domingo, 1 de março de 2009

Pouca chama...e vitória na "Liga dos grandes"

Não foi aquilo que se espera de um clássico. Este 0-0 reflecte aquilo que foi um jogo nem sempre bem jogado, muito disputado sobre o meio-campo. Nenhuma das equipas se conseguiu superiorizar ao adversário, daí que considero o empate o resultado mais justo, para além de que as oportunidades de golo também se distribuíram equitativamente pelas duas equipas.
Durante a semana, todos afirmaram que este jogo era mais importante para o Sbordem do que para o FC Porto, mas foi notório que, com o aproximar do final do jogo, vimos que os "lagartos" tentavam sobretudo garantir a conquista de 1 ponto, aproveitando todas as pausas para perder tempo.

Com este empate, o FC Porto viu a sua vantagem sobre o 2º classificado (Benfica) ser reduzida para 2 pontos, mantendo-se a distância de 4 pontos para o 3º (Sporting).

Este foi o último clássico do campeonato envolvendo os crónicos candidatos ao título. O FC Porto, apesar de não ter ganho nenhum dos clássicos no Dragão, foi o único que não perdeu nenhum jogo. Os resultados foram os seguintes:
  • 2ª jornada: Benfica 1 -1 FC PORTO
  • 4ª jornada: Benfica 2 - 0 Sporting
  • 5ª jornada: Sporting 1 - 2 FC PORTO
  • 17ª jornada: FC PORTO 1 - 1 Benfica
  • 19ª jornada: Sporting 3 - 2 Benfica
  • 20ª jornada: FC PORTO 0 - 0 Sporting
Caso terminemos em igualdade pontual com o Benfica, e como empatámos ambos os jogos, será necessário recorrer à diferença de golos de todo o campeonato para ordenar as duas equipas.
Caso terminemos em igualdade pontual com o Sporting, temos vantagem, pois vencemos um jogo e empatamos outro.
Caso os três clubes terminem em igualdade pontual, temos vantagem, pois conquistámos 6 pontos, enquanto que o Benfica conquistou 5 pontos e o Sporting 4.

A "Liga dos grandes" (Copa BES/A Bola) está ganha, e apesar de este facto poder ser importante para as contas finais, neste momento não é isso que mais me preocupa. Neste momento estou preocupado com a atitude (ou falta dela) em alguns jogos. Somos o FC PORTO, todos os jogos são para GANHAR, o jogo frente ao Sbordem era para GANHAR!! Já estou farto destas exibições no nosso estádio... onde está aquela atitude que eu sempre me habituei a ver (sobretudo nas Antas), em que praticamente não deixávamos o nosso adversário respirar?

PS: Em 6 edições da Copa BES/A Bola, esta é a 5ª que vencemos. Será que vamos receber este troféu antes do troféu de campeão de 2007/2008? Oh Hermínio Loureiro, já está na hora!

1 comentário: