segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Balanço da pré-época do Tetracampeão

Quando estamos prestes a iniciar o mês de Agosto, em que tudo vai começar, fazemos aqui um pequeno balanço da pré-época.

Para começar, mais dois jogadores vitais na equipa do Porto saíram: Lucho e Lisandro. Dois jogadores que foram a alma e face do dragão nos últimos 4 anos, conquistando 4 campeonatos, 2 Taças de Portugal, 1 supertaça, para além de terem alcançado por duas vezes os oitavos-de-final da Champions League e por uma vez os quartos. A juntar a isto podemos acrescentar que juntos marcaram quase uma centena de golos para o campeonato e são os dois melhores da história do Futebol Clube do Porto na Liga dos Campeões. Por tudo isto, ficaram no coração de todos os portistas e a eles o nosso agradecimento por todas as alegrias e contributo.

A juntar a estas saídas, está a de Pedro Emanuel, o grande capitão e o único jogador no plantel que venceu a Taça UEFA e a Liga dos Campeões, além da Taça Intercontinental, onde marcou a grande penalidade decisiva, tendo ganho também 6 campeonatos, 3 taças de Portugal e 3 Supertaças de Portugal, só pelo Porto. Um jogador que aprendeu muito rapidamente o que é ser "jogador à Porto" e que sempre transmitiu grande confiança a todos os colegas. A ele também um obrigado de todos os portistas e o desejo de felicidades.

Quanto a saídas destaque também para a super-transferência de Cissokho para Lyon. Este jogador havia assinado pelo Porto em Janeiro, vindo por 300 mil € e saiu agora por… 15 milhões!!! Para ele felicidades também.

Relativamente às entradas, o aspecto de maior relevância é novamente os jogadores oriundos do mercado argentino. O colombiano Falcão talvez seja o mais sonante. Vindo do River Plate, este avançado possui rapidez e mobilidade, além de características de goleador. O argentino Valeri veio do Lanús e tem excelente pé direito, grande técnica e inteligência, capacidades que são comprovadas em vídeos do Youtube, mas também pela diversa crítica. O último vindo do país das "Pampas" é Prediguer, médio-defensivo de grande raça, forte na marcação e bom a entregar a bola. E claro, há Belluschi, médio-criativo vindo do campeão grego Olympiakos.

Miguel Lopes, defesa-direito vindo do Rio Ave já é mais conhecido pelos portistas. É bom tecnicamente, tem grande “pulmão”, mas foi infeliz na pré-época, pois lesionou-se e só há pouco começou a jogar. Esperemos que comece em grande a sua aventura no Porto. Para nós, a grande surpresa é Varela, avançado ex-Estrela da Amadora. O avançado tem-se evidenciado entre os reforços, pois tem sido titular em quase todos os jogos e não desilude. Concilia com facilidade a força, técnica e velocidade, pecando apenas por vezes no capítulo da finalização. Temos a certeza que vai melhorar. Orlando Sá ainda não jogou porque recupera de uma intervenção cirúrgica ao joelho. Beto, guarda-Redes ex-Leixões, parece-nos ter grandes possibilidades de conseguir a titularidade (pelo menos a médio-prazo), até porque Hélton continua a causar calafrios… Outras entradas foram as de Maicon e Nuno André. O brasileiro veio do Nacional e tem revelado grande raça e pormenores defensivos excelentes para a sua idade, fazendo lembrar Pepe. O português é outro jovem de grande talento e não se percebe o tratamento que teve por Jesualdo na Peace Cup, pois os minutos que teve em campo foram os de compensação em 2 dos jogos (Lyon e Aston Villa).

Aliás, esta situação referente a Nuno André Coelho demonstra duas coisas: a eterna dificuldade do treinador operar as mudanças necessárias durante o jogo e na gestão do plantel. Fez entrar praticamente o mesmo onze nos 2 primeiros jogos, com descanso de um dia para os jogadores e faz nos mesmos jogos 3 substituições depois dos 80 minutos, uma das quais, a de Nuno André, no tempo de compensação. Parece-nos totalmente desnecessária esta atitude, pois a pré-época serve para rodar a equipa e dar moral a todos os jogadores. Depois surge também a dependência em Hulk, que aparece neste início em excelente forma. São pequenos factores que nos parecem que deveriam ser contornados da melhor forma, agora que ainda vamos a tempo.

Mas o balanço da pré-época é bom. O Porto apresenta bom futebol, excelentes índices para esta altura, que tem como principais timoneiros os jogadores base do ano passado como Hulk, Fernando, Meireles, e os centrais Bruno Alves e Rolando. Esperemos que os reforços tenham uma palavra a dar e esperemos que o Porto continue as conquistas a nível nacional e … internacional!

1 comentário:

  1. Foi uma pré-época mais agitada que o costume, com saídas importantes e chegadas menos mediáticas. Vamos arrancar a época no Domingo e espero sair de Aveiro com o primeiro troféu da época! Afinal de contas, continuamos a ser o candidato mais qualificado segundo o Rui Santos, o que é um voto de confiança tremendo!

    Jorge
    http://porta19.blogspot.com

    ResponderEliminar