domingo, 5 de abril de 2009

Milhafres encapuçados

Confesso desde já que para mim é um pouco difícil escrever este post, visto que sou natural da cidade de Guimarães (os outros autores deste blogue são naturais de Vizela e da Trofa), mas aquilo que ontem aconteceu no D. Afonso Henriques, não podia deixar-me indiferente.

Desde sempre me habituei a ver uma especial rivalidade entre o FC Porto e o V. Guimarães, mas essa rivalidade sempre se pautou pela cordialidade. Mas o ambiente que se viveu ontem em Guimarães foi de uma hostilidade tal, que até a mim (que adoro a minha cidade) me deixou envergonhado. Desde pedras arremessadas ao autocarro do FC Porto, desde tentativas de agressão a Pinto da Costa, desde agressões a polícias no final do jogo... a até uma mensagem colocada pela claque vitoriana de apoio ao Manchester United... vergonhoso!

Conheço perfeitamente o típico adepto vitoriano, e como tal, sei perfeitamente que são adeptos que dão tudo pelo clube, são um caso único em Portugal, visto tratar-se de um clube que não pertence ao grupo dos "grandes". Mas também vejo que são adeptos que perdem um pouco a noção da realidade quando o seu clube alcança algum sucesso inesperado. São adeptos que "agigantam" o V. Guimarães àquilo que este não é. E foi isso que aconteceu na época passada. Vindo da II Liga, o Vitória alcançou um surpreendente 3º lugar no principal escalão do futebol, lugar esse que lhe permitiu o acesso à 3ª pré-eliminatória da Liga dos Campeões. E foi aí que o clube perdeu a noção da realidade.

O 4º classificado dessa época ( Benfica) tentou retirar o FC Porto da Liga dos Campeões através dos tribunais, e, subitamente, o V. Guimarães resolveu aliar-se aos milhafres. Que pensavam eles? Que esse facto seria indiferente ao FC Porto? Tenho a certeza que, neste momento, 99% dos adeptos do Vitória estão arrependidos dessa aliança ridícula com a corja encarnada... No início desta época Manuel Cajuda afirmou: "Isso são questões relacionadas com a direcção, mas obviamente que eu estava a contar com jogadores como Alan, Luís Aguiar ou Rentería (jogadores do FC Porto cedidos ao Sp. Braga)".

Pois muito bem, o clube da cidade-berço preferiu aliar-se aos abutres, e o resultado está à vista: é uma equipa sem chama, e que vê cada vez mais longe um lugar que lhe possibilite a qualificação para a Taça UEFA da próxima época.

Sem comentários:

Enviar um comentário