pouco para Hulk, o sr. Xistra conseguiu fazer com que o brasileiro fique na bancada por dois jogos... fantástico não é? É também engraçado que o sr. Xistra só se lembrou que era vermelho directo horas depois de ter terminado o jogo, pois nem os delegados de jogo foram avisados. Muito interessante sem dúvida...

Aliás, este sr. Xistra foi o mesmo que permitiu que Hulk fosse um "saco de pancada" no último V. Guimarães vs FC Porto... mas isto são meras coincidências não é verdade?

Começou o espectáculo da nossa Liga! Vamos esperar pelos próximos episódios, isto não fica por aqui...

A propósito de Hulk, o site do FC Porto colocou um vídeo sobre as Xistralhadas de que Hulk foi vítima em três jogos: em Guimarães, Amadora e Paços de Ferreira.



Mais uma vez, contra tudo e contra todos, rumo ao PENTA!

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

"Paço" em falso

Não correu bem a 1ª etapa rumo ao Penta. Um jogo fraco do Nosso FC Porto em Paços de Ferreira que terminou com o resultado de 1-1.

Onde está aquela categoria demonstrada nos jogos de pré-época? Que se passa com alguns dos nossos jogadores mais importantes, como Raúl Meireles e Hulk? Parece que andam a "dormir à sombra da bananeira", agora que são considerados jogadores cada vez mais importantes da equipa.

Podemos analisar esta partida, realçando os pontos negativos e positivos (que infelizmente são poucos).

Pela negativa destacamos a falta de clarividência de toda a equipa, pois foi raro vermos fio de jogo e jogadas bem construídas. Os laterais Fucile e Álvaro Pereira tiveram falhas infantis, Raúl Meireles está em nítida baixa de forma, Mariano demonstrou grande falta de clarividência, e Hulk andou mais preocupado em protestar. Ainda em relação a Hulk, já que os adversários não o conseguem mandar para fora do campo, o senhor do apito resolveu fazer esse trabalho, pois por mais que veja a repetição do 2º amarelo, continuo a achar que Hulk toca primeiro na bola...

Pela positiva há a destacar, claro está, Falcão: primeiro jogo oficial, primeiro golo! E que golo! Grande cabeceamento do colombiano. Destacamos também Belluschi, pois foi dos poucos que dinamizou o ataque da FC Porto (aliás, não se percebeu a opção de Jesualdo em substituí-lo. Parece-nos que Mariano é que deveria ter saído, em virtude do seu pouco rendimento). Por fim, uma palavra de apreço para os adeptos do FC Porto, que esgotaram a lotação estádio do Paços, e que levaram o seu presidente do clube local a dizer: "É em jogos frente a equipas como o FC Porto que vemos a necessidade de termos um estádio maior".

Há muito ainda para melhorar na equipa, mas o título será nosso! Até porque os nossos rivais também não estão melhor: o Sbordem voltou a jogar mal, e tal como frente ao Twente, só conseguiu empatar graças a um auto-golo, enquanto que o Benfas (aquela equipa-maravilha da pré-época) arrancou um empate em casa frente ao Marítimo já muito perto do minuto 90...

O PENTA será Nosso!

domingo, 16 de agosto de 2009

Começa hoje o 2º PENTA!

O Nosso FC Porto defronta hoje mais uma vez o Paços de Ferreira, desta vez para a 1ª jornada deste campeonato. Todos esperamos que seja o início de mais um título, que nos dará o nosso 2º Penta-campeonato, feito esse que em Portugal apenas foi alcançado pelo FC Porto entre as épocas 1994/95 e 1998/99.

Para abrir o apetite para a Liga 2009/10, deixamos aqui dois vídeos. O primeiro retrata o único PENTA conquistado em Portugal; o segundo apresenta-nos o plantel do Nosso FCP que lutará pelo 2º PENTA!

FORÇA PORTO!!!



quinta-feira, 13 de agosto de 2009

BA - O melhor do mundo

Chegou agora a vez de o nosso Capitão ter também o seu espaço aqui neste nosso cantinho azul-e-branco.

Sem dúvida que Bruno Alves é fulcral na equipa do FC Porto e é já um caso sério no futebol nacional e internacional, demonstrando características fantásticas, ao dispor de muito poucos.

Arriscamo-nos a dizer que é um defesa-central completo neste momento, senão repare-se: o cabeceamento e impulsão são as características mais conhecidas de BA. A isto juntam-se a capacidade para a marcação de livres, o bom domínio e controlo de bola que tem para defesa-central e o espírito de liderança na equipa.

Claro que os adversários (sobretudo os adeptos rivais) não se cansam de lançar críticas, nomeadamente de que BA é um jogador violento e que faz muitas agressões. Pois as estatísticas da época passada ajudam a iluminar muita gente (consultem aqui).

