sábado, 14 de março de 2009

Jesualdo teve mérito, muito mérito!

Jorge Maia escreveu este artigo de opinião no jornal "O Jogo" intitulado "Questão de mérito":

"Toda a gente sabe que o treinador é o primeiro responsável pelas derrotas. E pelos empates, já agora. E pelas vitórias pírricas, como aquela do ano passado sobre o Schalke 04, que não chegou para evitar o afastamento da Champions na marcação de grandes penalidades. Na verdade, os treinadores são os culpados por tudo o que corre mal e raramente recolhem os créditos pelo que corre bem. Ora, os oitavos-de-final da Liga dos Campeões correram bem ao FC Porto, mesmo tendo corrido mal. Mesmo com a lesão de Fucile no aquecimento do jogo de Madrid, mesmo com o frango monumental de Helton antes do intervalo, mesmo com as inúmeras oportunidades desperdiçadas por Lisandro, Hulk e Rodríguez nos dois jogos, mesmo assim, o FC Porto chegou aos quartos-de-final. E desta vez, o mérito é de Jesualdo Ferreira. Como se pode ler aqui por baixo, foi ele quem desenhou o plano que permitiu anular Forlán e Aguero, que secou Simão e Maxi Rodriguez e que foi capaz de encontrar um caminho entre Leo Franco e os postes da baliza do Atlético de Madrid, deixando o FC Porto entre as oito melhores equipas da Europa com um dos plantéis mais jovens e inexperientes da competição. Claro que haverá sempre quem diga que Jesualdo não é Mourinho, mas é Mourinho que vai ver os quartos num plasma."

Muito se tem falado sobre o futuro do treinador do FC Porto. Muitos apontam para a sua permanência, para que continue este seu projecto; outros criticam o seu conservadorismo em alguns jogos, defendendo que o FC Porto necessita de "ar fresco".

Independentemente da opinião de cada um, um facto evidente foi o mérito do nosso treinador na passagem aos 1/4 final da Liga dos Campeões, pois a forma como montou a equipa em ambos os jogos foi fantástica, conseguindo anular uma excelente equipa (sim, quem dera a muitos clubes ter aqueles jogadores) do At. Madrid.

Muito ainda se vai escrever sobre o futuro de Jesualdo Ferreira, mas que muito do mérito nesta eliminatória foi seu, disso ninguém duvida!

Sem comentários:

Enviar um comentário