segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Novo ano, velho Líder

E como diz o velho ditado: "vira o disco e toca o mesmo". O nosso FC Porto está de novo (habitual) no primeiro lugar da Liga Sagres. Após as férias natalícias e enquanto o "clube-mais-grande-maior-do-mundo-da-cor-do-pai-natal" se vangloriava na propaganda ao clube do regime, a pedir o título (como se um desejo formulado muitas vezes se tornasse realidade) e depois da polémica da última jornada, eis que vem ao de cima a fraca equipa que têm, o péssimo futebol praticado, onde até o dito "maestro" chorou de vergonha.

Na Choupana adivinhava-se um jogo difícil. Jesualdo apresentou o onze que naturalmente já se esperava, colocando Lisandro no centro do ataque, deslocando Hulk para a direita. No entanto esta mudança não funcionou, com o brasileiro a sentir dificuldades para cruzar com o seu pior pé e revelando-se incapaz de flectir para o meio a fim de usar o seu pé esquerdo. O Nacional teve felicidade no seu primeiro golo ao beneficiar de um desvio acidental do Bruno Alves.

Na segunda parte, Jesualdo trocou Pedro Emanuel por Mariano González e fez Hulk voltar ao centro do ataque libertando Lisandro para o lado direito. Com estas alterações, o FC Porto cresceu e depois de variadíssimas oportunidades o empate aconteceu com naturalidade. Depois, Guarín, recém-entrado, tirou um belo cruzamento e Rodríguez concluiu com o melhor golo do campeonato fazendo chorar de alegria e tristeza (aqueles que pensavam que o FC Porto não passava na Choupana). Depois do Nacional ter chegado ao empate, o FC Porto beneficiou de um penalty claro, e Lucho converteu para o 3-2. E antes do apito final, Incrível Hulk estabeleceu o resultado final.

Gostei de tudo ontem, bonitos golos, uma vitória do pequenino Trofense e último classificado sobre o tal "campeão inverno" com um golo obtido por Hélder Barbosa!!, sem dúvida um dos melhores jogadores em campo e que está emprestado pelo FC Porto. Mas, o que mais gostei, foi a chegada ao primeiro lugar do campeonato, lugar a que já estamos habituados há muito muito tempo. E olhando para as capas dos jornais, vê-se uma falta de total originalidade, mas que sabe tão bem ler e reler:




1 comentário:

  1. Gostei muito dos textos aqui publicados. São de uma qualidade incrível, como o Hulk. Há no entanto,um pequeno reparo que não posso deixar de fazer a bem da verdade desportiva, de que vocês tanto gostam (que o diga a Carolina). Ano novo velho líder é um artigo que, se não me engano e se me enganar peço desculpa, está um pouco descontextualizado. O Fc está em 3º. Nem 1º nem 2º. Vejam isso.
    Forte abraço
    Fernando Carvalho

    ResponderEliminar