Totalista na Liga Portuguesa, marcou 5 golos e viu por 3 vezes o cartão amarelo… A nível internacional, onde o FC Porto também é claramente beneficiado (oh se é), BA tem 1 golo e… 1 cartão amarelo. Está aqui demonstrada a classe e potencial deste jogador; um defesa-central que marca mais golos do que os amarelos que vê, um jogador que é totalista no campeonato e Champions, as 2 competições mais importantes em que o FCP entra. A aliar a isto, resolveu marcar um golaço na final da Supertaça há uns dias atrás… Se não era de ter visto o vermelho…

Esperemos que Bruno Alves tenha ainda muito para oferecer ao Nosso Porto e que nos ajude em muitas conquistas.

A propósito, há uns meses atrás, Bruno Alves foi convidado pela UEFA para fazer um vídeo sobre técnicas de defesa. Mas claro, os tipos da UEFA não percebem nada, não sabem escolher os jogadores não é? Vejam o vídeo e apreciem!

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Este Nosso vício de Vencer!

E tal como diz a música: "Esta vida de Dragão só dá Campeão"!

Primeira competição da época, primeira vitória! Os bons hábitos do Dragão mantêm-se!

É a nossa 16ª Supertaça (em 31 edições). Parece-me um bom augúrio para mais uma época de supremacia e glória azul-e-branca!

O Porto venceu esta partida frente à bem organizada equipa do Paços de Ferreira. Mas desta vez foi preciso sorte, pois foi graças a um erro de Cássio que Farias inaugurou o marcador. Até lá estava a ser um jogo típico de pré-época, muitos erros de parte a parte, poucas oportunidades e muito jogo físico. O destaque do jogo vai para Farias, que para além do golo que marcou, conseguiu, após a sua entrada em campo no início da 2a parte, mudar o rumo do jogo. Bruno Alves também nos merece uma palavra de apreço, pois fez um jogo sensacional e marcou um golo magnífico com uma grande cabeçada, onde os jogadores do Paços nem com as mãos lá chegavam.

E como podem ver, no futebol português está tudo normal: o campeão da pré-época é o clube do costume, enquanto que o vencedor das competições a sério é o clube do costume... Portanto, está tudo normalíssimo...

Portanto, foi mais uma Taça para os lados de cá e agora é que vai começar a prova que mais nos interessa: o campeonato. Vamos lá a caminho do segundo Penta em Portugal!!!

domingo, 9 de agosto de 2009

É hoje: rola a bola a sério!

É hoje! Primeiro jogo oficial do Nosso Clube!

Vamos lá a Aveiro defrontar o Paços de Ferreira e trazer mais uma Supertaça (será a 16ª em 31 edições).

Os bons hábitos são para se manter, por isso rapazes, vamos lá começar com uma vitória.
Que seja o início de mais uma época à DRAGÃO!

FORÇA PORTO!

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Balanço da pré-época do Tetracampeão

Quando estamos prestes a iniciar o mês de Agosto, em que tudo vai começar, fazemos aqui um pequeno balanço da pré-época.

Para começar, mais dois jogadores vitais na equipa do Porto saíram: Lucho e Lisandro. Dois jogadores que foram a alma e face do dragão nos últimos 4 anos, conquistando 4 campeonatos, 2 Taças de Portugal, 1 supertaça, para além de terem alcançado por duas vezes os oitavos-de-final da Champions League e por uma vez os quartos. A juntar a isto podemos acrescentar que juntos marcaram quase uma centena de golos para o campeonato e são os dois melhores da história do Futebol Clube do Porto na Liga dos Campeões. Por tudo isto, ficaram no coração de todos os portistas e a eles o nosso agradecimento por todas as alegrias e contributo.

A juntar a estas saídas, está a de Pedro Emanuel, o grande capitão e o único jogador no plantel que venceu a Taça UEFA e a Liga dos Campeões, além da Taça Intercontinental, onde marcou a grande penalidade decisiva, tendo ganho também 6 campeonatos, 3 taças de Portugal e 3 Supertaças de Portugal, só pelo Porto. Um jogador que aprendeu muito rapidamente o que é ser "jogador à Porto" e que sempre transmitiu grande confiança a todos os colegas. A ele também um obrigado de todos os portistas e o desejo de felicidades.

Quanto a saídas destaque também para a super-transferência de Cissokho para Lyon. Este jogador havia assinado pelo Porto em Janeiro, vindo por 300 mil € e saiu agora por… 15 milhões!!! Para ele felicidades também.

Relativamente às entradas, o aspecto de maior relevância é novamente os jogadores oriundos do mercado argentino. O colombiano Falcão talvez seja o mais sonante. Vindo do River Plate, este avançado possui rapidez e mobilidade, além de características de goleador. O argentino Valeri veio do Lanús e tem excelente pé direito, grande técnica e inteligência, capacidades que são comprovadas em vídeos do Youtube, mas também pela diversa crítica. O último vindo do país das "Pampas" é Prediguer, médio-defensivo de grande raça, forte na marcação e bom a entregar a bola. E claro, há Belluschi, médio-criativo vindo do campeão grego Olympiakos.

