terça-feira, 10 de março de 2009

Poder central de 5ª categoria...ou melhor, de 12ª

Depois de uns humilhantes 5-0 em casa, o Sporting foi a Munique, na Baviera alemã, mostrar o que o nosso país tem de melhor: a farsa dos dois clubes grandes de Lisboa.

Depois daquele “dia de azar” há 2 semanas atrás, os 7-1 começam por provar que o dia 25 de Fevereiro não foi de azar. Terá sido mesmo azelhice e falta de traquejo para a competição. Depois provam outra coisa: Portugal vive de Lisboa, do seu Glorioso (???) que até já brilhou esta época no Olimpo grego, e do Sbordem, que há falta de “Glorioso” serve para dar destaque à capital e para desviar atenções do Norte (não é só no futebol, é em todas as áreas da sociedade). Pois bem, um desses clubes não foi além da fase de grupos da Taça UEFA, o outro faz história ao passar pela primeira vez a fase de grupos da Champions mas talvez devesse ter ficado por lá. O marcador electrónico da UEFA até ficou avariado...pudera: 12 (!!!) – 1 (grande golo de João Moutinho).

Ora, se virmos nos registos históricos da Champions, não se verifica eliminação tão pesada como esta. Então fizemos história aqui nas Quinas. Tão cedo aposto que não saímos de lá, tudo isto graças a Lisboa e ao seu poder central de 5ª categoria. Como se não bastasse humilhação tão grande, ainda contribuem mais para o fracasso português. Estava Lisandro López tão bem lançado para sonhar com o título de goleador da prova máxima de clubes da UEFA, e lá apareceu o Sbordem para lhe dificultar essa tarefa (malandros estes lagartos!). Miroslav Klose agradece pelos 3 golos que lhes marcou, tornando-se assim, de momento, o rei dos marcadores. Mas podia ser pior, em 12 podiam ter sido mais. Com isto, o Bayern parece uma super equipa que marcou mais golos em 2 jogos a eliminar do que em 6 na fase de grupos.

Começa-se a perceber que a Champions não é, de facto, prova para equipas de putos onde todos os fracassos se devem ao árbitro (já agora, Paulo Bento não falou do árbitro da 1ª mão depois daquele golo irregular do Bayern? Ah pois, na Europa é pouco ético fazer isso… Ou há medo… Ainda ele fala dos profissionais incompetentes) ou para equipas que nada ganham (e esperemos mesmo que nada ganhem), nem no campo nem na secretaria, sendo esta a grande aposta para esta época (então o TAS ainda não comprou o kit de sócio do SLB? Oh Vieira, estás a falhar!).

Depois destes últimos anos, as evidências vêm à tona… mas só para aqueles que vêem bem ao longe e ao perto. E a evidência é o sucesso, ou pelo menos o não insucesso, do nosso Porto, da coragem, dos verdadeiros profissionais competentes e do verdadeiro futebol. Depois de tanta evidência, e espero que o nosso Campiom não deixe a sua eliminatória por mãos alheias, até já tenho um sonho: no dia que o FCP ficar de fora da Champions “em campo”, espero que os seus adversários especializados em jogo de secretaria recorram à mesma… Mas desta vez para fazerem tudo para não irem à competição e desta forma, levar o FC Porto à Champions para, mais uma vez, salvar as honras do convento. Aliás, se bem se lembram, no último verão, Luís Filipe Vieira afirmou no programa "Grande entrevista": "Nós nunca quisemos ocupar o lugar do FC Porto na Liga dos Campeões". Merece um lugar no céu este "rei dos pneus".

Sem comentários:

Enviar um comentário