segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Taça da Liga: será a competição ideal?

Na minha opinião, a Taça da Liga é uma competição interessante sob o ponto de vista de proporcionar mais jogos às equipas, evitando tantas paragens ao longo da época. Mas o seu modelo competitivo, embora esteja diferente da época passada, continua a cumprir mal os seus objectivos: ajudar à competitividade do nosso futebol.

Acho completamente ridículo o calendário de jogos, pois as três jornadas foram jogadas em semana e meia, para além dos desequilíbrios nesta fase entre equipas que jogam duas vezes em casa e aquelas que têm de o fazer duas vezes fora. Além disso, em termos de receitas não se revelou produtiva, a avaliar pela assistência de alguns estádios. O Estádio do Dragão foi ainda assim um daqueles que teve mais assistência.

E mais, a última jornada é jogada em dias diferentes?!?! No campeonato, todos os anos, os jogos da última jornada são realizados no mesmo dia e à mesma hora; alguém explica o porquê de não ter acontecido o mesmo na última jornada desta fase da Taça da Liga?

O horário dos jogos também não ajuda nada, mas isso também já é um problema da nossa Liga Sagres, mas mais uma vez, o interesse da televisão esteve "acima de tudo".

Ainda terá de haver muitas alterações no quadro competitivo da Taça da Liga (ou Carlsberg Cup, para quem gosta de modernices...), e para isso será preciso saber o que pensam os treinadores, dirigentes, jogadores, árbitros, comunicação social, e sobretudo o público… Isto tudo, porque a meu ver, a Taça da Liga segundo o modelo actual, não é aquilo que muitos clubes procuram como uma competição-extra para ter mais uns jogos e para que não haja paragens no nosso futebol.

Bem, e depois de o Jesualdo andar a brincar às reservas e aos júniores durante esta fase de grupos, há que pensar que, agora que estamos nas meias-finais, vamos lá fazer algo para ganhar este troféu, apesar de ser apenas a quarta competição para o nosso clube.

Sem comentários:

Enviar um comentário