Miguel Lopes, defesa-direito vindo do Rio Ave já é mais conhecido pelos portistas. É bom tecnicamente, tem grande “pulmão”, mas foi infeliz na pré-época, pois lesionou-se e só há pouco começou a jogar. Esperemos que comece em grande a sua aventura no Porto. Para nós, a grande surpresa é Varela, avançado ex-Estrela da Amadora. O avançado tem-se evidenciado entre os reforços, pois tem sido titular em quase todos os jogos e não desilude. Concilia com facilidade a força, técnica e velocidade, pecando apenas por vezes no capítulo da finalização. Temos a certeza que vai melhorar. Orlando Sá ainda não jogou porque recupera de uma intervenção cirúrgica ao joelho. Beto, guarda-Redes ex-Leixões, parece-nos ter grandes possibilidades de conseguir a titularidade (pelo menos a médio-prazo), até porque Hélton continua a causar calafrios… Outras entradas foram as de Maicon e Nuno André. O brasileiro veio do Nacional e tem revelado grande raça e pormenores defensivos excelentes para a sua idade, fazendo lembrar Pepe. O português é outro jovem de grande talento e não se percebe o tratamento que teve por Jesualdo na Peace Cup, pois os minutos que teve em campo foram os de compensação em 2 dos jogos (Lyon e Aston Villa).

Aliás, esta situação referente a Nuno André Coelho demonstra duas coisas: a eterna dificuldade do treinador operar as mudanças necessárias durante o jogo e na gestão do plantel. Fez entrar praticamente o mesmo onze nos 2 primeiros jogos, com descanso de um dia para os jogadores e faz nos mesmos jogos 3 substituições depois dos 80 minutos, uma das quais, a de Nuno André, no tempo de compensação. Parece-nos totalmente desnecessária esta atitude, pois a pré-época serve para rodar a equipa e dar moral a todos os jogadores. Depois surge também a dependência em Hulk, que aparece neste início em excelente forma. São pequenos factores que nos parecem que deveriam ser contornados da melhor forma, agora que ainda vamos a tempo.

Mas o balanço da pré-época é bom. O Porto apresenta bom futebol, excelentes índices para esta altura, que tem como principais timoneiros os jogadores base do ano passado como Hulk, Fernando, Meireles, e os centrais Bruno Alves e Rolando. Esperemos que os reforços tenham uma palavra a dar e esperemos que o Porto continue as conquistas a nível nacional e … internacional!

A toda a velocidade!

"O FC Porto venceu a segunda corrida da jornada de Donington Park da Superleague Formula, realizada este domingo. Depois de um oitavo lugar na prova da manhã, o carro tripulado por Tristan Gommendy teve um comportamento excelente da parte da tarde, tendo conquistado o primeiro lugar, à frente do Sporting e do Basileia.

A táctica do FC Porto foi excelente, uma vez que antecipou a paragem nas boxes, situação que permitiu rodar várias voltas sem concorrência directa. Assim que os carros da frente começaram a reabastecer e a trocar de pneus, Gommendy ficou no terceiro posto, atrás do Sporting, conseguindo depois uma brilhante ultrapassagem para se fixar em segundo.

Depois foi só esperar que o Corinthians se dirigisse para a boxe para ascender à liderança, estabilizando num ritmo muito vivo que ninguém seria capaz de acompanhar. O Sporting, de resto, ficaria a mais de 4,5 segundos do FC Porto.

Encerrado o fim-de-semana de Donington Park (Inglaterra), o FC Porto surge no quinto lugar da classificação geral da Superleague Formula. A próxima ronda desta competição está agendada para o autódromo do Estoril, no fim-de-semana de 5 e 6 de Setembro."

in www.fcporto.pt

sábado, 1 de agosto de 2009

Hulk-dependentes?

O Nosso Clube perdeu ontem frente ao Aston Villa nas meias-finais da Peace Cup, derrota esta que nos tem de deixar alarmados, pois seguiu-se a uma exibição também não muito bem conseguida frente ao Besiktas.

É preocupante a forma como o FC Porto ontem não se conseguiu impor durante a primeira parte. O facto de Jesualdo ter utilizado "onzes" idênticos nos dois últimos jogos, fez com que neste fosse obrigado a alterar grande parte da equipa. E vimos que, de facto, para já, as "segundas linhas" do FC Porto não demonstram a qualidade dos ditos titulares.

Outro facto preocupante é que, nesta época, o FC Porto poderá estar demasiado dependente de Hulk. O jogo de ontem foi um exemplo disso. Houve um jogo pré-Hulk e outro jogo com Hulk em campo. Jogadores como Mariano, Varela, Farias e Falcão (embora ainda seja cedo para avaliar o colombiano) não parecem ter capacidade para substituir Hulk no "onze" inicial. Esperemos que esta dependência de Hulk vá diminuindo, pois não podemos de modo nenhum fazer com que o nosso sucesso dependa de um só jogador.